segunda-feira, 26 de maio de 2008

Bispo do Porto levou de Castelo de Paiva uma inagem positiva


Bispo do Porto evidenciou compromisso social
na visita pastoral à freguesia de Sobrado

A convite do reverendo Padre Alberto Laranjeira, o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, esteve em Castelo de Paiva no passado fim-de-semana, numa Visita Pastoral de três dias á freguesia de Sobrado, sede do município paivense.

O prelado foi recebido nos Paços do Concelho, numa sessão de Boas – Vindas, presidida pelo presidente Paulo Teixeira, seguindo-se o almoço no Jardim Infantil de S. Geão, do Centro Social de Sobrado, com sacerdotes locais e autoridades do concelho, depois da visita realizada ás instalações dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva e da Junta de Freguesia de Sobrado.


Na recepção realizada na Câmara Municipal, o edil paivense recordou, em circunstâncias mais adversas, as visitas de anteriores bispos do Porto ao concelho, agradecendo a D. Manuel Clemente o facto de estar a cumprir a promessa que, assumiu perante a Diocese quando foi nomeado e dirigiu, na ocasião, “ uma palavra de estima e disponibilidade a todos os que nas diversas instâncias públicas e autárquicas, bem como académicas, culturais, sociais, filantrópicas e desportivas, se dedicam ao serviço do bem comum, rumo a uma sociedade mais justa, fraterna e solidária “.
Paulo Teixeira falou das dificuldades de governação numa terra onde a escassez de receitas é evidente e dos graves problemas que afectaram o concelho nos últimos anos, desde o encerramento das Minas do Pejão, à tragédia da Ponte de Entre-os-Rios até ao fecho da multinacional CJ Clark, atirando centenas de paivenses para o desemprego, mas soube evidenciar a luta travada, contra ventos e marés, para a concretização das grandes infra-estruturas que o concelho necessitava, ao nível da remodelação do Parque Escolar, do abastecimento público, do saneamento, das instalações desportivas, da remodelação urbanística, da valorização das zonas ribeirinhas, das acessibilidades, do apoio social e das novas instalações camarárias.

Evidenciando o que de bom tem sido feito ao nível da acção social, Paulo Teixeira elogiou o trabalho das IPSS no apoio aos idosos e domiciliário, referindo-se ao Lar da Misericórdia e ao novo Centro de Acolhimento de Crianças e Jovens em Risco, instalado na freguesia da Raiva, um equipamento social em breve ao serviço do país.
Ao abordar o desemprego, que ainda se constata no concelho, e as suas consequências para a economia local, o autarca paivense mostrou-se esperançado em alguns investimentos privados em curso, na vertente turística e industrial, que podem ajudar a minimizar o problema, mas não deixou de destacar o vinho verde como produto de excelência e fundamental para a dinamização do sector agrícola em Castelo de Paiva, os desportos – aventura que trazem milhares de visitantes ao Rio Paiva, o património religioso que, através da Rota do Românico, pode potenciar o turismo local, sublinhando que, “ pelo seu passado, pelo futuro que aqui se constrói, os paivenses como população de um concelho humilde do interior de Portugal, gostava que a Administração Central olhasse para esta terra com outra postura que, neste momento, não está a ter em algumas áreas “.
D. Manuel Clemente agradeceu a recepção e na sua intervenção deixou bem vincado que, “ a Igreja manifesta-se em Portugal como um verdadeiro esteio social, potenciando a cidadania, a solidariedade e o desenvolvimento “, ao mesmo tempo que, “ existe o compromisso social na vivência cristã no seio da comunidade “.
O Bispo do Porto sublinhou que a tradição católica dá um grande valor à vida autárquica e ao municipalismo, orientado no esforço que é feito para criar as melhores condições de bem-estar a todos, não deixando de deixar uma palavra de esperança aos paivenses que, em momentos de dor e adversidade, souberam ultrapassar dificuldades e encarar a vida com coragem e optimismo redobrado.
Da parte da tarde, a visita pastoral iniciou-se com uma passagem pelas duas escolas básicas do 1º Ciclo de Sobrado, depois pelas instalações da GNR e das empresas Granipaiva e Serralharia Bel-Arte, pelo Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva, pelo Centro de Saúde e também pelo Hospital e Lar da Santa Casa de Misericórdia. À noite, a partir das 21 horas, realizou-se um encontro com os grupos da pastoral
No sábado, durante a manhã, houve um encontro com os grupos de catequese, de tarde um encontro com os pais e, ao final da tarde, D. Manuel Clemente presidiu à celebração eucarística na Igreja Paroquial de S. Martinho, sendo auxiliado pelo Reverendo Alberto Laranjeira, terminando a jornada ás 21 horas com a realização de uma Assembleia Pastoral.
Na manhã de Domingo, o Bispo do Porto presidiu, na Igreja Matriz de Sobrado, á celebração eucarística com a participação de 28 crismandos, seguindo-se depois o almoço de encerramento da visita pastoral, assistindo durante a tarde, a um concerto musical, com a participação da Banda Marcial de Bairros, no espaço da nova alameda junto à igreja paroquial em Sobrado.
Para o Reverendo Padre Alberto Laranjeira, “ este foi um momento de júbilo para todos os paroquianos de Sobrado, que devem sentir orgulho e alegria, por ter recebido na comunidade, o principal responsável pela nossa diocese “.

GIRP/Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva