sexta-feira, 24 de março de 2017

Assinado protocolo entre Rotary Club, Câmara Municipal e Faculdade de Medicina
PRÉMIO BARÃO DE CASTELO DE PAIVA FOI ATRIBUÍDO À ALUNA JOANA AZEVEDO
*Gonçalo Rocha enalteceu interesse da iniciativa  

No âmbito de uma cerimónia festiva realizada numa unidade hoteleira do concelho, o Rotary Clube de Castelo de Paiva, a Câmara Municipal e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, celebraram recentemente um Protocolo que visa a atribuição de uma verba anual, no montante de 250 euros ao aluno da Faculdade de Medicina do Porto, que tiver a mais alta classificação no conjunto das cadeiras de Anatomia, um acordo que terá duração vitalícia, enquanto nenhuma das entidades participantes o renunciar, tendo sido Joana Azevedo a primeira aluna contemplada com esta distinção, gizada para premiar o mérito académico no âmbito desta variante do estudo da medicina.


A cerimónia de entrega do diploma e do referido prémio monetário intitulado "Barão de Castelo de Paiva", decorreu em Castelo de Paiva e contemplou a jovem estudante Joana Azevedo, de Braga, tratando-se de uma iniciativa inédita no nosso país, tendo como finalidade ajudar e incentivar os alunos de medicina do nosso país e, ao mesmo tempo, evidenciar o trabalho meritório de António da Costa de Paiva, 1º Barão de Castelo de Paiva.
Marcaram presença no acto vários representantes de outros clubes rotários, Matosinhos, Gaia Sul e Porto Douro, assim como o edil paivense Gonçalo Rocha, o medico paivense Dr. Manuel Falcão, estando a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto representada pela Profª Drª Maria Amélia Ferreira, que esteve acompanhada da Drª Dulce Madeira, responsável pela cadeira de Anatomia da referida faculdade.
Manuel Mendes, actual presidente do Rotary Clube de Castelo de Paiva fez as honras da casa e mostrou-se orgulhoso por este acto que enaltece e valoriza o movimento e a causa rotária, enquanto o autarca paivense Gonçalo Rocha elogiou a iniciativa, destacando a importância deste protocolo, que vem premiar a dedicação ao estudo da medicina e incentivar os alunos para esta opção académica, ao mesmo tempo dar a conhecer uma figura ímpar da historia paivense, que se notabilizou nesta área das ciências médicas, deixando depois, uma felicitação à aluna premiada e desejando que, em próximas edições, haja alunos paivenses que se revelem nesta área e possam ser também distinguidos.
Sobre António da Costa de Paiva (Barão de Castelo de Paiva, 1806-1879), ficou se a saber que nasceu no Porto a 12 de Outubro de 1806 e era filho de um negociante de Castelo de Paiva, e foi bacharel em Filosofia e Medicina pela Universidade de Coimbra e doutor em Medicina pela Universidade de Paris, obteve este último grau após a defesa de uma tese sobre a tísica pulmonar, elaborada durante o exílio a que o conduziram os seus ideais liberais. Quando pôde regressar a Portugal, exerceu clínica privada.
Entre 1834 e 1836 regeu a cadeira de Filosofia Racional e Moral na Academia Real de Marinha e Comércio da Cidade do Porto. Em 1836 foi nomeado lente de Agricultura e Botânica nesta Academia por decreto de 20 de Outubro e carta régia de 3 de Janeiro de 1837. Neste ano, aquando da reforma da Academia Real da Marinha e Comércio e criação da Academia Politécnica do Porto, passou a ser o 1.º lente proprietário da 10.ª cadeira – Botânica, Agricultura, Metalurgia e Arte de Minas, funções que exerceu entre 1838 e 1858. Por inerência do cargo, foi nomeado primeiro director do Jardim Botânico pelo decreto de 11 de Janeiro e carta régia de 28 de Julho de 1838. Assegurou estas funções entre 1838 e 1855.
No decurso da sua carreira, António da Costa de Paiva foi distinguido com diversos títulos e cargos honoríficos. O grau de Cavaleiro da Ordem de Cristo e da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa foi-lhe atribuído em 1836 e o título nobiliárquico de Barão de Castelo de Paiva em 1854.


Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva