sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Iniciativa municipal abrange cerca de 2200 pessoas

CM de Castelo de Paiva está a levar idosos e reformados
ao Santuário de Fátima e à Mealhada
·    GONÇALO ROCHA REALÇA MOMENTOS DE PARTILHA E CONFRATERNIZAÇÃO


A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, está a promover nesta semana, o habitual “Passeio dos Idosos”, uma iniciativa de grande sucesso, que desperta sempre grande adesão e entusiasmo entre a população local, contemplando mais de 2200 pessoas oriundas de todas as freguesias do município, num total de 43 autocarros. Ontem participaram os seniores das freguesias de Sardoura, S. Martinho e Fornos, amanhã seguem os inscritos da União de Freguesias de Sobrado e Bairros e freguesia de Real.


O passeio deste ano tem como destino o Santuário de Fátima, para um momento de recolhimento e reflexão, bem como o Parque da Cidade da Mealhada, um espaço atractivo e acolhedor que potencia sempre um animado convívio da família sénior paivense.
O almoço de confraternização tem lugar num dos parques do Santuário de Fátima, local de culto mariano, dos mais conhecidos e emblemáticos do Mundo, onde os Seniores Paivenses têm a possibilidade de visitar este local de peregrinação mundial, participar na missa na Basílica da Santíssima Trindade, inaugurada em 2007, realizar as suas orações, cumprir promessas e desfrutar desta acolhedora cidade do distrito de Leiria.
Localizado na Cova da Iria, o Santuário de Fátima é um dos mais importantes santuários marianos do Mundo, sendo que este é um dos locais mais visitados no âmbito desta iniciativa municipal que já leva mais de duas décadas de realização.
No regresso a casa, a paragem está agendada para o Parque da Cidade da Mealhada, local de grande beleza e atractividade, onde para além do lanche, os participantes voltam a ter um agradável momento de convívio e animação musical, para evidenciar a alegria desta grande jornada de confraternização da família paivense.
Recorde-se que  “Passeio Convívio Sénior” é uma iniciativa do programa “Viver Activo, Viver Melhor”, que tem como objectivo a promoção do bem-estar á população idosa do concelho e a sua inclusão na comunidade, e no qual se incluem acções de animação sociocultural e de ocupação dos tempos livres, sendo que o  “Passeio dos Idosos” promovido anualmente pela autarquia paivense, com a colaboração das Juntas de Freguesias, que se realiza desde o inicio dos anos noventa, e ao  longo destes anos, tem permitido a descoberta de várias regiões do país, tornando-se uma tradição enraizada na população paivense, um evento esperado sempre com grande entusiasmo e ansiedade.
Na perspectiva do presidente da CM, Gonçalo Rocha, que se fez acompanhar do Vereador da Acção Social, José Manuel Carvalho, e do Vereador Almeida Junot, depois do sucesso alcançado nas últimas edições, o “ Passeio Convívio sénior /2016 ” visa continuar a estimular a vida activa, quebrar o ciclo de solidão e de isolamento (que tantas vezes acompanha o quotidiano de muitos idosos), e fortalecer a sua auto-estima e, acima de tudo, deve ser uma iniciativa solidária, cooperante e humanizada para com este grupo da nossa população, que espera carinho de todos nós e reconhecimento pelo contributo que já deram para o engrandecimento da nossa terra.
 Na sua intervenção no convívio da Mealhada, o edil paivense Gonçalo Rocha prometeu não baixar os braços e continuar a trabalhar para o engrandecimento do município, deixando uma saudação a todos os participantes e, ao mesmo tempo, uma mensagem de esperança e de carinho, evidenciando a necessidade de se conjugar esforços e de todos darem as mãos, unidos em torno do objectivo comum, que é continuar a fazer de Castelo de Paiva um concelho mais próspero e prestigiado, onde todos se sintam bem e onde haja alegria e motivação para viver, se possível cada vez com melhor qualidade de vida.
O presidente da CM de Castelo de Paiva manifestou a satisfação de todos ver reunidos num salutar ambiente de confraternização, nesta acção de grande alcance social que merece continuidade, realçando que, para além do grande encontro da família paivense, esta jornada de animação colectiva e convivência popular é, para muitos idosos, a oportunidade única de sair de casa, conviver com outras gentes e conhecer outras terras, sendo por isso, um justo prémio a todos os que trabalharam em prol do progresso e prestigio do concelho.
Os passeios foram programados para esta ultima semana de Agosto e principio de Setembro, num total de 43 autocarros, sendo que, no dia de ontem viajaram os idosos das freguesias de S. Martinho, Sardoura e Fornos, enquanto que amanhã, dia 31, seguem os participantes das freguesias de Sobrado, Bairros e Real, ficando para a próxima Sexta-Feira, dia 2, está agendada a viagem dos seniores das freguesias do Couto Mineiro ( Pedorido, Raiva e S. Pedro do Paraíso ), ultrapassando mais de 2200 presenças neste evento.
Como habitualmente, esta jornada de convívio dos idosos de Castelo de Paiva, tem colaboração das Juntas de Freguesia, com animação musical assegurada pela própria CM de Castelo de Paiva e também com grupos oriundos das próprias freguesias, sendo que na visita e paragem no Parque da Cidade da Mealhada evidencia-se a empenhada colaboração da CM da Mealhada, para além da colaboração, em termos de assistência permanente, dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva.



Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva