terça-feira, 11 de novembro de 2014


CASTELO DE PAIVA É DAS PRIMEIRAS AUTARQUIAS DO PAÍS A ABANDONAR A UTILIZAÇÃO DE HERBICIDAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS


O município de Castelo de Paiva é das primeiras autarquias do país a abandonar a utilização de herbicidas nos espaços públicos, procurando soluções alternativas mais ecológicas, uma aposta que o Vereador do Ambiente, António Rodrigues, considera demasiado importante, porque potencia um ambiente mais saudável e uma melhor qualidade de vida para a população.


Depois de todas as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia do país terem sido desafiadas a acabar com as aplicações de herbicidas nos seus espaços públicos, em Outubro foram publicados os nomes dos pioneiros: as três câmaras municipais e as seis juntas de freguesia que decidiram apostar na protecção do ambiente e da saúde contra a enxurrada silenciosa de químicos tóxicos que há anos são aplicados liberalmente em todo o país.
Recorde-se que, esta campanha foi lançada pela QUERCUS e pela PTF –Plataforma Transgénicos Fora (que reúne entidades ligadas à agricultura, desenvolvimento e defesa do ambiente) em Março passado, no âmbito da Semana Internacional de Luta contra os Pesticidas, e na sequência da publicação de dados extremamente preocupantes sobre o nível de contaminação por herbicidas a que todos estamos já sujeitos.
Assim, considerando a prática generalizada de aplicação de herbicidas em espaços públicos sob a responsabilidade das autarquias locais, as entidades promotoras desta campanha vêm agora saudar e enaltecer a atitude das autarquias que agora assumem formalmente o compromisso de eliminar ervas através de alternativas mais ecológicas, como sendo as primeiras a avançar no combate à utilização dos herbicidas nos espaços públicos, nomeadamente os municípios de Castelo de Paiva, S. Vicente e Vila Real e as freguesias de Carvalheira (Terras de Bouro), Estrela (Lisboa), e Cinfães, Oliveira do Douro, S. Cristóvão de Nogueira e Tarouquela, todas do concelho de Cinfães.
Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva