segunda-feira, 17 de março de 2014

SANEAMENTO BÁSICO CONTINUA A SER PRIORIDADE
SIMDOURO ABRIU CONCURSO PARA AS ETAR’S DE PEDORIDO E SARDOURA

A aposta da CM de Castelo de Paiva na área do saneamento básico é assumida como uma prioridade e, através da SIMDOURO, soube-se agora que arrancou já o concurso público, para a execução das ETAR’s de Pedorido e de Sardoura, duas estruturas fundamentais para a melhorar o ambiente e qualidade de vida da população paivense.

O concurso encontra-se, neste momento, em fase de análise de propostas pelo Júri do Procedimento e estima-se que a assinatura do Contrato se possa realizar na primeira semana de Maio, sendo que os trabalhos destas empreitadas devem ter início na semana seguinte. O edil paivense Gonçalo Rocha, mostra-se satisfeito com esta decisão e já veio a público congratular-se com previsível arranque obras importantes para o concelho.
Recorde-se que, neste domínio do saneamento, em Castelo de Paiva, está previsto um investimento, orçado em 2.9 milhões de euros que contempla a instalação de 2 km de interceptores, a construção de 2 estações elevatórias e de 3 Estações de Tratamento. Estas infra-estruturas permitirão recolher os efluentes da rede “em baixa” já existente e irão abranger, principalmente, as freguesias de Fornos, Pedorido, Raiva, Santa Maria de Sardoura, São Martinho de Sardoura e Sobrado.
As novas infra-estruturas a construir, nomeadamente as ETAR's de Fornos, de Pedorido e de S.ta Maria de Sardoura serão dotadas com tecnologia actualizada e eficiente, possibilitando a recolha e tratamento dos esgotos de cerca de 10 000 habitantes através de soluções tecnologicamente avançadas e sustentadas, permitindo contribuir para a preservação ambiental e melhoria significativa da água do rio Douro, e proporcionar às gerações actuais e futuras uma melhoria significativa da sua qualidade de vida.
Em jeito de detalhe de cada uma das Estações de Tratamento de Águas Residuais, pode dizer-se que a ETAR de Sardoura, apresenta uma capacidade de recolha para 500 habitantes, um tratamento biológico por lamas ativadas em regime de arejamento prolongado e apresenta um preço base do concurso de 217.000 euros, enquanto a ETAR de Pedorido vai beneficiar 1000 habitantes, terá um tratamento biológico por lamas activadas em regime de arejamento prolongado e um custo de 330.000 euros.

Carlos Oliveira / Assessor de Imprensa

1 comentário:

Tiago Lopes disse...

Falta saber para quando a construção do emissário e da rede em baixa.
As mesmas já poderiam ter arrancado, de quê que se está à espera?

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva