sexta-feira, 29 de novembro de 2013


No dia em que o concelho comemora 500 anos
LIVRO SOBRE A OUTORGA DO FORAL À TERRA DE PAYVA
APRESENTADO NA TARDE DO PRÓXIMO DOMINGO

No âmbito das comemorações dos 500 anos da outorga do Foral à Terra de Payva, realiza-se na tarde do próximo Domingo, dia 1 de Dezembro, a cerimónia de lançamento da obra  “ O Foral de Terra de Paiva – Marco de Identidade “, da autoria do Prof. Dr. Manuel Joaquim Moreira da Rocha, iniciativa que o presidente da edilidade Gonçalo Rocha destaca pelo significado histórico de que se reveste, apelando à participação da população paivense neste acto de grande interesse municipal.


            Passados 500 anos da outorga do Foral Manuelino à Terra de Payva, ( 1 de Dezembro de 1513 ) data que a CM de Castelo de Paiva assinala com uma edição fac-similada do único exemplar existente na Torre do Tombo, contextualizada por um trabalho interpretativo de manifesta qualidade, o edil paivense refere que, “ com a publicação desta obra, pretende-se preservar a memória do que fomos e em especial estimular a investigação sobre as origens do Município de Castelo de Paiva, com todas as mudanças e transformações que aqui ocorreram desde a época mais remota até aos nossos dias “, prosseguindo depois que, “ se é da maior importância a atenção que devemos dar ao nosso futuro, não o é menos a atenção que devemos prestar ao nosso passado, que muito se repercute no que somos hoje “.
Gonçalo Rocha entende que, “ esta obra preenche uma importante lacuna no estudo da história paivense e, em especial, preserva uma parte importante da nossa memória, tarefa com a qual firmemente nos comprometemos “, sendo que,  “ a importância do nosso futuro está alicerçada na atenção e respeito que devemos prestar ao nosso passado e esta edição retrata o nosso testemunho para a preservação da nossa memória e da identidade de Payva “, deixando depois, uma palavra de reconhecimento ao Paivense, Prof. Manuel Joaquim Rocha, pela forma dedicada e competente como conduziu a investigação e a coordenação deste trabalho.
A sessão, que terá lugar no Centro de Interpretação da Cultura Local ( edifício da antiga cadeia ) contempla uma dissertação, sobre a obra, por parte do autor,  Prof. Dr. Manuel Joaquim Moreira da Rocha, Professor Auxiliar com Agregação - Faculdade de Letras da Universidade do Porto / CITCEM Faculdade de Letras da Universidade do Porto, apresentada e introduzida pelos convidados:

- Prof. Doutora Cristina Cunha, Coordenadora do CITCEM, Universidade do Porto
- Prof. Doutora Paula Cardona, CEPESE
- Professor Doutor Arnaldo Pinho, Catedrático da UC e Deão do Cabido da Sé do Porto

CAMINHADA E ESTAFETA DO FORAL INTEGRAM COMEMORAÇÕES
Entretanto, ainda no mesmo âmbito da comemoração dos 500 anos da atribuição do Foral à “ Terra de Payva “, realiza-se também na manhã do próximo Domingo, uma Caminhada e Estafeta do Floral, cuja concentração de participantes será feita a partir das 10h30, no Largo da Feira de Nojões, na freguesia de Real.
Esta caminhada, aberta a toda a população,  no seu itinerário, irá passar por vários lugares com interesse histórico, nomeadamente junto aos locais onde esteve situada o edifício da Cadeia, Tribunal, Escola e Engenho, no Largo de Nojões, seguindo  depois para o Solar das Aranhas, e contemplando também uma passagem pelo antigo Quartel, e pela Ponte do Concelho, com paragem para o habitual Mata Bicho.
Para terminar, os caminheiros percorrem ainda, os lugares de Almarde, Silo, Mamoas e Cemitério, de seguida para Vilar, com breve paragem junto à placa dos 500 anos do concelho, regressando depois ao local de partida, o Largo da Feira em Nojões, onde por volta das 12h30, será servido um almoço á moda antiga, com os deliciosos rojões e as famosos papas tradicionais.
Este evento tem organização conjunta da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, da Junta de Freguesia de Real, da Associação de Defesa do Património Histórico de Castelo de Paiva - ADEP, da – Associação Social e Cultural de Nojões  -ASCRN e do Grupo Desportivo Cultural de Castelo de Paiva.
Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva