segunda-feira, 10 de setembro de 2012


Iniciativamunicipal abrangeu mais de 2000 pessoas
FOIUM SUCESSO O PASSEIO ANUAL DE IDOSOS  DACAMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA
*PRESIDENTE GONÇALO ROCHA EVIDENCIOU SATISFAÇÃO DOS PARTICIPANTES
                                  
 
 

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelourode Acção Social, promoveu recentemente o habitual " Passeio dosIdosos ", uma iniciativa que voltou a ser um sucesso e a despertargrande adesão e entusiasmo entre a população local, contemplando mais de 2000idosos e reformados das nove freguesias do concelho, num convívio e numajornada inesquecível que muitos guardam na memória e fizeram questão derealçar. O edil paivense Gonçalo Rocha mostrou-se feliz pelo êxito dainiciativa e fez um balanço bastante positivo de um evento que já imperdívelpara a população de Castelo de Paiva.
O passeiodeste ano, realizado em três jornadas e totalizando trinta e quatroautocarros, teve como destino a região de Aveiro e contemplou uma visita aoParque e Jardim Oudinout, no concelho de Ílhavo, e ao Santuáriode Nossa Senhora de Vagos, um espaço acolhedor que permitiu potenciar,à hora de almoço, um animado convívio da família sénior paivense.
Recorde-se queo Jardim Oudinot transformou-se no maior parque de lazer à beira -ria. Um ancoradouro de recreio, circuitos pedonais e cicláveis transformam estazona, perto do porto de Aveiro, na mais recente coqueluche da cidade de Ílhavo,a que se junta outras atracções e uma pequena praia, conhecida como aPraia dos Tesos.
Na verdade, este espaço tornou-se num dos locais mais concorridos da Gafanhada Nazaré e continua a ser apetecível para a realização de piqueniques,quer de grandes grupos que andam em passeio pela região, quer de famílias queaproveitam a zona relvada para descansar, enquanto as crianças podem brincaraté à exaustão no parque infantil.
Por outrolado, nesta sua primeira paragem por terras da Ria de Aveiro, os idososde Castelo de Paiva tiveram a oportunidade de visitar, a convite da CMde Ílhavo, o Navio Bacalhoeiro Santo André, agora transformado empólo do Museu Marítimo de Ílhavo. Este antigo arrastão de bacalhau, comdata de construção de 1948, com 71 metros de comprimento andou pelos mares daTerra Nova e da Gronelândia, ao longo de 50 anos e agora perpetua a memória dosinúmeros ilhavenses que partiram para os mares gélidos à pesca do bacalhau e permite a qualquer visitante ficar a conhecer como era a vida a bordodesta embarcação.
Osexcursionistas de Castelo de Paiva adoraram a surpresa e agradeceram apossibilidade de conhecer por dentro, aquele que foi um dos maiores navios dafrota pesqueira portuguesa, no que à pesca do bacalhau dizia respeito.
O almoço deconfraternização esteve reservado para o emblemático espaço do Santuário daNossa Senhora de Vagos, local de culto mariano, muito antigo econhecido naquela região, onde os Séniores Paivenses tiveram apossibilidade de visitar o Santuário local, realizar as suas orações edesfrutar de um parque espectacular, contando sempre com animação musical econvívio durante a tarde, que a todos entusiasmou e empolgou para a folia,depois do ataque aos farnéis.
Este ano, oregresso a casa foi diferente e terminou no Santuário de S. Domingos, localculto religioso e de emblemática beleza do território de Castelo de Paiva, ondepara além do lanche, os participantes voltaram a ter um agradável momento de convívioe de fantástica animação musical, para evidenciar a alegria desta grandejornada de confraternização da família paivense, que agradeceu ao Executivode Gonçalo Rocha a continuidade desta iniciativa, que todos os anos éaguardada com grande ansiedade.
A iniciativa arrancou na segunda - feira com as freguesias de Pedorido,Raiva e S. Pedro do Paraíso, e na quarta-feira viajaram os idosos dasfreguesias de Sardoura, S. Martinho e Sobrado, enquanto as restantesfreguesias, Bairros, Fornos e Real, concluíram a iniciativa na passadasexta – feira.
Recorde-se que o " Passeio Convívio Sénior" éuma iniciativa do programa " Viver Activo, Viver Melhor",que tem como objectivo a promoção do bem-estar à população idosa do concelho ea sua inclusão na comunidade, e no qual se incluem acções de animação sócio -cultural e de ocupação dos tempos livres.
Na perspectiva do presidente da CM, Gonçalo Rocha, que nainiciativa esteve acompanhado do Vice-Presidente António Rodrigues, do Vereador José Manuel Carvalho e João Dias, representante da Assembleia Municipal, " depois do sucesso alcançado nas últimas edições, o " PasseioConvívio Sénior/2012 " visa continuar a estimular a vida activa,quebrar o ciclo de solidão e de isolamento (que tantas vezes acompanha o quotidianode muitos idosos), e fortalecer a sua auto-estima e, acima de tudo, deve seruma iniciativa solidária, cooperante e humanizada para com este grupo da nossapopulação, que espera carinho de todos nós e o reconhecimento pelo contributoque já deram para o engrandecimento da nossa terra ".
Na sua intervenção final aos participantes, já no Santuário deS. Domingos, num intervalo de um momento fantástico de animação, o edilpaivense Gonçalo Rocha, agradeceu a colaboração de todos, com particulardestaque para as autarquia de Ílhavo e Vagos, e manifestou o gosto e asatisfação de todos ver reunidos num salutar ambiente de convívio econfraternização, nesta acção de grande alcance social que merece continuidade,realçando que, além do grande encontro da família paivense, esta jornada deanimação colectiva e convivência popular é, para muitos, uma oportunidade únicade sair de casa, conviver com outras gentes e conhecer outras terras, sendo porisso, um justo prémio pelo contributo que sempre deram para o progresso edesenvolvimento do município de Castelo de Paiva.
O "passeio dos idosos" promovido anualmente pelaautarquia paivense, com a colaboração das Freguesias, continua assim aser uma iniciativa de sucesso e, ao longo de duas décadas, já foramrealizados 19 passeios, que tem permitido a descoberta de várias regiõesdo país, tornando-se uma tradição enraízada, num evento esperado sempre comgrande entusiasmo e ansiedade.
Para além do apoio que foi possível disponibilizar durante arealização dos passeios, e da própria envolvência das Juntas de Freguesia,esta acção municipal, que obriga a uma grande operação logística, contou comosempre, com a prestimosa colaboração, em termos de assistência permanente, dos BombeirosVoluntários de Castelo de Paiva., para além da empenhada colaboração das CâmarasMunicipais de Ílhavo e Vagos, bem como do Padre Carvalhais,responsável do Santuário da Senhora de Vagos
GIRP/Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva