segunda-feira, 7 de novembro de 2011


“Rota do Românico: Oportunidades e Desafios para os Agentes Económicos Locais”


 A Rota do Românico vai promover um Ciclo de Conversas com os agentes económicos da região com o objetivo de os sensibilizar para a importância do seu envolvimento neste projeto turístico-cultural e para a necessidade de reforçar as relações formais e informais entre as diversas entidades do território, apostando na criação de parcerias e redes de cooperação.


A primeira Conversa versará sobre a temática “Rota do Românico: Oportunidades e Desafios para os Agentes Económicos Locais” e terá lugar no próximo dia 17 de novembro, quinta-feira, a partir das 14.30 horas, no Museu Municipal de Penafiel.

O evento contará com a presença de Alberto Santos, Presidente da VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa, entidade gestora da Rota do Românico, Rosário Correia Machado, Diretora da Rota do Românico, Rui Simão, Coordenador da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias de Xisto, e Paula Sousa, Marketing & Tourism Manager da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo S.A. - Grupo Amorim.

A Rota do Românico tem vindo a desempenhar um papel de relevo na dinamização da atividade turística no território do Tâmega e Sousa, suscitando, por um lado, o aumento dos fluxos turísticos e o surgimento de um novo segmento de mercado, com diferentes expectativas e padrões de consumo e, por outro, a construção de uma marca para o território, uma identidade diferenciadora que constitui uma mais-valia para o mercado turístico.

Este novo contexto, a par da conjuntura económica nacional e mundial, lança um conjunto de desafios aos agentes turísticos locais, abrindo espaço para novas oportunidades, constituindo este evento um momento importante para refletir algumas destas questões.

O Ciclo de Conversas será desenvolvido no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva da Rota do Românico, aprovada no âmbito de uma candidatura ao PROVERE - Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, um instrumento desenvolvido pelo Governo português e cofinanciado pelo ON.2 – O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013), Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e União Europeia | Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Esta Estratégia de Eficiência Coletiva tem como objetivo principal a valorização do património arquitetónico românico, complementado pelo da sua envolvente natural, existente nos 12 concelhos de intervenção da Rota do Românico: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.


Cláudia Costa
Planeamento e Comunicação

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva