quinta-feira, 24 de novembro de 2011


INICIATIVA APRESENTADA ONTEM NA PÓVOA DE VARZIM
ARROZ DE LAMPREIA E CREME QUEIMADO SÃO AS IGUARIAS PARA O FIM DE SEMANA GASTRONÓMICO EM CASTELO DE PAIVA



Decorreu ontem á tarde, no Museu Municipal da Póvoa de Varzim, a conferência de apresentação dos “ Fins-de-semana Gastronómicos “ e o lançamento da Brochura 2011/12, uma iniciativa do Turismo do Porto e Norte de Portugal com as autarquias desta região, à qual o município de Castelo de Paiva também se associou e esteve representado.

 Ao todo são 71 os municípios do Porto e Norte de Portugal que, de 25 de Novembro a 20 de Maio do próximo ano, vão promover a sua gastronomia, dando a conhecer e provar aos visitantes os pratos característicos de cada município.
Tal como no ano transacto, o Municipio de Castelo de Paiva associou-se a esta iniciativa e, no primeiro fim-de-semana de Março ( 2,3 e 4 ) vai dar a provar a sua oferta para este evento gastronómico, o ARROZ DE LAMPREIA e o CREME QUEIMADO, acompanhado do famoso vinho verde tinto da SUB REGIAO DO PAIVA.
Não só os restaurantes, que apresentam um desconto de 10%, fazem parte da oferta, mas também diversas entidades hoteleiras, com a possibilidade de pernoitar em qualquer município, neste período, usufruindo de um desconto de 20% em alojamento, bastando para isso apresentar o “ Passaporte Gastronómico “ que pode levantar em qualquer delegação do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Juntamente com todos os agentes envolvidos no sector, e de que os restaurantes aderentes ( Casa do Zé, Dona Amélia e Porta da Chã )  são os principais intérpretes, a autarquia de Castelo de Paiva pretende, ao aderir a este evento gastronómico, consolidar e fidelizar laços afectivos entre os turistas e cada um dos municípios envolvidos nesta acção, concertada pelo Turismo Porto e Norte de Portugal, no âmbito do produto estratégico "Gastronomia e Vinhos".
 Na apresentação, Macedo Vieira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa, defendeu que esta é uma iniciativa que pretende “mobilizar a sociedade civil, fundamentalmente representada pela restauração, no sentido de, numa iniciativa conjunta entre municípios e o Turismo do Norte de Portugal, entre Novembro e Maio, promover em cada um dos municípios, os fins-de-semana gastronómicos caracterizando aquilo que é peculiar  de cada terra ”.
Dando ênfase à importância do turismo, o autarca poveiro considerou que, mesmo em tempo de crise, é um sector “ fundamental para o desenvolvimento de Portugal e para a actividade económica dos municípios ”.
Melchior Moreira, actual presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal ER, destacou a iniciativa como um importante projecto estruturante para a oferta turistica da região, referindo que o calendário dos “ fins de semana gastronómicos “ potencia uma “ saborosa “ programação para todos aqueles que queiram desfrutar das experiencias de uma oferta diversificada, composta por um conjunto multidisciplinar de recursos, abragendo a totalidade dos produtos  que o destino Porto e Norte tem para apresentar e oferecer.
Para este responsável, a “ Gastronomia e Vinhos “, enquanto produto estratégico desta região de turismo, e ainda pela sua transversalidade, é um importante veículo de promoção e venda de um destino de eleição, que vem assumindo, dia após dia, um lugar de destaque no panorama nacional.
No sentido de enriquecer e alargar a programação dos fins de semana gastronómicos, esta iniciativa agora apresentada, evidencia uma verdadeira exaltação do trabalho de todos aqueles que, com dedicação, tem vindo a contribuir para a preservação, valorização e divulgação de um património de induscutível valor, fazendo jus à riqueza do receituário tradicional português, sendo que, nesta simbologia da boa mesa e na rota de “ saberes e sabores “ do Norte de Portugal, merece ser realçada a participação de 71 municipios, 960 restaurantes e 26 empreeendimentos turísticos de alojamento aderentes.
Conforme evidencia o presidente da edilidade, Gonçalo Rocha, promover o melhor da gastronomia local durante a designada época baixa, reinventando os sabores tradicionais e procurando atrair mais gente ao concelho, é o objectivo deste fim de semana gastronómicos que vai decorrer em vários concelhos do Norte do país e Castelo de Paiva tem orgulho em participar.
 A identidade cultural de um povo, não se expressa apenas nos seus bens corpóreos, mas também em todo o património imaterial que resulta da evolução histórica e civilizacional desse mesmo povo. Neste leque, assume especial destaque a gastronomia tradicional, enquanto expressão do património intangível das gentes de Paiva, refere ainda a propósito, o presidente da CM de Castelo de Paiva, que evidencia toda a suculenta e diversificada cozinha paivense e a doçaria tradicional que o concelho apresenta.
Recorde-se, a proposito, que arranca amanha na Exponor, em Matosinhos, o 1º Congresso Internacional de Gastronomia e Vinhos, do Porto e Norte de Portugal.
GIRP/Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva