segunda-feira, 12 de setembro de 2011


Para o ano lectivo que agora se vai iniciar Câmara Municipal de Castelo de Paiva ofereceu
Manuais Escolares a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico



Tendo em conta as dificuldades que atingem as familias e os custos com a educação, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva ofereceu este ano, os Manuais Escolares a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas que integram os dois Agrupamentos Escolares do concelho…a medida é pioneira na autarquia e implicou um investimento municipal superior a 31 mil euros.



O procedimento da distribuição dos Manuais Escolares pelas escolas do concelho já foi concretizado, mas a edilidade paivense promoveu na passada Quinta – Feira, uma cerimónia simbólica de entrega dos Manuais Escolares aos representantes dos Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva e do Couto Mineiro do Pejão, onde o presidente Gonçalo Rocha teve a oportunidade de saudar os docentes e os encarregados de educação e abordar este benefício escolar que contempla cerca de 802 alunos.
Apesar dos constrangimentos financeiros que assolam as autarquias, Gonçalo Rocha mostrou-se sensível ás dificuldades que as familias vivem e aos encargos escolares que são obrigadas a suportar, daí considerar que este programa de oferta de Manuais Escolares, “ seja uma acção direccionada ás familias, integradas numa forte aposta na educação e na valorização escolar por parte da CM de Castelo de Paiva e que constitui um claro apoio do Executivo Municipal na difícil  missão de instruir e educar as nossas crianças “.
O autarca paivense mostra-se convicto que, desta forma, a edilidade está a dar um excelente contributo para o reforço dos laços entre as familias, a escola e toda a comunidade educativa, aproveitando para apoiar, também, o comércio local, já que este programa de apoio escolar foi gizado sem esquecer os agentes económicos do concelho, procurando num espírito construtivo de incentivo ao comércio local, dar o devido reconhecimento àqueles que, no sector livreiro, também têm ajudado ao engrandecimento social e cultural no concelho.
Mesmo com as dificuldades que se conhecem, Gonçalo Rocha quer que Castelo de Paiva tenha um ensino cada vez melhor, daí não esquecer a necessidade de se avançar o mais rapidamente possível para a criação dos Centros Escolares considerados essenciais para que o concelho tenha uma boa rede escolar e boas condições de aprendizagem, recordando depois, que a importante obra que está em curso na remodelação da Escola Secundária local, é um investimento crucial que vai ajudar a melhorar fortemente o ensino em Castelo de Paiva.
Depois do representante da Assembleia Municipal, João Dias, ter inaltecido a iniciativa da autarquia em ajudar as familias paivenses e possibilitar que todos possam iniciar o ano escolar nas melhores condições, Beatriz Silva, do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, manifestou o seu agrado pelo gesto da Câmara Muncipal, que considerou ser de grande amplitude, mostrando que a edilidade está sensibilizada para os problemas sociais da comunidade.
Para esta dirigente, esta atitude da CM é uma tentativa louvável de incentivar o ensino e de dar a todos as mesmas oportunidades e as melhores condiçoes de aprendizagem, recordando que a autarquia deve manter, contudo, outros apoios essenciais para que o concelho tenha um bom nível de sucesso escolar.
Conceição Rodrigues, do Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão, também louvou a decisão da CM de Castelo de Paiva em atribuir os manuais escolares aos alunos do 1º Ciclo, considerando ser uma excelente ajuda ás familias, tendo em conta as carencias económicas que se conhecem e os problemas sociais que o concelho apresenta.
Referindo que o 1º Ciclo do Ensino Básico deve ser mais ajudado e não continuar a ser o “ parente pobre “ do ensino em Portugal, a directora do Agrupamento de Escolas do CMP, evidenciou a importancia da ajuda municipal que a todos contempla sem descriminações, permitindo que todos tenham a mesma oportunidade, iniciando o ano lectivo com as mesmas condições.

 GIRP/Carlos Oliveira

6 comentários:

Kalimero disse...

Boa iniciativa da CM mas.... os MENOS necessitados agradecem fervorosamente!

Anónimo disse...

Kalimero:
Os Mais desfavorecidos também agradecem....
É este o modelo de justiça social da Câmara... Apoiar todos por igual (ricos e pobres).

No que respeita à politica social, esta Câmara (executivo) passa ao lado. É acessório... o importante é mesmo "folclore".

Anónimo disse...

Diz a notícia que a Câmara teve em conta as dificuldades das famílias... para atribuição dos manuais escolares.
Será que as dificuldades para os ricos (rendimentos elevados)com filhos a estudar são as mesmas que as dos desempregados, trabalhadores com baixos rendimentos, etc????

"Gastar" milhares de euros com quem tem possibilidade de comprar manuais escolares, é má gestão... e não é justiça social.
Contudo, é "foguetório" e dá nas vistas... parece bonito... fica bem na foto para aplicar no boletim municipal...
Sr. Presidente: o povo pode parecer burro... mas não é! Nem está adormecido. Na altura própria... lembrar-se-á disto e de outras "justiças" à moda dos ricos.

Kalimero disse...

Trabalhadores com baixos rendimentos pagam os impostos (caso IVA),etc,que depois vão subsidiar os que tem mais posses !...como é o caso do "trabalhador" Américo Amorim !
Esta é a justiça feita pelos que tem o poder para interesse próprio e da classe que os suporta.

cesto de fruta disse...

De certa forma houve escolas,que lhe foi atribuído material de informática e outras, os pais tiveram que fazer uma vaquinha e comprar esse material,bastante necessário ao bom funcionamento da escola,nessa altura a Câmara não tinha verba para ajudar na vaquinha,em nome dos alunos mais necessitados. Agora houve livros para todos, necessitados ou não!!!
Em que País vivemos afinal(concelho mais precisamente)???

Anónimo disse...

eh eh eh e os manuais se fossem empestados,não davam para o ano seguinte ,para outras crianças???

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva