quarta-feira, 7 de julho de 2010

Concerto no Mosteiro de Pombeiro

O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, no concelho de Felgueiras, vai ser palco de um concerto do Coro Anima Mea. Promovido pela Rota do Românico, o concerto integra-se nas comemorações da elevação de Felgueiras a cidade.

O concerto, que terá por tema “Camões, a Poesia e a Música”, realiza-se no próximo sábado, dia 10, pelas 21.30 horas, com um programa que inclui músicas datadas da época de Camões e composições contemporâneas sobre temas camonianos como a paixão, a espiritualidade, a jovialidade, o infortúnio e a aculturação. A entrada no concerto é gratuita.
Criado em 2004, o Coro Anima Mea corporiza um projecto musical que pretende divulgar o património da música vocal polifónica, em particular da música portuguesa e ibérica dos séculos XVI a XVIII. Ao longo do seu percurso o Anima Mea tem procurado levar a música coral desta época a públicos abrangentes, promovendo concertos comentados com uma intenção pedagógica, que visa despertar nas pessoas o gosto pela música e contribuir para o seu enriquecimento cultural.
Constituído por 18 elementos residentes na área do Grande Porto, o Coro Anima Mea integra igualmente intérpretes de órgão e flauta. Para os seus projectos o Coro conta ainda com instrumentistas e cantores solistas convidados.
Santa Maria de Pombeiro foi um dos mais importantes mosteiros beneditinos do norte do país e integra o conjunto de 21 elementos patrimoniais da Rota do Românico. Fundado por D. Gomes Echiegues e sua mulher Gontroda, em 1102, teve origem numa antiga comunidade monástica. Apesar das extensas obras de que foi alvo nos séculos XVII e XVIII, conserva ainda a planta, os absidíolos e o portal principal da sua fundação medieval. Os capitéis do portal principal são um notável exemplo de escultura românica.





Cláudia Costa

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva