segunda-feira, 13 de setembro de 2010

21 Dias com o Património

 
Igreja de AirãesA actividade “21 Dias com o Património” termina o seu périplo pelos monumentos da Rota do Românico no próximo sábado, dia 18, pelas 16.00 horas. A Igreja de Santa Maria de Airães, no concelho de Felgueiras, marca o fim desta “viagem” pelo românico, que arrancou no dia 03 de Julho e decorreu ao longo dos últimos três meses e meio.


Esta igreja é um significativo exemplar da longa permanência do padrão construtivo da época românica no Vale do Sousa. Data do final do século XIII, embora esteja documentada desde 1091. Apesar de apresentar três naves, da construção românica, originalmente de uma só nave, conservam-se a cabeceira e a parte central da fachada ocidental. O portal principal revela capitéis fitomórficos e um friso com um padrão de laçaria de sabor céltico.
A iniciativa “21 Dias com o Património” teve como objectivo aproximar a Rota do Românico da comunidade local, sensibilizando-a para o valor do seu património e para a necessidade de o proteger e difundir e apelando à sua participação activa neste projecto turístico-cultural.
O resultado das actividades dinamizadas em cada um dos monumentos apresenta um saldo positivo, quer pela elevada participação da população nas sessões de esclarecimento quer pelo interesse demonstrado pelo Projecto Rota do Românico. O sucesso dos “21 Dias com o Património” deverá, por isso, constituir-se como alavanca para futuras iniciativas com a comunidade.


Cláudia Costa

Comunicação

Rota do Românico

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva