quarta-feira, 10 de setembro de 2008

G.P. de Portugal/Paredes – Rota dos Móveis






Tudo a postos em Paredes Com a chegada dos primeiros concorrentes e a montagem do paddock, a partir da manhã de quinta-feira, junto ao Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, arranca oficialmente o Grande Prémio de Portugal/Paredes – Rota dos Móveis, penúltima prova do Campeonato do Mundo FIM SPEA de Trial. Evento de grande dimensão a nível internacional, o GP de Portugal reveste-se de acrescida expectativa face aos triunfos conseguidos por Adam Raga na localidade sueca de Uddevalla, na anterior jornada do Mundial, bem como na prova do campeonato espanhol, em Baiona. O piloto da Gas Gas bateu, em ambas as ocasiões, o líder Toni Bou que continua, ainda assim, a reunir maior dose de favoritismo na conquista de ambos os ceptros. Mas qualquer deslize do piloto da Montesa poderá ser aproveitado pelo seu compatriota e rival para recuperar, ao actual campeão, um título que já conquistou em 2005 e 2006. Promissor despique entre catalães que realça a importância da competição organizada pelo Moto Clube de Paços de Ferreira com fortíssimo apoio da Câmara Municipal de Paredes, colocada em fase decisiva da temporada, e que pode ainda determinar os vencedores do troféu FIM para as categorias Júnior e Youth 125 cc, enquanto no sábado, dia 13, Michael Brown, já com o ceptro assegurado, tentará manter a invencibilidade no Campeonato da Europa. Com cinco vitórias e outros tantos segundos lugares, Toni Bou conta com nove pontos de vantagem sobre Adam Raga (4 V./4 segundos) sendo que o triunfo vale 20 pontos, mais três que o segundo lugar e cinco sobre o terceiro posto. O que, contas rápidas, obriga Raga a vencer e esperar que o piloto da Montesa tenha, em Paredes, o pior desempenho do ano, para alimentar fortes esperanças em recuperar o número 1. Em caso de triunfo de Bou a questão fica praticamente decidida em seu favor, já que não é crível que, na derradeira prova do ano, em Espanha, faça pior que um quinto lugar! Terceiro no Mundial mas com muito remotas possibilidades (e apenas no campo matemático…) de alcançar a coroa, Takahisa Fujinami (Montesa) tem feito da regularidade a grande arma, terminando sempre nos lugares do pódio, com os melhores resultados obtidos na prova norte-americana onde conquistou a única vitória da época. Autor de boas prestações na jornada portuguesa, onde já subiu ao pódio por oito vezes, o japonês está, por isso, motivado para repetir o triunfo alcança em Mortágua, em 2006, na última visita do Mundial a território nacional. Também Dougie Lampkin (Beta) conta com historial de sucesso em Portugal, com sete triunfos em dez possíveis e terminando sempre no pódio, empenhado em conquistar o quarto lugar no campeonato, numa luta que envolve Albert Cabestany (Sherco) e Jeroni Fajardo (Beta), separados por um ponto na classificação. Entre o lote de pilotos a seguir com muita atenção em Paredes, destaque para o francês Loris Gubian (Sherco), que festejará em Portugal a conquista da Taça FIM Júnior caso ganhe mais seis pontos a Alexz Wigg (Montesa), e o britânico Jack Challoner (Beta), a quem o quarto lugar garante vitória imediata na Taça Youth 125 cc. Já com a questão do título decidida, outro súbdito de Sua Majestade, Michael Brown (Beta) pretender garantir em Paredes a invencibilidade no Europeu de Trial, após triunfar nas cinco provas anteriores, remetendo o maior interesse desportivo para a luta pelo segundo lugar, entre o italiano Fabio Lenzi, o espanhol Alfredo Gomez e o britânico Alexz Wigg, todos em Montesa, e separados por um escasso ponto na tabela classificativa. Honra e responsabilidade que exigem palco de eleição, apresentado sob a forma de um percurso com cerca de 10 quilómetros de extensão e 15 zonas non-stop, delineadas nas freguesias de Lordelo, Rebordosa e Vilela, a cumprir por duas vezes. Obstáculos maioritariamente concebidos sobre a pedra granítica que cobre os solos da região duriense, entrecortados por passagens em terra oferecedora de boa capacidade de tracção e contando ainda com algumas zonas no leito do rio Ferreira e afluentes. Será ainda criada uma zona espectáculo, com recurso a obstáculos artificiais, junto ao Parque Municipal em Lordelo, proporcionando excelente visibilidade e proximidade com o público. Com um total de 5.30 horas para cumprir o percurso (3.30 h para a primeira volta), os pilotos começarão a partir por voltas das 8.30 h, com o último trialista a arrancar às 11 horas do Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo. Local de partida e chegada que albergará também o paddock e todas as infra-estruturas indispensáveis ao desenrolar da competição. Perto desse local será montada a zona de treinos, numa encosta com bastante pedra granítica, onde os pilotos poderão encontrar a melhor afinação para as máquinas durante sexta-feira e sábado.

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