terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Instituição realizou convívio de Natal com utentes
CENTRO SOCIAL DO COUTO MINEIRO DO PEJÃO RECEBEU MEDALHA DE MÉRITO MUNCIPAL
Presidente Gonçalo reconheceu trabalho notável da IPSS
    
O Centro Social do Couto Mineiro do Pejão - CSCMP, com instalações localizadas em Oliveira do Arda – Raiva, promoveu no passado fim de semana o seu Almoço de Natal, iniciativa que reuniu à mesa quase meia centena de utentes, pertencentes ao Lar de Idosos e serviço de Apoio Domiciliário, num acto que foi aproveitado pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva, representada pelo presidente Gonçalo Rocha, para entregar à direcção liderada por Lino Pereira, a Medalha de Mérito Municipal, cumprindo assim, uma deliberação antiga da edilidade paivense.


Para além do autarca de Castelo de Paiva, e dos principais directores desta IPSS, marcaram também presença na iniciativa, a Vereadora Paula Melo, o elenco executivo da União de Freguesias do Couto Mineiro do Pejão, liderado por Joaquim Martins, o Reverendo Padre Arlindo Rafael e o Prof. José António, em representação do Agrupamento Escolar do Couto Mineiro, todos eles com oportunidade para conviver com os utentes, participando na entrega das prendinhas e elogiando o trabalho notável desenvolvida por esta instituição.  
O presidente Gonçalo Rocha que, a todos felicitou e deixou uma palavra de incentivo e de exaltação da esperança em melhores dias, manifestou o desejo de umas festas felizes, em ambiente de solidariedade, de amizade e partilha, na perspectiva de que o novo ano seja mais próspero e afortunado, voltando a evidenciar a grandeza do trabalho destas instituições junto da comunidade paivense.
No diploma que suporta a Medalha de Mérito Municipal, atribuída a esta instituição do Couto Mineiro do Pejão, o edil reconhece a dedicação e empenho do CSCMP e de todos os que servem a instituição, dando o melhor de si prol da comunidade paivense.
Na missiva, realça-se ainda que, toda a estrutura da direcção, corpos sociais e colaboradores da instituição, são merecedores de toda a gratidão pública, pelo seu trabalho notável, elogiando desta forma, a qualidade e excelência do serviço prestado, merecendo por isso, o reconhecimento público das entidades competentes e da própria população.
Recorde-se que o CSCMP é uma IPSS e Pessoa Colectiva de Utilidade Pública inscrita na Direcção Geral de Acção Social, prioritariamente vocacionada para a intervenção junto da população mais carenciada, crianças e idosos e foi fundado em 1 de Setembro de 1979, por iniciativa da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia do Couto Mineiro de Pejão, iniciando com seis funcionários e pouco mais de 30 crianças, foi crescendo e tem actualmente as seguintes valências:  Creche (3 salas) 40 crianças;  Pré-escolar (2 salas) - 44 crianças;Ø  CATL Sede - 50 crianças;  ERPI (Lar de Idosos) – 38 utentes;  SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) – 45 utentes;  SAAS (Gabinete Atendimento e Acompanhamento Social) – 155 utentes;  PEA (Cantina Social) – 100 refeições/dia.
Actualmente, com um novo Lar Residencial a funcionar desde 2014, o Centro Social do Couto Mineiro do Pejão oferece um extenso leque de serviços de apoio à população, mais concretamente às crianças e idosos. Constitui-se assim, como referência no concelho de Castelo de Paiva, ao testemunhar uma notável capacidade de afirmação do local e de auto-organização da população, sendo que, está vocacionado também para o apoio na saúde, daí ter ao dispor dos utentes e associados, serviços médicos de clínica geral, medicina dentária, nutricionismo, psicologia, terapia da fala, enfermagem entre outros. A instituição tem um quadro de pessoal (técnicos, auxiliares, administrativos e outros) com mais de 70 funcionários e alguns colaboradores avençados (médicos, enfermeiro, professores ).


Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva