quinta-feira, 25 de junho de 2015

Concertos, gastronomia e artesanato num evento de sucesso 
COUTO MINEIRO ESTEVE FESTA NO MONTE DE S. DOMIMGOS
 “Os Solitários” atraíram milhares na noite de Sábado


Traduziu-se num rotundo sucesso, o evento “ COUTO MINEIRO EM FESTA “, uma iniciativa desenvolvida pela União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, que teve lugar no fim de semana, junto ao Santuário de S. Domingos da Serra, na Raiva, contemplando um programa diversificado, que apresentou demonstrações de artesanato, gastronomia e vinhos, doçaria tradicional, actividades culturais e recreativas, feira agrícola e muita animação musical.


Em dois dias de apresentação, milhares de pessoas marcaram presença nesta jornada festiva e o presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, não deixou de evidenciar, na cerimónia de abertura, a importância e a oportunidade da realização desta iniciativa para a região do Couto Mineiro do Pejão, destacando que todas as acções são essenciais para se projectar o concelho e divulgar as potencialidade que o território municipal apresenta, sendo sempre uma mais valia para ajudar a dinamizar a economia local e a criar oportunidades de negócio.
Realçando a boa adesão de expositores nesta primeira edição do certame e o excelente trabalho da autarquia local, o edil paivense destacou que o Couto Mineiro há muito que precisava de uma festa com esta dimensão, e voltou a referir-se ao louvável trabalho que está a ser feito para dar visibilidade à qualidade e excelência daquilo que Castelo de Paiva tem de melhor, desde os vinhos, à gastronomia, ao fumeiro regional e à doçaria tradicional, num aposta forte que cativa e potencia para momentos de grande confraternização e convivialidade.
Satisfeito pelo sucesso alcançado, em jeito de balanço final, o presidente da Junta de Freguesia, Joaquim Martins, referiu que o grande objectivo deste evento foi conseguido, garantida que foi uma ampla demonstração daquilo que esta zona do concelho tem de melhor, ao nível cultural e desportivo, bem como potenciar momentos de grande alegria e confraternização, num local emblemático do município, que atraiu muitos visitantes, protagonistas de um certame por todos elogiado e que, naturalmente, terá continuidade assegurada.
O autarca do Couto Mineiro do Pejão acredita que a iniciativa vai ser uma referência nos próximos tempos, uma vez que estão reunidas as condições, para se continuar a concretizar um grande evento, evidenciando a importância da realização da Feira Agrícola integrada no certame, bem como os espaços da gastronomia e vinhos, do fumeiro regional e da doçaria tradicional, para além da animação musical que foi uma aposta forte nestes dois dias de actividades.
                Para além do presidente Gonçalo Rocha e do autarca Joaquim Martins, na cerimonia de abertura marcaram presença o Reverendo Padre Arlindo Rafael, o Presidente da Assembleia Municipal, Gouveia Coelho, os Vereadores Antonio Rodrigues, José Carvalho e Almeida Junot, entre outros autarcas e dirigentes associativos.          
Para além de vários produtores de vinho, com a participação de diversas quintas locais, esta primeira edição do certame Couto Mineiro em Festa contou com a participação de três dezenas de expositores, nomeadamente as duas IPSS existentes nesta zona do concelho, das colectividades da freguesia, de comissões de festas locais, da restauração com o melhor da gastronomia local, do fumeiro regional, da doçaria tradicional e do artesanato local, entre outros participantes, não faltando sequer as actividades desportivas,  animação musical nos dois dias do certame, com concertos e bailes populares, com destaque para a participação da escola de música da Associação de Pais do Couto Mineiro do Pejão, entre animação de rua, momentos que fizeram a delicia de milhares de visitantes e dos ínumeros autocaravanistas que passaram pelo certame nestes dois dias de festa rija no Alto de S. Domingos, para além da boa adesão que teve a Feira Agricola durante o dia de Domingo.
No primeiro dia do programa, registou-se ao inicio da tarde um Concerto da Banda de Musica dos Mineiros do Pejão, seguindo –se uma actuação do Grupo de Concertinas “ Amigos de Escariz “, e ainda, uma demonstração de drones, tricópteros e quadricópteros promovida pelo Clube de Aeromodelismo do Norte.
Mais tarde, realizou-se uma demonstração de taekwondo, pelo Taekwondo Clube Paivense, e a noite foi preenchida pelo Grupo de Bombos da Escola de Musica da Associação de Pais do Couto Mineiro do Pejão, com a grande noitada a ser animada com um concerto com a participação do conhecido Agrupamento Musical “ Os Solitários “, seguindo-se pela noite dentro, outros ritmos com Crocka e DJ 7.
Na manhã de Domingo teve lugar Feira Agrícola, que pela primeira vez foi deslocada para fora do espaço do Largo do Conde, e procedeu-se à inauguração do Percurso BTT – Trilho do Mineiro, seguindo-se uma aula de Zumba, enquanto que, no período da tarde, concretizou se um concerto com o Grupo de Rock da Escola de Musica da Associação de Pais do Couto Mineiro, seguindo –se depois uma exibição de Combos de Garagem.
A encerrar esta iniciativa no alto do Monte de S. Domingos, a organização da União de Freguesia de Raiva, Pedorido e Paraíso, promoveu a actuação do Grupo de Concertinas “ Pimenta e Companhia “ e um espectáculo com o Pião das Nicas.


Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva