sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Foi recebido pelo Executivo Municipal nos Paços do Concelho
CÔRO DE CÂMARA DA ACADEMIA DE MUSICA DE CASTELO DE PAIVA BRILHOU NO FESTIVAL CORAL INTERNACIONAL EM BARCELONA



Na sequência do êxito alcançado recentemente em Espanha, o Coro de Câmara da Academia de Música de Castelo de Paiva, foi recebido ao final da tarde de Sábado, nos Paços do Concelho, pelo Executivo Municipal presidido por Gonçalo Rocha, numa cerimonia oficial que, em jeito de felicitação, serviu para prestar tributo a esta valência da Academia de Musica, pela conquista de uma das categorias em concurso no Festival Coral Internacional – Canta Al Mar, realizado em Barcelona, onde foi a única representação portuguesa presente, entre 60 coros de todo o Mundo.


Nesta recepção marcaram também presença, o Vice Presidente da autarquia, Antonio Rodrigues, o Vereador da Cultura, José Manuel Carvalho e o presidente da Assembleia Municipal, Gouveia Coelho, bem como o Prof. Agostinho Vieira, director pedagógico da Academia de Musica de Castelo de Paiva, e na sua intervenção, o edil paivense, Gonçalo Rocha, congratulou-se com este sucesso e destacou o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela Academia de Musica, numa envolvência empenhada de directores, professores, alunos e os encarregados de educação, considerando brilhante esta prestação do Côro de Câmara na Catalunha, constituindo um grande motivo de orgulho, “ porque brilhar na Catalunha, num evento desta grandeza mundial, não está ao alcance de todos e vocês conseguiram ser notáveis e protagonizar um grande êxito, que nos enche de orgulho e satisfação “.
O Prof. Agostinho Vieira agradecer à Câmara Municipal e ao seu presidente, o apoio disponibilizado para esta internacionalização, nomeadamente o transporte para Barcelona, referindo que esta presença e este prémio agora conseguido, traduziu-se num momento marcante e uma referencia histórica para a Academia de Musica, sustentando num projecto que merece ser louvado e reconhecido, até porque se atingiu um patamar de excelência, que merece ter continuação.
Elogiando o trabalho esforçado dos alunos e o seu espírito empreendedor, o director pedagógico da Academia de Musica não deixou de “ sonhar “ com uma presença no próximo festival mundial de coros, a realizar na Rússia, e evidenciou a sua imensa satisfação de ver premiado o esforço empenhado deste jovens, que conseguiram um êxito notável, honrando e dignificando a Academia de Musica e o concelho de Castelo de Paiva, entre os melhores do mundo.
Manifestando o gosto de continuar a ajudar estes jovens a seguir a musica e a serem alguém na vida, o Prof. César Freitas considerou que o Côro de Câmara é um projecto interessante que vale a pena apostar, motivando um trabalho envolvente e aliciante, que agora foi premiado e reconhecido num evento de projecção mundial e logo numa cidade de forte tendência cultural e cosmopolita como Barcelona, agradecendo também ao presidente Gonçalo Rocha, o apoio da Câmara Municipal para a concretização desta 1ª internacionalização, traduzida num êxito assinalável, que a autarquia paivense não deixou de publicamente reconhecer, através desta recepção oficial.
Recorde-se que, o Coro de Câmara da Academia de Música de Castelo de Paiva, sob a batuta do maestro Prof. César Freitas, esteve neste evento mundial em Callela - Barcelona, apresentando-se na modalidade de Musica Sacra, protagonizando uma actuação de excelente nível, que lhe valeu o triunfo nesta modalidade.
Nesta primeira internacionalização, a comitiva de Castelo de Paiva foi liderada pelo Prof. Agostinho Vieira, director pedagógico da Academia de Musica de Castelo de Paiva, que realçou a importância desta participação por terras da Catalunha, e o facto de ser a única representação portuguesa neste festival internacional de referencia mundial, evidenciando também o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, que suportou os custos do transporte, garantindo a presença nesta iniciativa cultural.    
Evidenciando a sua satisfação por esta internacionalização e pelo triunfo pelo Coro de Câmara da Academia de Música de Castelo de Paiva, em terras da Catalunha, o presidente Gonçalo Rocha realçou esta recepção na Câmara Municipal, como forma de expressar a gratidão pelo notável trabalho que vem sendo realizado e pelo brilhante desempenho protagonizado nesta competição mundial, destacando obviamente, a projecção obtida, dignificando o país, o concelho e a região.



Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva