segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Câmara Municipal e Centro Social de Sardoura dinamizam programa “Seniores Associados em Movimento ”
Projecto “ Paiva Mais “ levou idosos paivenses a S. Bento da Porta Aberta e a Bom Jesus de Braga


A  exemplo de anteriores acções levadas a efeito durante este ano,  a  CM de Castelo de Paiva em parceria com o Centro Social de Santa Maria de Sardoura, no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social - “ Projecto Paiva  Mais”, promoveu na última sexta feira, dia 8 de Novembro, mais uma iniciativa no âmbito da acção “Seniores Associados em Movimento”, traduzida numa visita / peregrinação ao Santuário de S. Bento da Porta Aberta, com uma passagem pelo Bom Jesus de Braga, contemplando mais de 100 idosos,  representando as diversas freguesias do concelho.

Esta iniciativa é uma das acções do CLDS, projeto cuja entidade promotora é a Câmara Municipal de Castelo de Paiva e a entidade executora o Centro Social de Sta. Maria de Sardoura, financiado POPH, tendo como finalidade a organização de atividades de animação como festas, convívios, secções de cinema, encontros intergeracionais, participação em eventos organizados no concelho e fora dele e campos de ferias, priorizando sempre os idosos não institucionalizados.
Acompanhado pela técnica mediadora do projecto, Andreia Gomes, o presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, voltou a participar nesta acção e não deixou de elogiar o interesse desta iniciativa desenvolvida pelo CLDS, realçando depois, a importância destas atividades ao nível da promoção do convívio e da confraternização entre população mais idosa do concelho.
O autarca paivense evidenciou que estas actividades tambem visam continuar a estimular a vida ativa, quebrar o ciclo de solidão e de isolamento (que tantas vezes acompanha o quotidiano de muitos idosos), e fortalecer a sua autoestima e, acima de tudo, deve ser uma iniciativa solidária, cooperante e humanizada para com esta parcela da nossa população, que espera o carinho de todos e o natural reconhecimento pelo contributo que já deram para o engrandecimento do concelho.
Na sua intervenção no final do convívio em Braga,  o edil paivense Gonçalo Rocha deixou uma saudação a todos os participantes e, ao mesmo tempo, uma mensagem de esperança e de carinho, nestes tempos de crise acentuada, evidenciando a necessidade de se conjugar esforços e de todos darem as mãos, unidos em torno do objetivo comum, que é continuar a fazer de Castelo de Paiva um concelho mais próspero e prestigiado, onde todos se sintam bem e onde haja alegria e motivação para viver, se possível cada vez com melhor qualidade de vida.
A visita agendada, contemplou uma passagem pelo conhecido e emblemático Santuário de S. Bento da Porta Aberta, na região do Gerêz, onde decorreu o almoço - convívio, seguindo-se durante a tarde, uma visita ao Santuário do Bom Jesus de Braga, na cidade dos arcebispos, onde os participantes tiveram um período de descanso para fazer o lanche e um momento de animação com o Grupo Amigos do Douro, evidenciando-se depois uma contagiante alegria, com todos os excursionistas a  conviver de forma entusiástica com o autarca e com os responsáveis da iniciativa / projecto.
               

Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva