quinta-feira, 17 de outubro de 2013

BANDA MARCIAL DE NESPEREIRA FESTEJOU O 160º ANIVERSÁRIO



A Banda Marcial de Nespereira realizou, no passado dia 5 de Outubro, as comemorações oficiais do seu 160.º aniversário. Uma idade muito bonita, contando que, desde a fundação em 1853, nunca esta filarmónica parou a sua actividade musical.


Assim, no seguimento das várias actividades que têm sido dedicadas à comemoração dos 160 anos da Banda de Nespereira, com início na Páscoa de 2013 e com encerramento marcado para a Páscoa de 2014, realizou-se a Missa de Aniversário em Acção de Graças por fundadores, músicos, maestros, sócios e dirigentes, que ajudaram a que esta agremiação musical chegasse aos nossos dias. A celebração da missa, presidida pelo Reverendo José Augusto, teve a animação musical com o Coro e Orquestra da Banda Marcial de Nespereira.

Em seguida, em procissão desde a Igreja, seguiram dezenas de pessoas até ao Cemitério Paroquial, onde simbolicamente foi depositada pelo Presidente da Direcção, Alberto Leitão e pelo Maestro Alexandre Coelho, um coroa de flores, numa homenagem orientada para lembrar todos os falecidos que, como músicos, dirigentes, sócios ou de qualquer outra forma, estiveram ligados a esta banda cinfanense. Um gesto simbólico, mas sentido por todos, pois dificilmente não haverá em Nespereira,  uma pessoa que não tenha actualmente ou tenha tido no passado um familiar ligado à banda.

Mais tarde, todos se dirigiram até à Portela, onde decorreu a uma salutar confraternização e um animado convívio dos "Amigos da Banda", onde se evidenciou a amizade, assim como o carinho que todos nutrem por esta popular e reconhecida filarmónica.
Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva