MARCHAS POPULARES E GNR PROTAGONIZARAM ENCHENTE
Castelo de Paiva contabilizou mais um sucesso
com as festas de S. João 2013
Foi um S. João com distinção…num ambiente de alegria e folguedo, a autarquia deCastelo de Paiva contabilizou um enorme sucesso com as Festas de S. João 2013, manifestação popular que ontem terminou em grande e que fez o povo sair à rua para viver aquela que é a mais emblemática festividade do concelho.
Por terras de Paiva, a tradição ainda se mantém e a população paivense preparou-se a preceito, uma vez mais, para comemorar com muita animação, as Festas de S. João 2013, uma iniciativa que desde 1998, constitui um interessante “ atractivo “ e prelúdio para a Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, no primeiro fim de semana de Julho, um certame de dimensão nacional e reconhecida qualidade, orientado para a valorização da produção vitícola do concelho e para a consagração do melhor e mais conhecido produto agrícola de Castelo de Paiva.
Registando uma fortíssima adesão popular, as Festas São Joaninas superaram as expectativas dos responsáveis municipais e voltaram a atrair milhares de visitantes, todos em busca da diversão, da animação musical, das marchas populares, da gastronomia local e do bom vinho verde.
Manifestação popular que se realiza desde 1969, o S. João de Castelo de Paiva é considerado o de maior tradição na região e para o confirmar não faltaram os habituais atractivos, evidenciados num programa
organizadas pela Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, com o apoio da edilidade paivense e envolvendo mais de 250 participantes das IPSS locais e outras de concelhos vizinhos, as festas, promovidas pela Câmara Municipal, arrancaram bem cedo, na Sexta - Feira, dia 21, logo pela manhã, com a realização do desfile das Marchas Populares Infantis no Largo do Conde, integrando mais de 1000 crianças, oriundas das escolas, jardins de infância e IPSS’s do concelho, enquanto a noite foi animada por Paulo Soares e pela Banda “ 100 Parar “ que potenciaram animados bailaricos no centro da vila e abriram o programa para a folia e reinação.
No dia Sábado, dia 22, a animação musical foi assegurada pelo Conjunto “ Os Populares Bairristas “ e pelo Grupo Anégia, enquanto na noite de S. João, dia 23, asMarchas Populares voltaram a ser o ponto alto dos festejos de S. João em Terras de Paiva, levando a população ao rubro com as representações de Gração, Frutuária, Fonte e Vale da Rua, as quatro marchas que, como habitualmente,evoluíram na zona do Largo do Conde, com a sala de visitas da urbe paivense a registar mais uma grande enchente, sendo o Foral Manuelino de 1513, atribuído à Terra de Payva, o mote para a maioria das marchas. Como sempre, a música, as letras, os arcos e o colorido dos trajes foram aspectos que não foram deixados ao acaso e continuaram envoltos em secretismo até ao momento do grandioso desfile pelas engalanadas ruas da vila, um momento único destas festas que consagram o S. João no município paivense, o grande cartaz desta manifestação popular que as gentes de Castelo de Paiva continuam a acarinhar à mais de quatro décadas. Pela noite dentro, depois das marchas, e porque o momento potenciava a folia e a diversão, realizou-se um
espectacular concerto musical com a Banda “ GNR “ que teve a participação especial da cantora Isabel Silvestre e que arrastou milhares de fãs, seguindo-se depois a actuação de DJ’s na iniciativa “ S. João Party “ até ás tantas da madrugada, não sem antes ser ter realizado um vistoso espectáculo de Fogo Piro – Musical, com mais de meia – hora de duração. No dia do Feriado Municipal, com o tempo a potenciar altas temperaturas, voltou a destacar-se o sempre apreciado Concerto Musical, realizado durante a tarde, e protagonizado pela Banda Musical de Fornos, seguindo-se a actuação do Agrupamento Musical Maré Alta e, ao final da tarde, no espaço do Largo do Conde, teve lugar a Festa da Sardinha Assada, distribuída gratuitamente a toda a
população e visitantes.
Em época de Santos Populares, quem manda em Castelo de Paiva ainda é o S. João, num ritual festivo que continua a ser do povo e para o povo, tendo o presidente da edilidade paivense, Gonçalo Rocha, apresentado um balanço positivo destas festas e deixando o convite para uma nova manifestação popular já no primeiro fim de semana deJulho, agora que estamos a poucos dias da grande loucura que é a Feira do Vinho Verde, um certame de grandeza nacional, que a população acarinha e que a autarquia se orgulha de promover.
Carlos Oliveira






Sem comentários:
Enviar um comentário