BIBLIOTECA MUNICIPAL ACOLHEU “ ESPAÇO DEBATE “
Porque …a infância passa… mas as marcas ficam…
No âmbito da promoção do superior interesse da criança, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castelo de Paiva, à semelhança das restantes Comissões e da própria Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco associou-se à sinalização do mês de Abril, enquanto mês de prevenção de maus tratos na Infância.
Na abordagem inicial ao tema em debate, foi destacada a intenção da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castelo de Paiva em consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus tratos na Infância, assim como para o facto de, evidenciar que a melhor forma de tratar o mau trato é impedir que aconteça, reforçando o fortalecimento das famílias, no sentido do exercício de uma parentalidade mais positiva e numa perspectiva de dotação de competências sociais e fortalecimento das próprias crianças.
Neste Espaço Debate acentou-se uma profunda reflexão acerca das temáticas da importância da educação, da família e das responsabilidades parentais no crescimento saudável e integral das crianças; abordado o papel da escola no crescimento e desenvolvimento das mesmas, assim como das próprias limitações que esta instituição tem em termos de recursos humanos.
Foi ainda abordado o papel das entidades de acolhimento e a sua função enquanto educador e integrador na sociedade, bem como as consequências psicológicas do mau trato e os tipos de mau trato existentes.
Na intervenção de abertura, o presidente Gonçalo Rocha ressalvou a importância da acção e da temática apresentada e reflectiu acerca da importância da mesma e da apelatividade deste tema, que considerou actual e oportuno, elogiando depois o trabalho desenvolvido nesta área pelos agentes e instituições envolvidas.
Andreia Gomes, presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castelo de Paiva, apelou a reflexão sobre a temática e a necessidade de promoção de condições para um crescimento saudável das crianças, reafirmando a que esta situação é um dever de todos os intervenientes de uma sociedade.
Em termos de avaliação final, os presentes consideraram a iniciativa bastante positiva, tendo sido mesmo referida a importância destas acções e a da necessidade de dar continuidade a outros temas e assuntos que se destacam nesta área ao nível da sociedade civil.
“ PROJETO MICAS” SINALIZOU DIA DA MÃE E CLDS “PAIVA + “ HOMENAGEOU DUAS MÃES
No âmbito do projecto “ MICAS “, desenvolvido pelo Gabinete Local da Rede Social em parcerias com as IPSS localizadas no concelho, o Centro Social de Sta Maria de Sardoura sinalizou o Dia da Mãe, realizando uma actividade de convívio e confraternização que decorreu nas instalações do Hotel de São Pedro, com a realização de diversas iniciativas com os utentes das diversas instituições presentes.
Num total de 145 idosos, marcaram presença o Centro Social de Sta Maria de Sardoura, Centro Social de Real, Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, Centrum f – Centro de Solidariedade Social de Fornos e Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido.
Paralelamente, integrada nesta iniciativa e no âmbito do CLDS Projeto Paiva Mais foram homenageadas duas senhoras residentes nas freguesias de São Martinho e de Sta Maria de Sardoura, tendo em conta o elevado número de filhos que têm, e as dificuldades que, no tempo actual, se apresentam aos titulares de famílias numerosas.
O presidente Gonçalo Rocha acompanhou de perto a iniciativa e fez questão de deixar palavras de reconhecimento e incentivo a todas as mães, manifestando o seu valor e a sua importância na estrutura e convivência familiar, ao mesmo tempo elogiando mais esta acção do Projecto Micas, que tem permitido um salutar convívio entre os utentes das instituições, potenciando uma vivencia mais feliz e alegre nesta fase da vida.
GIRP/COliveira
1 comentário:
gostei....fala de jovens e é colocada uma imagem da 3ª idade. podes ter orgulho
Enviar um comentário