Câmara de Castelo de Paiva atribuiu
Bolsas de Estudo a estudantes do Ensino Superior
Atenta às dificuldades económicas de algumas famílias do concelho, a Câmara Municipal de Castelo de Paivaatribui anualmente 10 bolsas de estudo, no valor de 75 € mensais durante um ano lectivo, a jovens que frequentam o ensino superior e que sejam naturais e residentes em Castelo de Paiva, voltando este ano a promover a entrega das bolsas aos alunos contemplados, numa cerimónia realizada na manhã do passado Sábado, onde para além do presidente da CM, Gonçalo Rocha, também marcaram presença o Vice Presidente António Rodrigues, o Vereador do Pelouro da Educação, José Manuel Carvalho, entre autarcas locais e familiares dos jovens estudantes.
Na sua intervenção, o edil paivense deixou uma saudação a todos os alunos contemplados com este apoio municipal e incentivou-os a que prossigam com empenhamento e entusiasmo a vida académica, referindo depois, que esta é uma forma de apoiar economicamente o esforço dos que querem encetar um percurso académico regular, integrado no seu projecto de vida e que, de outra forma, estariamimpossibilitados ou com mais dificuldades na concretização desse objectivo.
Pretende-se, desta forma, apoiar economicamente o esforço dos jovens paivenses que querem encetar um percurso académico regular integrado no seu projecto de vida e que, de outra forma, estariam impossibilitados ou com mais dificuldades na concretização desse objectivo. Daí também a preocupação da edilidade de Castelo de Paiva em apoiar os alunos com reconhecido mérito académico, nomeadamente, aproveitamento escolar nos dois últimos anos lectivos.
Nessa perspectiva, evidenciou o presidente Gonçalo Rocha, o esforço desenvolvido e a preocupação da autarquia paivense em apoiar os alunos com reconhecido mérito académico, nomeadamente, aproveitamento escolar nos dois últimos anos lectivos, sendo que, com esta medida de apoio, “ estabelecemos um compromisso com o desenvolvimento do concelho, potenciando a igualdade no acesso à educação e formação para que no futuro possamos construir uma sociedade à medida dos mais responsáveis e capazes “.
Com esta medida de apoio, o Executivo Municipal procura estabelecer um compromisso com o desenvolvimento do concelho, potenciando a igualdade no acesso à educação e formação para que no futuro possamos construir uma sociedade à medida dos mais responsáveis e capazes.
Mostrando-se feliz por ver que o concelho tem jovens com valor no ensino superior, o presidente da CM congratulou-se com o seu sucesso e, em jeito de retribuição, apelou a todos que continuem a apostar num trabalho empenhado, para que possam ver os seus objectivos realizados com êxito e boas pespectivas para encarar as dificuldades que o futuro nos reserva.
O autarca local recordou outras acções em matéria de apoio social nesta e outras áreas, concretamente a oferta dos manuais escolares aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, o serviço de refeições e de transporte escolar, entre outras propostas.
Recorde-se que, para além da prestação pecuniária, a Câmara Municipal de Castelo de Paivaproporciona ainda um primeiro contacto com o mundo do trabalho (estágio de 20 dias) adequado ao complemento da formação de cada aluno. Este ano, os alunos paivenses contemplados com este apoio municipal foram :
- Ana Cristina Rocha Oliveira – Sobrado – Faculdade de Medicina de Lisboa
- Ana Sofia Sousa Pinto Carvalho – Bairros - UTAD
- Filipa Daniela Soares Moreira – Real – Instituto Politécnico de Bragança
- Francisco José Costa Martins – Paraíso – Instituto Supero de Engenharia Porto
- Joana Filipa Silva Mendes – Sardoura – Universidade Católica do Porto
- Joana Raquel Rocha Nunes – Bairros – Instituto Piaget
- Maria João Almeida Rocha – Raiva – Universidade Fernanda Pessoa
- Maura Filipa dos Santos – Fornos – Instituto Politécnico de Bragança
- Miguel Ângelo Moreira Duarte – Sardoura – Universidade Lusíada
- Renato Manuel Teixeira Vinagre – Fornos – Instituto Piaget
GIRP/Carlos Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário