terça-feira, 13 de dezembro de 2011


No proximo Domingo, no Largo do Conde
CORRIDA DE PAIS NATAL E ENTREGA DE PRENDAS ÁS CRIANÇAS

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva  juntamente com a Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, vai proporcionar á população do concelho de Castelo de Paiva um Natal cheio de animação e ao mesmo tempo promover o comércio tradicional. As actividades natalícias visam dinamizar o comércio local, atrair visitantes e festejar esta quadra num ambiente de total confraternização.


Neste sentido, no âmbito da época natalícia que se aproxima, a autarquia paivense  e a Associação Comercial e Industrial, propõem-se levar a efeito a 1ª Corrida de Pais Natal em Castelo de Paiva.  As inscrições são limitadas e podem ser feitas até ao final da tarde do próximo dia 15. Venha participar e divertir-se…nós oferecemos o fato de Pai Natal (tamanho único), participe na corrida do ano e habilite-se a ganhar 300€ !!!
A iniciativa será realizada na tarde de Domingo, dia 18, a partir das 15 h, num dia que promete ser  emotivo e repleto de  de alegria e animação com a entrega das prendas às crianças do concelho ( alunos das EB1 e Pré – Primárias do concelho ), a Feira Agrícola no Largo do Conde, o passeio de Pais Natal Motards e a oferta de Bolo Rei, entre outras actividades interessantes, esperando a organização atrair muitos visitantes.
Na vertente desportiva e para o mesmo  fim de semana, está agendado o “ Torneio de Natal Luso - Galaico 2011 de Hoquei em Patins “ no Pavilhão Municipal de Castelo de Paiva” e o “ Campeonato Distrital de Aveiro de Taekwondo “  no Pavilhão do Couto Mineiro.
GIRP/Carlos Oliveira

2 comentários:

Anónimo disse...

Só uma pequena emenda (errata).... diz-se "PAIS NATAIS" e não Pais Natal

Anónimo disse...

Natal” pode ser adjectivo (“terra natal”) ou substantivo (“celebrar o Natal”). No caso de “Pai Natal”, parece-me que “Natal” é substantivo, pois não se trata dum pai natalício mas de um pai a quem chamamos Natal. Atente-se no original em Francês. Não sei Francês, mas não me lembro de ouvir “noël” como adjectivo. Corrijam-me se estiver enganado.

Quanto à questão “Pai Natal” versus “Pais Natais”, costumo dizer “Pais Natais”. Não é preciso “Natal” ser adjectivo para fazer o plural com “Pais”. Digo “couves-flores”, “palavras-chaves”, “cidades-fantasmas”, etc. Digo “Pais Natais” por causa da concordância. Mas admito que este não é um argumento perfeito.

Talvez argumentando assim: Se eu tiver duas tias ambas chamadas Natália, vou dizer “as minhas tias Natálias”, não “as minhas tias Natália”. Do mesmo modo, como disse ali em cima, “Natal” é o nome daquele paizinho vermelho. (Os brasileiros concordarão mais depressa comigo, pois dizem “Papai Noël”. E aqui é mais evidente que se trata dum nome. Talvez digam “Papais Noël”, não sei, pois como é palavra estrangeira não farão o plural. Mas o plural de “Natal” em Português é claramente “Natais”.) Se aquele senhor se chama Pai Natal, dois senhores como ele chamar-se-ão Pais Natais, tais como as minhas tias Franciscas.

Quando comecei a escrever este comentário, foi só para dizer que “Natal” também é substantivo. E os comentários pró-”Pais Natal” aqui até estão melhores que os pró-”Pais Natais”. Mas à medida que ia escrevendo, ocorreu-me o argumento das tias e acabei por me convencer a mim próprio que digo bem ao dizer Pais Natais.

Desculpem o comprimento disto. E feliz Natal a todos. Ou feliz Natais a todos!

Concordância ou não como a forma de o escrever todos foram unânimes em dizer que hÁ muitos anos que não viam o Largo do Conde assim cheio de gente e alegria.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva