segunda-feira, 11 de abril de 2011

Um ano dos Sapadores Florestais com sinal mais

 
Criada em 2010, a equipa de sapadores florestais a operar no Concelho de Cinfães apresenta um balanço muito positivo no final do primeiro ano de actuação com uma intervenção ao nível da rede viária florestal através da gestão moto-manual de combustível numa área aproximada de 191 518,78 m2 efectuando também a manutenção de 2 pontos de água. 

Esta tarefa preventiva também se estende à época de Verão, durante a qual os sapadores florestais integram o Dispositivo Operacional de DFCI, nas acções de vigilância, 1ª intervenção, apoio ao combate e subsequentes acções de rescaldo. Em 2010 foram efectuados 38 dias de vigilância e participaram em 28 ocorrências de incêndio florestal.
Neste momento, a equipa de sapadores florestais encontra-se a desenvolver os seus trabalhos, na estrada Municipal 1021 que liga Cidadelhe ao Casal, bem como o caminho público de acesso a Teixeirô, onde estão a ser executadas faixas de gestão de combustível com o objectivo de reduzir o risco de incêndio florestal e assim preservar e valorizar aquele espaço. Recorde-se que, tendo em conta as medidas previstas a desenvolver no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, foram transferidas para as autarquias competências na área da silvicultura preventiva, nomeadamente a criação de redes secundárias de faixas de gestão de combustível, a manutenção da rede viária florestal e a manutenção/conservação de pontos de água.
O reforço do dispositivo de prevenção e apoio ao combate aos incêndios florestais no Município, através do desempenho da equipa de sapadores florestais constitui um objectivo primordial para a execução do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Município de Cinfães.
De referir que, a equipa de sapadores florestais resultou de um protocolo celebrado entre o município de Cinfães e a Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega (AFEDT). Formada por cinco trabalhadores especializados, com perfil e formação especifica adequados ao exercício das funções de prevenção de incêndios florestais através das acções de silvicultura preventiva, nomeadamente da roça de matos e limpeza de povoamentos, da realização de fogos controlados, da manutenção e beneficiação da rede divisional, linhas de quebra-fogo e outras infra-estruturas. Desenvolvem ainda acções de vigilância (fixa e móvel) nas áreas da sua responsabilidade, primeira intervenção, apoio e rescaldo de incêndios florestais, assim como desempenham um papel importante na sensibilização do público em geral em matéria de acções de prevenção, do uso do fogo e da limpeza das florestas, através da sua demonstração. A equipa tem como principal missão executar as operações previstas no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Concelho de Cinfães. Estes trabalhos vão possibilitar a criação de uma Rede de Faixas de Gestão de Combustível, estrategicamente localizadas, com o objectivo principal de reduzir o risco de incêndio florestal. 
GAP

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva