sexta-feira, 5 de junho de 2009

Notícias sobre o concelho de Cinfães

Dia Mundial do Ambiente em Cinfães
A Câmara Municipal de Cinfães assinala o Dia Mundial do Ambiente, hoje, 5 de Junho, com um ciclo de seminários na Casa da Cultura: “Água: um recurso a preservar”, será a temática em discussão a partir das 10h30, com a presença de responsáveis do Centro de Produção de Energia do Douro e da empresa Águas de Douro e Paiva; da parte da tarde, a partir das 14h30, decorrerá o seminário “Eficiência Energética: Um Paradigma ou uma realidade?”, com responsáveis da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da empresa BLB Engenharia.
O assinalamento do Dia Mundial do Ambiente está inserido na Semana do Ambiente promovida pela Autarquia, entre hoje e 10 de Junho (ver programa em anexo).
Ainda a propósito do Dia Mundial do Ambiente, a Agência para a Energia (ADENE) e a EDP vão distribuir, aproximadamente, três mil lâmpadas de baixo consumo por cerca de 750 agregados familiares do concelho de Cinfães (quatro lâmpadas por residência), no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência Energética no Consumo (PPEC).
Conforme informação já divulgada anteriormente, “o projecto permite a atribuição de 4 CFL [lâmpadas fluorescentes compactas] a cada agregado familiar, mediante a entrega do mesmo número de lâmpadas incandescentes, com o objectivo de redução em 10% do consumo em iluminação, responsável por cerca de 1/5 do consumo eléctrico total. As lâmpadas recolhidas serão direccionadas às empresas competentes de abate do equipamento em causa”, segundo as entidades promotoras da iniciativa.
Em Cinfães, as lâmpadas serão distribuídas no dia de hoje, em cada uma das 17 freguesias do Município. “A distribuição será do tipo 'porta-a-porta'”: “uma empresa subcontratada com os fundos do projecto, em conjunto com as associações de jovens locais, irá a cada uma das habitações oferecer pessoalmente 4 lâmpadas fluorescentes compactas, um questionário de preenchimento obrigatório e um guia de boas práticas de consumo de energia eléctrica.” Serão contemplados, segundo determinação do projecto da ADENE e da EDP, os agregados familiares do Bairro Social de Cinfães e os beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) do concelho.

Equipa de Vigilantes Florestais no terreno
O Município de Cinfães tem, desde 1 de Junho, uma equipa de vigilantes florestais a efectuar acções de vigilância florestal, primeira intervenção em fogos nascentes e acções de sensibilização à população.
À semelhança do ocorrido em anos anteriores, a Autarquia procedeu à contratação de dois vigilantes para os meses mais críticos a nível de ocorrências de incêndios florestais (Junho a Setembro).
A equipa integra o Plano Operacional Municipal de Cinfães, num dos sectores mais problemáticos, fazendo os seus percursos numa viatura 4 x 4, equipada, nomeadamente, com um kit de primeira intervenção (motobomba com tanque de 500l).

500 crianças reunidas pelo Andebol
O Estádio Municipal de Cinfães vai receber cerca de 500 crianças, de 10 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho, para participarem no II Festand, festival dedicado ao andebol e à actividade física.
A iniciativa, agendada para 9 de Junho (9h30-13h00), resulta de um protocolo assinado entre a Federação de Andebol de Portugal e a Câmara Municipal de Cinfães.
VII Circuito de Atletismo de Cinfães
As inscrições para o VII Circuito de Atletismo de Cinfães estão abertas até ao próximo dia 18 de Junho.
As provas, a realizar no âmbito do programa das Festas do Concelho, estão agendadas para 21 de Junho.

Alunos de Cinfães no Coliseu de Lisboa
O Município de Cinfães estará representado no Festival Foco Júnior, no Coliseu de Lisboa, com 23 alunos do Centro Escolar de Fonte Coberta (1º CEB), da freguesia de Souselo. Será a terceira presença da comunidade escolar de Cinfães no evento. Em edições anteriores, o Município esteve representado pelas Escolas do 1º CEB de Cinfães, Valinhas, Macieira e de Tarouquela.
A edição deste ano vai realizar-se amanhã, dia 6 de Junho, a partir das 15h30.
Segundo a organização, “pretende-se com o Festival Foco Júnior que os alunos atinjam uma concretização dos conhecimentos vividos e desenvolvidos durante as aulas realizadas no âmbito da disciplina de Expressão e Educação Musical. Este festival “Orff” surge como a exposição ao vivo do trabalho que cada turma desenvolve, sendo simultaneamente um excelente momento de avaliação efectiva das competências adquiridas” (www.coliseulisboa.com).

Banda Militar do Porto no Dia de Portugal
O Dia de Portugal, 10 de Junho, será comemorado, em Cinfães, com um concerto pela Banda Militar do Porto, no Largo da Fonte dos Amores, a partir das 16h00. A Banda Militar do Porto é dirigida pelo maestro cinfanense Alexandre Coelho.
Da parte da manhã, decorrerão as iniciativas oficiais, nos Paços do Concelho, a partir das 10h00: hastear da bandeira com salva de morteiros e guarda de honra dos Bombeiros Voluntários de Cinfães e de Nespereira; e deposição de coroa de flores aos soldados cinfanenses mortos na Primeira Guerra Mundial e na guerra das ex-colónias.

Férias Desportivas em Souselo
A Junta de Freguesia de Souselo anuncia que estão abertas as inscrições para o programa Ocupação dos Tempos Livres(OTL)/Férias Desportivas até ao próximo dia 12 de Junho. As actividades vão realizar-se entre 6 de Julho e 31 de Agosto.
Os interessados devem formalizar a inscrição no Centro Multiusos de Souselo (para crianças e jovens dos 6 aos 11 anos) ou no sítio electrónico www.otl.pt (para monitores).
Feira dos Produtos Locais e das Tradições em Souselo
A Junta de Freguesia de Souselo avisa que estão abertas as inscrições para a participação na Feira dos Produtos Locais e das Tradições até ao próximo dia 12 de Junho, no Centro Multiusos de Souselo.
“Podem inscrever-se as colectividades da Freguesia, os estabelecimentos comerciais, bem como pessoas singulares que queiram expor os seus produtos (artesanato, vinho, produtos hortícolas, fumeiros, colchas e atoalhados, ou outros artigos diversos), bem como as comissões de festas.” As inscrições são gratuitas.
A Feira dos Produtos Locais e das Tradições de Souselo vai realizar-se entre 21 e 23 de Agosto.
Caminhada Rota das Pedras
A Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais vai promover a 1ª Caminhada Rota das Pedras (Malhada – Aveloso – Barrondes), amanhã, dia 6. A concentração dos participantes está marcada para as 9h00, na Malhada.
Segundo a organização, serão oferecidos boné e água e, no final da caminhada, haverá lanche convívio para todos os participantes, no Parque de Merendas de Barrondes.
As inscrições devem ser efectuadas através dos números 255 571 690; ou 963 445 105.
Genéricos comparticipados a 100% para Pensionistas
O Pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Cinfães avisa que, segundo informação inscrita no sítio electrónico www.portaldocidadao.pt, “foi publicado em Diário da República o Decreto-Lei n.º 129/2009, de 29 de Maio, que possibilita a comparticipação total de medicamentos genéricos, para pensionistas cujo rendimento total anual não exceda 14 vezes o salário mínimo nacional” [ou seja inferior a 14 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) e para todos os escalões].
Esta medida entrou em vigor a 1 de Junho último.
G.A.P.

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva