segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Abertura do novo hotel de charme no início de 2009

PAULO TEIXEIRA e JOSE MIGUEL JUDICE NA APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO “ DOURO 41




Investimento em Castelo de Paiva ultrapassa os 20 milhões de euros





O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, esteve na passada Sexta – Feira, ao lado de José Miguel Júdice, e de outras entidades, na cerimónia de apresentação nacional do “ Hotel Douro 41 “, o novo projecto que a BASCOL / Grupo Lágrimas, está a desenvolver no território paivense, num investimento global de 20 milhões de euros. Duas centenas de convidados embarcaram num cruzeiro no Cais da Lixa, perto da Barragem de Crestuma, e subiram o Rio Douro até ao local do novo investimento hoteleiro, ainda em fase de obra, localizado numa zona ribeirinha da freguesia da Raiva, local onde outrora existiu um entreposto comercial muito concorrido.O Hotel Douro 41 é o mais recente investimento turístico na região duriense. Localizado no concelho de Castelo de Paiva entre as barragens de Crestuma / Lever e Carrapatelo, ao quilómetro 41, este equipamento hoteleiro de alto luxo nasce da parceria entre a BASCOL e o Grupo Lágrimas e representa uma mais valia para o turismo desta região. A CB Richard EllisPredibisa é a entidade responsável pela comercialização das 25 villas do empreendimento.O projecto de arquitectura é da autoria de João Pedro Serôdio, sendo os edifícios que o compõem, na sua maioria, construções de piso único ajustados às curvas de nível da topografia, formando patamares murados (socalcos), incluindo as bandas de habitação do tipo uni-familiares geminadas.Implantado na margem esquerda do Rio Douro, na freguesia da Raiva, numa propriedade de 10,6 hectares em declive para o espelho de água, o Hotel Douro 41 goza de uma localização única, quer em termos situação, quer de exposição solar. É formado por um hotel de charme e um conjunto de “ Villas “, 25 moradias turísticas vocacionadas para a 2.ª habitação e que podem ser alocadas à exploração hoteleira. Estas “ Villas “ são compostas por 25 habitações uni - familiares, sendo 5 do tipo T1, 11 do tipo T2 e 9 do tipo T3, contemplando ainda 1 piscina de adultos, 1 piscina de crianças e 19 “ boxes “ para arrumação de automóveis e embarcações de pequeno porte.As habitações variam entre os 114,7 m2 de Área Bruta Privativa para um T1 e os 451,3 m2 para um T3, oscilando os preços em função das áreas das “villas “ e da sua situação e exposição de vistas. A habitação mais barata, de tipologia T1, rondará os 273 mil euros e a de valor mais elevado — um T3 com vista total de rio — ascende a um milhão e 35 mil euros.Já o Hotel, com uma área útil de 6 500 m2 e que deverá abrir ao público nos primeiros meses de 2009, é composto por 42 quartos, um SPA, quatro salas de estar, três bares, um restaurante panorâmico com esplanada e duas piscinas, sendo uma coberta e aquecida e outra ao ar livre, para além de uma marina com 19 postos de amarraçãoO projecto prevê, ainda, a recuperação e execução de todo o arranjo urbanístico do espaço envolvente, como sejam os acessos automóveis, os caminhos pedonais e zonas de lazer.Ao justificar esta aposta de investimento em Castelo de Paiva, Gabriel Bastos, presidente do Grupo Bascol, evidenciou que o Douro é reconhecido como uma região com um grande potencial turístico e, como tal, despertou o interesse de operar neste mercado, sendo que a decisão de investimento ocorre quando foi apresentado o terreno da Quinta das Fontaínhas, onde está a ser construído o empreendimento, que apresentava condições excepcionais para desenvolver um projecto com esta envergadura.Miguel Júdice, administrador do Grupo Lágrimas, falou do projecto, orientado para um serviço personalizado, de charme, de luxo discreto e de experiências SPA, desportivas, culturais e gastronómicas, destacando que o Douro 41 é um projecto único, com uma vista deslumbrante sobre o Douro e com a particularidade de estar mesmo em cima do rio, consolidando o triângulo de proposta de alojamento do grupo Lágrimas Hotels & Emotions no centro - norte de Portugal, sendo que a nova estrutura hoteleira, vai ser fiel ás tradições gastronómicas da região e aproveitar as potencialidades turísticas de Castelo de Paiva, com destaque para as actividades radicais no Paiva, um rio de referencia nos desportos de águas bravas.Realçando o “ prazer das vistas “, o filho de José Miguel Júdice não teve dúvidas em afirmar que, quando estiver em pleno funcionamento, este novo equipamento hoteleiro vai permitir viver o rio de forma única e potenciar a dinamização do turismo cultural, lazer e aventura, colocando o concelho de Castelo de Paiva na rota do turismo internacional de grande qualidade.O presidente da CM de Castelo de Paiva evidenciou o interesse demonstrado pela parceria Bascol / Grupo Lágrimas Hotels & Emotions ao ter investido no concelho e mostrou – se orgulhoso pelo facto de Castelo de Paiva passar a dispor de uma unidade hoteleira de altíssima qualidade, esperando que o município ganhe uma nova dinâmica em termos turísticos, com uma projecção internacional mais ampla, que possibilite maior divulgação e potencie uma nova atractividade que possa traduzir-se em mais visitantes e investimento. Congratulando-se com o investimento, o edil paivense enalteceu a coragem dos investidores e referiu-se à grandiosidade do projecto, partilhando a confiança de que este “ resort “ de luxo será um sucesso, uma mais valia para o concelho e, ao mesmo tempo, a imagem de marca do município e uma referencia no turismo de qualidade, ao nível nacional e internacional, ajudando a projectar Castelo de Paiva além fronteiras.Para Paulo Teixeira, este moderno e luxuoso equipamento hoteleiro vem prestigiar o concelho, e que desde a primeira hora mereceu a aprovação da Câmara e Assembleia Municipal, uma vez que lhe foi atribuída a “ declaração de interesse público “.O autarca garantiu que a CM fez tudo o que era possível para não deixar fugir este investimento, já que, cedo percebeu a intenção dos investidores, na medida em que este “ hotel de charme “ constitui um importante factor de dinamização turística, que o concelho deseja e precisa, para além da criação de postos de trabalho no município “.“ Não tenho dúvidas que, com este projecto ”, destacou ainda Paulo Teixeira, perante as dezenas de convidados e imprensa nacional, “ o concelho de Castelo de Paiva ganhará um pólo de atracção de grande amplitude e a partir dali vão emergir diversas áreas de negócio, que o município pode tirar partido, incentivando e potenciando a criação de mais emprego na região “, fazendo depois um apelo á comunicação social, “ para que fale nestes investimentos, nas potencialidades de uma terra que, com denodo, enfrenta e está a ultrapassar as adversidades e que está a dar a volta por cima “.




GIRP/Carlos Oliveira

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