segunda-feira, 4 de maio de 2009

Obras de Água e Saneamento em Bitarães


No seguimento das obras de água e saneamento recentemente realizadas no núcleo do Largo dos Chãos, em Bitarães e com a recente disponibilização da Estação de Tratamento Compacta instalada junto ao Rio Mezio, os núcleos de Vilaqueixe e Espinheiro serão as próximas localidades desta freguesia a verem os seus arruamentos contemplados com os serviços básicos.
Após um contacto estabelecido com as populações alvo da infra-estrutura pelas equipas da AP – Águas de Paredes, SA, verificou-se um bom índice de aceitação e compromisso futuro de ligação, que permitiu o desenvolvimento dos trabalhos.
Neste momento, a empresa concessionária dos serviços de água e saneamento no concelho de Paredes está a executar a obra no núcleo de Vilaqueixe, numa área de aproximadamente 800 metros de redes de água e saneamento.
De seguida, será a vez do núcleo de Espinheiro, com a instalação de redes de água e saneamento em aproximadamente 1300 metros.
Em ambos os casos prevê-se a disponibilização dos serviços às populações em Julho próximo.
As águas residuais destas obras serão encaminhadas para a referida ETAR de Bitarães.
Com isto, a freguesia de Bitarães verá um crescimento significativo na cobertura da sua área, no que respeita aos serviços de água e saneamento.


Saneamento em Cete



Iniciou-se, no passado dia 21 de Abril, a construção da rede de saneamento na freguesia de Cete.
Esta obra, de extrema importância e vital para o bem-estar da população local, surge após anos de espera de uma solução que permitisse o correcto encaminhamento das águas residuais a tratamento.
A AP – Águas de Paredes, SA, por delegação e aprovação da Câmara Municipal de Paredes, estabeleceu com a empresa Penafiel Verde, EM – entidade gestora dos serviços de água e saneamento do Município de Penafiel – um protocolo, tendo em vista o tratamento das águas residuais na ETAR de Paço de Sousa, em Penafiel.
Esta solução irá prolongar-se até à resolução definitiva do saneamento em “alta” na bacia do Rio Sousa.
Para o desenvolvimento das obras a AP – Águas de Paredes, SA estabeleceu o contacto com a população local, alvo da infra-estruturação, no sentido de colher o seu compromisso de ligação às redes a serem construídas. Esta acção foi um sucesso, com a população a acolher com entusiasmo aquilo que era o seu desejo de há décadas.
Conforme referido, a obra que contempla a bacia de drenagem à estação da CP em Cete, delimitada a norte pela Auto-estrada A4, a sul pela Ponte sobre o Rio Sousa, a este pela Rotunda de S. Pedro e o núcleo da Srª. do Vale e a oeste pelo pólo dos Bombeiros Voluntários de Cete, iniciou os seus trabalhos com uma perfuração horizontal na Linha do Caminho de Ferro, junto à estação e no inicio da Avª. da Liberdade.
De seguida, serão infra-estruturados os restantes arruamentos, de acordo com a delimitação prevista, num total de cerca de 8 Km, que totaliza 362.000 euros de investimento.
A obra terá uma duração de cerca de 8 meses. A breve prazo será colocada em funcionamento a rede de saneamento até à rotunda de S. Pedro (estimativa em Agosto de 2009).
Independentemente dos transtornos causados por este tipo de obra será no final gratificante para o bem estar das populações.

GICMP

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva