quinta-feira, 9 de abril de 2009

Conselho Local de Acção Social e Rede Social aprovaram Regulamento do BLAT

CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL / REDE SOCIAL APROVOU REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE AJUDAS TECNICAS
No passado dia 25 de Março de 2009, foi aprovado pelo Conselho Local de Acção Social de Castelo de Paiva / Rede Social, o regulamento de acesso ao BLAT/CP – Banco Local de Ajudas Técnicas Castelo de Paiva, estando a partir dessa data disponível para acesso à comunidade.O BLAT/CP consiste numa estrutura de apoio que visa responder às necessidades da população mais carenciada através da disponibilização de ajudas técnicas, de acordo com as disponíveis.O BLAT/CP é constituído por ajudas técnicas que, a título de donativo, sejam cedidas por pessoas individuais e colectivas, e que se encontrem em devido estado de conservação.Podem candidatar-se:} Podem candidatar-se ao empréstimo de ajudas técnicas todos os indivíduos residentes no concelho de Castelo de Paiva que apresentem condições objectivas dessa necessidade e que apresentem comprovadas carências económicas.} No caso de não reunir os requisitos referidos no ponto anterior poder-se-ão emprestar, por períodos de tempo definidos, em regime de aluguer, cujo o valor terá em conta a capitação.Entrega de donativos e pedidos de apoio:} Os donativos para o BLAT/CP deverão ser entregues no Gabinete da Rede Social, mediante preenchimento de formulário próprio.} Os pedidos de ajudas técnicas deverão ser entregues no Gabinete da Rede Social do Município de Castelo de Paiva mediante o preenchimento de formulário próprio.
Ajudas Técnicas Disponíveis:
3 Camas;
3 Colchões Tripartidos
3 Grades de Cama
5 Colchões Anti – Escaras
3 Andarilhos Fixos
2 Cadeiras WC
3 Cadeiras de Rodas
2 Canadianas
GIRP/CO

CM de Castelo de Paiva concede Tolerância de Ponto na próxima Segunda - Feira

De acordo com o que tem sido habitual nos últimos anos, e tendo em conta “ a tradição existente na época da Páscoa, designadamente quanto à Segunda – Feira seguinte ao referido evento festivo, em que era normal a saída da Visita Pascal em várias localidades do concelho “, e considerando também que, “ embora tal prática se tenha extinguido naquela Segunda – Feira, aquele dia mantém-se, por excelência, como referência marcante do Tempo Pascal, dado o enraizamento que teve ao longo de décadas “, os serviços da autarquia paivense estarão encerrados na próxima Segunda – Feira. Assim, nestes termos, e no uso da competência que confere a Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Rui César Castro, representando o Executivo Municipal, decidiu conceder Tolerância de Ponto aos trabalhadores da autarquia na próxima Segunda – Feira, dia 13 de Abril, ao mesmo tempo que se informa, que os serviços municipais funcionam durante todo o dia na próxima Quinta – Feira.
COliveira/GIRP

Notícias sobre Cinfães


Cinfães entre os municípios com melhor eficiência financeira
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses concluiu que Cinfães está entre os “50 melhores municípios em termos de eficiência financeira”. Os dados do documento referem-se à prestação financeira dos municípios durante o ano de 2007.
A elaboração do ranking teve por base 10 indicadores relacionados com a “gestão financeira, económica, patrimonial e orçamental dos municípios” (entre os quais as dívidas a terceiros por habitante, a liquidez, o endividamento líquido por habitante, a arrecadação de impostos e taxas por habitante e a diminuição dos passivos financeiros).
O desempenho do município de Cinfães é ainda referenciado no “ranking global dos 20 melhores municípios de média dimensão”, também relativamente à eficiência financeira.
Os autores do estudo atribuíram três categorias aos municípios, consoante a população de cada um: pequena (população menor ou igual a 20 mil habitantes), média (superior a 20 mil e menor ou igual a 100 mil habitantes) e grande dimensão (superior a 100 mil habitantes). Para a elaboração do estudo, a população atribuída a Cinfães foi de 20 494 habitantes.
No ranking global dos 50 melhores municípios, foram consideradas todas as categorias.
O Anuário, divulgado na quarta-feira, 8 de Abril, “analisa as contas do municípios” e “tem o apoio da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, do Tribunal de Contas e da Fundação para a Ciência e Tecnologia”.
Outras referências a Cinfães no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses:
- Receitas próprias: 15 por cento; Transferências do Orçamento de Estado para o município: 85 por cento;
- No ranking dos 50 municípios com menor independência financeira, ocupa a 36ª posição (14,6%);
- 15º município português com maior dependência das transferências do Orçamento do Estado (transferências/receitas totais): 85,4%;
- O município não recorreu a empréstimos bancários nos anos 2005, 2006 e 2007;
- 4º município com menor endividamento total (passivo exigível), com 1 151 687 euros; e 2º com menor dívida por habitante, com 56,20 euros;
- 16º município com menor índice de dívidas a fornecedores relativamente às receitas do ano anterior (2,5 por cento); - 10º município sem endividamento líquido: - 2 001 610 euros;
- 12º município sem endividamento líquido por habitante: - 97,7 euros; - 9º município sem ou com menor índice de endividamento líquido em relação às receitas do ano anterior.
A versão integral do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses pode ser consultada em www.ctoc.pt, sítio electrónico da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas.

Plano Municipal de Emergência em Consulta Pública
O Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil de Cinfães está disponível para consulta pública no Serviço Municipal de Protecção Civil, nos Paços do Concelho e no sítio electrónico do Município (www.cm-cinfaes.pt), por um prazo de 30 dias (a contar de 7 de Abril de 2009).
As sugestões ou observações devem ser formuladas através de requerimento escrito a entregar na Câmara Municipal, ou através do endereço de correio electrónico proteccao.civil@cm-cinfaes.pt.
Noite de Fados em Nespereira
A Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira (ASSRN) continua a promover iniciativas de angariação de fundos para a construção de um centro social. A próxima, a realização de uma noite de fados, está agendada para 18 de Abril, às 21h30, no Centro Paroquial de Nespeira (ver programa em anexo).
Conferência na Casa da Cultura
“Sair da crise para um novo paradigma: o desenvolvimento ecologicamente sustentável” é o título da próxima conferência integrada no ciclo de palestras que a Associação Cultural Serpa Pinto está a promover durante 2009. A conferência irá realizar-se a 18 de Abril, na Casa da Cultura de Cinfães, entre as 15h00 e as 17h00.
O palestrante convidado será António Jacinto Rodrigues, investigador doutorado do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e professor catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
Caminhada na Serra do Caramulo
A Associação para a Defesa do Vale do Bestança vai organizar uma caminhada na Serra do Caramulo, a 18 de Abril.
O percurso (Caramulinho – Jueus – Malhapão de Cima – Malhapão de Baixo – Almofala – Caramulinho) tem uma extensão de cerca de 12 quilómetros e um grau de dificuldade médio.
Segundo a Associação para a Defesa do Vale do Bestança, durante a caminhada “diversas informações serão transmitidas relativamente à flora e fauna da Serra”. Também se poderá “observar as orquídeas nos prados de montanha, o teixo, espécie representante da antiga floresta europeia e, medicinalmente, muito importante, e várias espécies de narcisos, alguns dos quais só conhecidos em Portugal e Espanha”.
As inscrições devem ser efectuadas até 16 de Abril.
Contactos da ADVB: 917619080, 968013140 ou 917535075. Sítio electrónico da Associação: www.bestanca.com.

G.A.P.

terça-feira, 7 de abril de 2009

JUNTA FREGUESIA DE REAL CONTABILIZOU SUCESSO NA MOSTRA DE PRODUTOS RURAIS

1ª Feira de Produtos Rurais foi um sucesso na freguesia de Real
Filipe Valente e Paulo Teixeira juntos na abertura
O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, congratulou-se pelo sucesso conseguido na 1ª Feira de Produtos Rurais de Real, realizada no passado fim-de-semana, no Largo do Adro, junto à emblemática Igreja Matriz, destacando que a freguesia tem potencial para dar continuidade ao certame, que mostra aquilo que a freguuesia tem de melhor. O edil paivense, esteve ao lado do presidente da Junta de Freguesia de Real, Filipe Valente, e do Eng.º Carlos Duarte, ex – Secretário de Estado da Agricultura e actualmente vogal da Comissão Directiva do Programa Operacional Regional do Norte, na cerimónia de inauguração da 1ª Mostra de Vinho e Produtos Rurais da freguesia de Real, que durante o fim de semana acolheu centenas de visitantes.Autarcas, dirigentes associativos, figuras bem conhecidas do mundo desportivo e televisivo, entre tanta gente oriunda de várias zonas do país, passaram por este certame e não deixaram de apreciar e provar os enchidos, os doces, as especialidades gastronómicas da freguesia de Real, tudo acompanhado do excelente vinho verde aqui também produzido e que, anualmente, faz sucesso nas edições da Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, que no primeiro fim de semana de Julho se realiza bem no centro da urbe paivense. Paulo Teixeira evidenciou o apoio disponibilizado pela Câmara Municipal a esta iniciativa, que não deixou de enaltecer, felicitando depois a organização da Junta de Freguesia de Real, os expositores e todos os produtores presentes neste certame que, segundo o autarca tem condições para se afirmar e ter continuidade.Presentes estiveram cerca 25 expositores, com os mais diversos produtos, tudo produzido na freguesia, como a carne arouquesa, o bom fumeiro, os doces caseiros, as rabanadas, o mel, os licores e as compotas, assim como os produtores do excelente vinho verde, para além da forte participação do Centro Social de Real que, para além da exposição de diversos artigos manufacturados pelos seus utentes, apostou na vertente gastronómica com o fabrico próprio do bolo de forno com rojões e do saboroso com chouriço. No artesanato, destaque para a presença de alguns expositores ligados à produção de rendas e bordados, à cestaria e às ferragens, enquanto ao nível da animação musical, o certame esteve em grande, com a constante presença de palhaços, acrobatas, para além de grupos de concertinas, grupo de cavaquinhos e a participação especial do Grupo Coral de Real e dos idosos do Centro de Dia e das crianças do ATL, ligados ao Centro Social de Real.
COliveira / GIRP

Atletismo em Tendais, Gaia e no Centro de Estágios do Luso

Os clubes e os atletas de Castelo de Paiva continuam a demonstrar uma vitalidade fora do comum. Este fim-de-semana os representantes do Grupo Desportivo estiveram em Tendais (Cinfães) e na cidade de Vila Nova de Gaia, tendo a A.D. Clark feito deslocar ao Luso uma atleta (Juvenil) para disputar o Campeonato Distrital do Atleta Completo. Em Tendais, não houve história, domínio incontestado de Vítor Barbosa e Nuno Azevedo do Grupo Desportivo, tendo a vitória cabido a Vítor Barbosa. Nesta mesma jornada Rafael Lopes conseguiu para si e para o Grupo Desportivo o 1º lugar, já no escalão de iniciados Bruno Vieira viu a vitória fugir-lhe em cima da meta. Em Gaia, aconteceu festa, há muito tempo que não nos era propiciado uma envolvência tão afectiva entre quem assiste e quem participa. Centenas de pessoas acorreram à rua para saudar as cerca de seis centenas de atletas que coloriram as artérias centrais da cidade incluindo o Monte da Virgem.

No Luso, Andreia Teixeira conseguiu uma boa prestação numa disciplina engraçada e exigente, o atleta completo tem que efectuar sete disciplinas: 100m barreiras, salto em altura, lançamento do peso, 200m planos, salto em comprimento, lançamento do dardo e 800m planos.

Tendais

Seniores

1º Vítor Barbosa

2º Nuno Azevedo

4º Rui Barbosa

Veteranos

5º Fernando Ramos

Juvenis

1º Rafael Lopes

Iniciados

2º Bruno Vieira

V.N. Gaia

Seniores

11º Vítor Barbosa

21º Joaquim Barbosa

10ª Amélia Vieira (Femininos)

Veteranos IV 43º Manuel Vieira

Luso

5ª Andreia Teixeira

Relvados da Cidade Desportiva de Paredes já são uma realidade

Os relvados da futura Cidade Desportiva de Paredes já estão prontos a ser utilizados pelos atletas paredenses.
O início da actividade desportiva decorreu recentemente e contou com a presença de várias equipas do concelho.
Os jogadores dos escalões escolinhas, escolas, infantis e juvenis do União de Paredes, do Cete e do Cristelo pisaram, pela primeira vez, o relvado sintético.
Os juvenis do União de Paredes defrontaram, naquele que foi o primeiro jogo realizado naquele relvado, a Selecção Municipal de Paredes de sub-17.
A inauguração do relvado natural ficou a cargo dos seniores do União de Paredes, que defrontaram o Futebol Clube de Alpendurada.
De referir que as obras continuam no terreno, designadamente, no que à bancada do campo principal e aos balneários diz respeito.

Pedro Barroso passou por Paredes

O auditório da Casa da Cultura de Paredes acolheu na passada sexta-feira, o 1º convidado de mais uma série do programa "Conta-me Histórias". Pedro Barroso contou com "casa cheia".
Durante a conversa Pedro Barroso contou algumas histórias da sua vida e carreira e cantou alguns temas conhecidos do público.

GICMP

Gonçalo Rocha conta com Todos para a Mudança





Na manhã do passado Sábado, na Cerimónia de apresentação do primeiro Cartaz e do Site da sua candidatura, em Real, Gonçalo Rocha, na sua intervenção salientou "a grande emoção" que sentia ao realizar esta iniciativa na freguesia que o viu crescer e na terra do seu saudoso amigo Prof. Joaquim Quintas, uma das suas grandes referências políticas e pessoais. Vincou "a honra e o orgulho que sente em protagonizar a Candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal de Castelo de Paiva." Enalteceu "a importância que têm os Paivenses no seu projecto de Mudança", apelando a todos para que se "mobilizem e participem neste desafio de transformar e melhorar a qualidade de vida do nosso Concelho". Para o candidato, "o Concelho não pode esperar mais, não pode ficar resignado no cansaço e no deserto de ideias da actual maioria na Câmara Municipal, tem que avançar, tem que ter um rumo novo e fresco, que só a nossa Candidatura lhe pode dar." Por último, Gonçalo Rocha, pegando em dois exemplares de Boletins Municipais, um de 1989 - gestão do PS e de Antero Gaspar, e outro, da actual maioria, estabeleceu a enorme diferença da capacidade realizadora das duas gestões. A Socialista, já em 1989, avançava com a cobertura da rede de abastecimento de água, quase, em todo Concelho, já havia terreno para o novo Centro de Saúde, o Palácio da Justiça já tinha projecto de construção em andamento, ía avançar o Pavilhão Gimnodesportivo, num investimento superior a 50.000 contos da Câmara Municipal, pavimentações de caminhos, reparações de escolas por todo o Concelho, projectavam-se mais duas fábricas - a Pratine e outra na Portela, na Raiva, a Escola de Música fazia já o seu processo de oficialização, o Bairro Social de Curvite avançava, já se fazia o estudo prévio da E.N. 224, entre outras. A Social Democrata, praticamente, 20 anos depois, em Março de 2008, no seu boletim informativo, apenas, dava conhecimento de algumas iniciativas, sempre respeitáveis e defensáveis, mas sem amplitude inovadora e de horizontes alargados, como são os festejos do dia da árvore, da comemoração Dia Internacional da Protecção Civil, do encerramento de um torneio de Solidariedade, do acolhimento do III Encontro Ibérico de Motos Antigas, da abertura de duas cantinas nas Escolas, da construção de depósito de água, obra a cargo da empresa Águas Douro Paiva, electrificação da Zona de lazer de S. Gens, da reunião da Comunidade Urbana no Concelho, da visita do Bispo Auxiliar do Porto, de uma acção de sensibilização, de protocolo com a Movijovem, de novos WC`s numa Escola e da construção de um muro. Enfim, no entendimento do Candidato à Câmara pelo PS, "é preciso recuperar a nossa mística, a nossa força e a nossa ambição de outrora, e colocá-las ao serviço de um Projecto Novo, do nosso tempo, moderno, que nos projecte no futuro para patamares de desenvolvimento e nos distinga dos outros, pela nossa qualidade e capacidade realizadora."
Antero Gaspar, histórico Socialista Paivense e actual líder da bancada Socialista na Assembleia Municipal, por seu turno, destacou "as enormes qualidades de Gonçalo Rocha, como o trabalho, o rigor, a competência e a seriedade", que no seu entendimento "são indispensáveis e fundamentais para protagonizar o projecto de Mudança, que tanto o Concelho precisa." No seu entendimento, " o Concelho precisa de acabar com o desânimo e a descrença que se abateram sobre os Paivenses, fruto de gestão social democrata que nada fez para inverter o rumo da gravíssima situação actual" Para Antero Gaspar, "os Paivenses precisam de um novo alento e de acreditar de novo". Gonçalo Rocha, vincou o líder da bancada socialista na Assembleia Municipal, é o único candidato que está em condições de poder dar essa esperança e confiança num futuro melhor."

Pelo Gabinete de Comunicação da Candidatura
Castelo de Paiva, 7 de Abril de 2009.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

INATE de Aveiro

Campeonato distrital do INATEL Aveiro 2ª divisão Norte
11ª Jornada
Desastre Paivense…

Nesta que foi a ultima jornada da 1ª volta do Campeonato de Futebol do Inatel, no que à segunda categoria diz respeito, os resultados para as equipas de Castelo de Paiva não podiam ser os piores. Apenas a CP Raiva venceu e com um resultado que vem de certa forma denegrir ainda mais este fim-de-semana desportivo.
A Raiva na sua deslocação a S.Martinho teve a vida facilitada com um cenário já antes visto e protagonizado pela formação do Vila Verde.
Vila Verde que habitualmente joga no campo de S. Martinho. Os da casa haviam alugado o recinto desportivo a duas equipas em simultâneo, Vila Verde e S.C. Paivense.
Quando as equipas do INATEL chegaram para jogar, já o recinto era ocupado pelas camadas jovens do Paivense. Algo de estranho terá acontecido já que a equipa do Vila Verde iniciou o seu campeonato 5 meses antes do campo da Boavista entrar em obras de arrelvamento. Com tudo isto ganhou a formação da Raiva que assim arrecadou uma vitória por 0 – 5 atribuída que foi à equipa do Vila Verde a alínea regulamentar do INATEL por falta de comparência dos da casa.
Arbitragem habilidosa em Mozelos.
Na sua deslocação a Mozelos o Folgoso arrecadou mais uma derrota, desta vês por 3-2. Uma arbitragem prendada pelo Sr. Sousa que por sinal tem ligações familiares em Pedorido e que teve uma pequena viagem a fazer de sua casa ate Pousadela, ele que vive em Mozelos, quis dar o folar aos seus vizinhos verbalizando mesmo ao capitão do Folgoso, depois deste reclamar dizendo que este não haveria sido correcto, “ O INATEL é assim”, disse o árbitro e ainda por cima lhe mostrou o cartão vermelho, o mesmo acontecendo a outro jogador visitante por este ter tirado a camisa a caminho dos balneários.
Em Milheiros repetiu-se o triste fado

Menos sorte não teve o Real que na sua deslocação a Milheiros de Poiares averbou mais uma derrota, desta vez por 3 – 1 perante um adversário que continua na luta pela subida e com uma equipa bem estruturada.

Vale dos infernos para os do Paraíso

Grande partida de futebol, onde os da Feira tiveram que recorrer ao fato de macaco para levar de vencida a equipa de Guedes.
Um excelente encontro de futebol com a nata do desporto rei a vir ao de cima e certamente que os da casa estarão nesta altura a fazer contas à vida e a rectificarem vários aspectos deste jogo e certamente que muita coisa terá que mudar a equipa do Vale se quer continuar na luta pela subida, a equipa de Paraíso neste jogo acabaria por marcar aos da casa ¼ dos golos até aqui sofridos e só não marcou mais porque o homem da gaita teria que justificar algo alheio ao futebol.

Resultados da 11ª jornada
Milheiros – Real 3 – 1
Perrinho – Real Praça 0 – 2
Vale – Paraíso 5 – 2
JUAT – Arrifana 0 – 0
Vila Verde – Raiva 0 – 5 (falta de comparência)
Mozelos – Folgoso 3 – 2
PONTUAÇÃO
Vale – 2
Arrifana – 9
Milheiros – 15
Mozelos – 16
Real Praça – 17
Paraíso – 19
Raiva – 19
Folgoso – 21
JUAT – 22
Vila Verde – 23
Real – 25
Perrinho – 29

PROXIMA JORNADA (12ª) 18 – 04 - 2009
Real – Folgoso (19)
Mozelos – Raiva
Vila Verde – Arrifana
JUAT – Paraíso
Vale – Real Praça
Perrinho – Milheiros
Por António Pinto

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva