segunda-feira, 4 de maio de 2009

Gripe H1N1: UE aguarda que na segunda-feira laboratórios tenham instruções para produzir nova vacina

Estrasburgo, 04 Mai (Lusa) - A Comissão Europeia espera que, na próxima segunda-feira, a indústria farmacêutica tenha instruções para fabricar uma nova vacina contra o vírus da gripe A (H1N1) que poderia estar no mercado num prazo de oito a 12 semanas.
Os prazos foram avançados hoje pela comissária europeia da Saúde, Androulla Vassiliou, no plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, onde foi efectuado o ponto da situação da nova epidemia humana.
Na semana passada, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou possível a produção de uma vacina, num tempo relativamente curto, embora ressalvando que não estaria disponível antes de quatro a cinco meses devido à complexidade dos processos de fabrico.
A comissária, que manteve contactos com laboratórios, salientou que não poderia precisar quando é que a vacina poderá estar pronta mas adiantou que, assim que a indústria tiver as directrizes científicas, necessita de entre "oito a 12 semanas" para ter o novo produto disponível.
Investigadores norte-americanos e da OMS trabalham em conjunto para isolar o vírus da nova gripe humana e dar às empresas farmacêuticas os detalhes para que possam fabricar a vacina, de acordo com fontes da Comissão Europeia, citadas pela agência noticiosa espanhola EFE.
Androulla Vassiliou explicou ainda que Bruxelas pretende uma "estratégia de vacinação" à escala europeia e que dará aos países um guia para gerirem a administração da nova vacina e de outros antivirais.
De acordo com o Centro de Prevenção e Controlo das Doenças da União Europeia, mencionado pela comissária da Saúde, existem 94 casos confirmados de gripe A na Europa, dos quais a maioria (57) em Espanha.
Para Androulla Vassiliou, a situação "é grave", contudo, a Europa encontra-se "mais bem preparada do que nunca para fazer frente a esta ameaça".
ER.
Lusa/Fim

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva