No passado dia 15 de Novembro, a AP – Águas de Paredes, S.A., promoveu na freguesia de Aguiar de Sousa, mais concretamente no Lugar de Sarnada, uma acção que teve como objectivo o envolvimento da população numa limpeza de mato em torno da Estação de Tratamento de Água que a AP explora no local e que abastece os núcleos populacionais de Sarnada e Senande.
Pelas 10h30, junto à Estação de Tratamento, teve lugar a recepção e explicação dos trabalhos. De seguida, com ajuda de uma máquina retro-escavadora teve início a limpeza do mato.
No final, pelas 12h30, os populares tiveram oportunidade de participar num magusto – já na área limpa de mato – de confraternização, em que não faltou um bom vinho, sardinhas, febras e acima de tudo a boa disposição e sentimento de obra feita.
Com esta acção a AP – Águas de Paredes, SA, enquanto entidade gestora no concelho de Paredes para a gestão e exploração dos sistemas públicos de abastecimento de água e de drenagem a tratamento de águas residuais procurou estar junto das populações que serve no dia-a-dia e, também, chamar a atenção das populações para um bem essencial que é a água, bem como, para o cuidado que compete a todos na limpeza das florestas.
Recorde-se que em 2005 e 2006, o concelho de Paredes foi altamente fustigado por incêndios florestais.
A freguesia de Aguiar de Sousa foi uma das mais atingidas.
Em caso de uma nova calamidade, o local onde se situa a Estação de Tratamento, bem como a captação de água associada, não estará livre de ser posta em causa no que respeita a uma possível destruição, condicionando o abastecimento às populações de Sarnada e Senande.
GICMP