sexta-feira, 5 de março de 2010

"Outras Matérias" - Decretada insolvência na fabrica de calçado na Raiva atira mais 50 trabalhadores paivenses para o desemprego.

Ficou-se hoje(dia 5 de Março) a conhecer a verdadeira situação da Fabrica de calçado “Outras Matérias”. A administração da empresa solicitou ontem junto do tribunal de Castelo de Paiva um pedido de insolvência, atirando assim para o desemprego mais de meia centena de trabalhadores.

Ora para salvaguardar os bens que a empresa detêm dentro das suas instalações, os trabalhadores mobilizaram-se e tomaram como primeira medida a realização de uma vigília junto da instalações da fabrica no lugar da Portela – freguesia da Raiva concelho de Castelo de Paiva.

Segundo conseguimos apurar estes trabalhadores ainda não receberam o salário do mês de Fevereiro, Subsidio de férias e metade do subsidio de natal de 2009 e parte de horas extraordinárias.

Cláudia Nunes, uma das trabalhadoras da empresa , icou ao Castelo de Paiva On-line, o que os levou a tomar esta posição(Vigília 24 horas por dia)


Gonçalo Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, já se pronunciou sobre o assunto.

O edil afirma em declarações á Paivense Fm , que foi com enorme tristeza que recebeu a noticia

CM de Castelo de Paiva apoia participação de Inês Silva na GRANDE FINAL do Festival da Canção em Lisboa

Depois de ontem ultrapassar a 2ª eliminatória
Cantora paivense Inês Silva vai actuarna final do Festival da Canção 2010
A jovem cantora Inês Silva, natural de Paraíso – Castelo de Paiva, vai estar em foco no próximo Sábado, dia 6 de Março, na grande final do Festival da Canção 2010, actuando com a Banda Trocopasso, no grande espectáculo agendado para as 21,15h no Campo Pequeno, em Lisboa, depois de ontem ter ultrapassado com distinção a 2ª eliminatória do concurso da RTP. A artista, que participa também nas iniciativas da Associação Cultural de Sabariz - Paraíso, vai tentar a sua sorte nesta grande final do concurso da RTP, com vista ao apuramento da canção portuguesa para o Festival da Eurovisão, tendo na plateia o incentivo de familiares e amigos da sua terra natal.A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, que colabora na materialização deste apoio à jovem cantora, congratula-se pelo facto de Inês Silva ter chegado até á final do prestigiado concurso, e deseja-lhe o maior sucesso na sua participação no grande espectáculo da final, que será levado a milhões de telespectadores. Veja aqui o vídeo da Banda Trocopasso e da Inês Silva : http://www.youtube.com/watch?v=UKYW3pEYAsU
GIRP/COliveira

quinta-feira, 4 de março de 2010

INFANTIS DO NESPEREIRA FORAM HERÓIS


A equipa de Infantis do Nespereira Futebol Clube começou da melhor forma a 2ª Fase do Campeonato Distrital de Viseu, ao derrotar no seu reduto, por um concludente 3-1, a forte formação do Viseu e Benfica B, num jogo disputado debaixo de fortíssimo temporal, o que evidencia ainda mais o empenhamento e a atitude heróica dos jovens atletas de Nespereira.

Não foi por isso um jogo fácil, mas a equipa treinada por Sérgio Silva, esteve sempre na ofensiva, aguentou bem a intempérie e o pesado terreno de jogo, conquistando três preciosos pontos nesta nova fase do campeonato, pelo que merece um rasgado elogio, na medida em que soube controlar melhor o jogo e aproveitar bem as oportunidades que surgiram, perante uma equipa visitante, bem estruturada e que acusou bastante as péssimas condições climatéricas, impróprias para um jogo de adultos, quanto mais uma partida para miúdos da categoria de infantis.
Porque merecem ser realçados e o incentivo de todos, aqui fica a constituição da equipa que, mesmo debaixo de um tremendo temporal, honrou a camisola do NFC: Lucas; Vítor, Carneiro, Paulo Tiago; Jorge Fernando, Abílio, Zé Miguel, sendo suplentes Nuno I, Nuno II, Joana, Pedro, Roberto, Sérgio.
Depois deste jogo em casa, a equipa dos Infantis do Nespereira Futebol Clube prossegue o seu campeonato, estando ainda, agendados jogos com Povoenses (Viseu), o Cambra (Vouzela) e com os Ranhados (Viseu).
Entretanto, também a equipa das Escolinhas do Nespereira FC tiveram o seu primeiro jogo em casa nesta segunda fase, jogando com o Ranhados, da região de Viseu, e venceram também por 3-2, e vão ainda ter como adversários, o Penalva de Castelo (Penalva de Castelo), o Pestinhas B (Tondela), o Vale de Madeiros (Canas de Senhorim) e o Lusitano de Viseu.
Carlos Oliveira – texto e fotos

Celebra-se hoje em Castelo de Paiva o 9º aniversário da tragédia da Ponte Hintze Ribeiro


Resta a saudade em Castelo de Paiva
CELEBRA-SE HOJE O NONO ANIVERSÁRIO DO COLAPSO DA PONTE HINTZE RIBEIRO


Realizam-se hoje em Castelo de Paiva, as cerimónias evocativas do 9º aniversário da tragédia da queda da Ponte Hintze Ribeiro, ocorrida a 4 de Março de 2001 e onde morreram 59 paivenses, sendo que os corpos de 36 deles nunca chegou a aparecer.

A Associação de Familiares das Vitimas da Tragédia de Entre-os-Rios, a exemplo de anos anteriores, recorda este dia trágico para o concelho e para o País, com alguns actos solenes, destacando-se a abertura à comunidade local até ás 16h30 do CAT – Centro de Acolhimento Temporário de Crianças e Jovens em Risco, localizado em Oliveira do Arda, na freguesia da Raiva.
Às 15 horas está prevista uma largada de pombos, junto da sede desta IPSS, como forma simbólica de homenagear as 59 vítimas deste trágico acidente rodoviário que há nove anos marcou o luto de Castelo de Paiva, seguindo-se às 17 horas, a colocação de uma coroa de flores no monumento do Anjo de Portugal, evocativo da tragédia e localizado junto à ponte Hintze Ribeiro, em Sardoura.
Às 19h00 está agendada a celebração da eucaristia no lugar de Folgoso, na freguesia da Raiva, em memória das vitimas, e onde estarão presentes os responsáveis do Executivo Municipal.

GIRP/COliveira

quarta-feira, 3 de março de 2010

CM de Castelo de Paiva promove tertúlia para assinalar o Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher
Gabinete de Educação e da Rede Social, vai promover tertúlia na Biblioteca Municipal
Os gabinetes de Educação e da Rede Social da CM de Castelo de Paiva vão promover uma Tertúlia no espaço da Biblioteca Municipal, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, que se realiza no próximo dia 8 de Março. Esta tertúlia, agendada para as 15 horas, pretende debater a importância da Mulher na sociedade paivense e na sociedade em geral, pelo que a organização apela à participação de todos e lança o convite a todas as mulheres que, no concelho de Castelo de Paiva, são representantes ou desempenham funções de destaque em várias áreas, nomeadamente na Educação, Saúde e Associativismo.
GIRP/COliveira

Meteo: Aproximação de depressão irá agravar o estado do tempo a partir de sexta feira


Lisboa, 03 mar (Lusa) - A situação meteorológica deverá agravar-se a partir de sexta feira, altura em que uma nova depressão irá atingir o território nacional, originando chuva e vento forte em quase todo o país.

"Sexta feira voltará a ser um dia bastante complicado", alertou Idália Mendonça, do Instituto de Meteorologia (IM), dizendo que a chuva forte irá marcar presença em Portugal continental, sobretudo nas regiões centro e sul, com a força do vento a rondar os 45 Km/h, no litoral, e com possível ocorrência de trovoadas.

O agravamento das condições climatéricas começará, no entanto, a fazer-se sentir no arquipélago da Madeira, a partir das 12:00 de quinta feira, devido à "aproximação da depressão".

"Esta situação meteorológica tem a ver com a localização do anticiclone que está localizado junto às Ilhas Britânicas, a norte, e também devido à sua fraca intensidade, permitindo que as perturbações frontais que circulam no Atlântico, como é o caso das depressões, provoquem aguaceiros muito fortes", explicou a meteorologista do IM à Lusa.

Ao aproximar-se do arquipélago da Madeira, já na quinta feira, a depressão irá originar "precipitação forte a partir da tarde", assim como vento com rajadas que poderão atingir os 110 Km/H, "em especial nas zonas montanhosas".

A meteorologista adverte, no entanto, que as condições meteorológicas estão longe de se assemelhar às que provocaram o temporal na Madeira, em fevereiro passado.

"Ao afastar-se [a depressão] do arquipélago e aproximar-se do continente, a partir de sul, as condições meteorológicas agravar-se-ão", disse ainda Idália Mendonça, referindo-se ao estado do tempo no centro e sul do país, a partir de sexta-feira.

De acordo com as previsões do IM, as condições meteorológicas irão atenuar-se no próximo fim de semana, sobretudo no domingo, embora no próximo dia 10 a situação se agrave devido "à aproximação de uma nova depressão", sendo esperada uma descida da temperatura.

Sabia que pode marcar consulta de reforço sem sair de casa

Sabia que agora pode marcar uma consulta de reforço no seu Centro de Saúde sem sair de casa (através da internet).

1º Para tal terá ir até ao site do “Portal da Saúde” em www.portaldasaude.pt.

2º O passo seguinte será fazer o seu registo com todos os seus dados pessoais incluindo bilhete de identidade e nº de utente de saúde.

Como vê é bastante simples.

A partir de agora e através de um clique poderá marcar as suas consultas de "REFORÇO" no Centro de Saúde da sua área de residência.

terça-feira, 2 de março de 2010

Placa indicativa da pista do Clube Aeromodelismo Norte


Placa indicativa da pista do CAN - Serrinha - Póvoa - Pedorido
OS BONS EXEMPLOS DEVEM COMEÇAR NOS ORGANISMOS PÚBLICOS !


Foto enviada por José Manuel Vieira Soares

CM de Castelo de Paiva apoia participação de Inês Silva na 2ª eliminatória do Festival da Canção em Lisboa

Cantora paivense Inês Silva vai actuar na 2ª eliminatória do Festival da Canção 2010



A jovem cantora Inês Silva, natural de Paraíso – Castelo de Paiva, vai estar em foco na próxima quinta-feira, 4 de Março, na 2ª eliminatória do Festival da Canção 2010, actuando com a Banda Trocopasso, no grande espectáculo agendado para as 21,15h no Campo Pequeno, em Lisboa.

A artista, que participa também nas iniciativas da Associação Cultural de Sabariz - Paraíso, vai tentar a sua sorte nesta eliminatória do concurso da RTP, com vista ao apuramento da canção portuguesa para o Festival da Eurovisão, tendo na plateia o incentivo de familiares e amigos da sua terra natal.
A Câmara paivense, que colabora na materialização deste apoio à jovem cantora, congratula-se pelo facto de Inês Silva ter chegado até esta fase da selecção, e deseja-lhe o maior sucesso na sua participação.

GIRP/COliveira

segunda-feira, 1 de março de 2010

Penafiel: Centro hospitalar anuncia obras de 3ME para ampliar urgência

Penafiel, 01 de Mar (Lusa) - O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) vai ampliar em mais 500 metros quadrados o serviço de urgência (SU) da sua unidade de Penafiel”, adiantou hoje à Lusa o seu presidente.

José Alberto Marques espera que as obras, que incluem equipamento e estão orçadas em mais de três milhões de euros, estejam prontas no próximo ano.

O edifício onde funciona a urgência verá ampliada a sua área em mais de 30 por cento. A intervenção permitirá criar novos espaços de atendimento, consulta e tratamento dos doentes.

Esta ampliação, segundo o presidente do conselho de administração, procura dar resposta ao acréscimo de doentes que se verificou desde que, em 2007, foi criado o CHTS, abarcando os hospitais de Penafiel e Amarante.

Desde esse ano, o SU da unidade de Penafiel do CHTS, que conta com apoio médico e cirúrgico 24 horas por dia, além dos utentes do Vale do Sousa, passou a receber os doentes urgentes que até então eram atendidos no Hospital de S. Gonçalo, em Amarante, cuja urgência passou a ser apenas básica.

A partir dessa altura, com o aumento do número de doentes e dos profissionais envolvidos no atendimento, o espaço tornou-se insuficiente, sobretudo nos períodos de maior pressão assistencial, nomeadamente durante o inverno.

“A ampliação do serviço de urgência de Penafiel vai de encontro à estratégia de dotar o CHTS de uma urgência médico cirúrgica que possa apoiar a futura urgência básica do novo Hospital de Amarante”, acrescentou o presidente do conselho de administração.

O atual serviço de urgência da unidade hospitalar Padre Américo, em Penafiel - o maior do interior do distrito do Porto - recebe mais de 155 mil doentes por ano.

“O nosso problema neste momento é a nítida falta de espaço do nosso SU. Com a ampliação será possível avançar com uma nova configuração da urgência, dando melhores condições aos doentes e aos profissionais”, explicou José Alberto Marques.

A nova unidade hospitalar de Amarante, em fase de construção, estará pronta no primeiro semestre de 2011 e terá apenas uma urgência básica, apesar de poder contar com melhores condições técnicas da que funciona presentemente no Hospital de S. Gonçalo.

CM DE CASTELO DE PAIVA VAI COORDENAR GRUPO PARA A INICIATIVA " LIMPAR PORTUGAL "


Município de Castelo de Paiva, Juntas de Freguesia, colectividades e população envolvida no projecto

MOVIMENTO FORMADO EM CASTELO DE PAIVA
APELA Á PARTICIPAÇÃO POPULAR PARA A INICIATIVA “ LIMPAR PORTUGAL “
· abertas as inscrições online no “site” do “Limpar Portugal”, na Câmara Municipal e nas Juntas de Freguesia

A acção “LIMPAR PORTUGAL” do próximo dia 20 de Março, que será realizada por todo o país aproxima-se, sendo que o Movimento de Castelo de Paiva apela à participação e envolvimento de “Todos Paivenses”, para o nosso Concelho.

As inscrições continuam abertas online (http://limparportugal.ning.com/group/castelodepaiva), na Câmara Municipal ou nas respectivas Juntas de Freguesias, contudo solicita-se que cada participante informe o Município ou Juntas de Freguesias sobre o local onde pretende participar, com vista à recolha de informação dos meios humanos disponíveis para cada local.

Após várias reuniões, por uma questão de meios, foi decidido por unanimidade, que a CMCP passa a assumir a coordenação do Grupo de Castelo de Paiva, sendo as pessoas de contacto: Rosário Arantes (Gab. Ambiente) e Sérgio Tavares (Gab. Apoio ao Vice – Presidente), ao mesmo tempo que se criaram Subcoordenadores por Freguesia.

Foi ainda estabelecido um local para limpar por cada Freguesia, sendo que, em cada freguesia, cada sub-coordenador poderá tomar a iniciativa de limpar outros locais (se os meios e a quantidade de voluntários o permitir), ficando definido o seguinte quadro:


Freguesia Subcoordenador Local para Limpar
Fornos J.F Fornos Cais/Praia/Ilha do Castelo
Sobrado ADEP Curvite
Sardoura J.F Sardoura S. Paul
Real J.F Real e Manuel Conceição Cascavalhosa
Pedorido J.F Pedorido Entre Picão e Serrinha (antiga central eléctrica)
Paraíso J.F Paraíso Lugar de Pejão (EM503/EM504)
Bairros J.F Bairros Estrada em direcção ao Monte S. Adrião
Raiva J.F Raiva Oliveira de Arda (S.Domingos)
S. Martinho J.F S. Martinho Zona de Lazer de S. Martinho


A iniciativa irá decorrer durante a manhã do dia 20 de Março entre as 8h30 e 12h30. Entretanto, está marcada uma última reunião no dia 5 de Março pelas 21h00, no edifício da Câmara Municipal para todos aqueles que queiram juntarem-se a nós.
Participe, Vamos tornar este hábito natural!

GIRP/CO

Fortes ventos atingiram também o concelho de Castelo de Paiva


O passado sábado, 27 de Fevereiro, não foi nada meigo para os paivenses no que à meteorologia diz respeito. Sobre um nosso concelho pairou um autêntico vendaval causando inúmeros prejuízos. Nesse dia alguns paivenses tiveram um despertar diferente visto que se depararam com alguns estragos nas suas habitações e afins tais como o levantamento de telhas dos respectivos telhados ou mesmo as ditas chapas de zinco colocadas nos alpendres. Já durante a tarde, entre sensivelmente as 14h e as 18h, destacam-se prejuízos no edifício da Academia de Musica de Castelo de Paiva bem como na estufa municipal. Esta, situada na Quinta do Pinheiro, não resistiu às fortes rajadas de vento tendo sido parcialmente derrubada seguindo-se algumas árvores em seu redor. Mas, a verdade é que um pouco por todo o concelho se sentiu a força do vento tendo-se verificado, em muitos lugares, corte de energia electrica que foi sendo restabelecida durante a tarde e noite.
Também no concelho de Cinfães se sentiu a força do vento, destacando-se a queda de árvores na freguesia de Souselo tendo mesmo provocado o corte da estrada nacional nº 222 em Escamarão, situação que se manteve durante um bom par de horas durante a tarde. Tambem na freguesia de Souselo houve corte de energia electrica e aqui, em alguns lugares, esta situação prolongou-se até à 1h10m da manhã.
Felizmente para todos que, ao que sei, os danos verificados foram só materiais o que não deixou de ser um grande susto para todos.

Jorge Rocha

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Inauguração do Centro de Multiusos de Souselo


Após alguns meses acamado, faleceu no dia 1 de Fevereiro, com 93 anos de idade, o nosso prezado amigo e colaborador, senhor Manuel Caetano de Oliveira, natural e residente na freguesia de Souselo.

O seu corpo esteve na capela mortuária de Souselo, tendo, após missa de corpo presente, seguido para o cemitério local, onde foi sepultado em jazigo de família.

O Senhor Manuel Caetano de Oliveira, teve uma vida de entrega às causas associativas e autarcas.

Foi Presidente da Junta de freguesia de Souselo, antes a e após o 25 de Abril, vereador e Vice Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Presidente e fundador da Casa do Povo de Souselo, Presidente da Adega Cooperativa de Castelo de Paiva, colaborador de alguns jornais regionais (Incluindo o Miradouro) e nacionais, leccionou inglês no Externato Liceal de Cinfães, para além de outras colaborações de caris social.

A freguesia de Souselo, através dos autarcas locais, souberam reconhecer o seu mérito e deram o seu nome a uma rua de Souselo, no mandato do senhor Albino Sales (PSD) e mais recentemente ao Centro de Multiusos de Souselo, no mandato do senhor Armando Mourisco (PS). Portanto, reconhecido pelas principais tendências político-partidárias da freguesia.

Foi também um grande escritor, tendo os seus escritos ficado impressos em vários jornais, pena foi que esses mesmos escritos não tivessem sido publicados em livro!

O Senhor Oliveira, era um amigo de há 46 anos, onde tive, mais tarde, o privilégio de trabalhar com ele, após o 25 de Abril, na Junta de freguesia de Souselo. Foi o senhor oliveira que há 46 anos me arranjou, através de um amigo, o meu primeiro emprego, tinha eu 15 anos. Ficar-lhe-ei agradecido eternamente.

O Senhor Manuel Caetano de Oliveira era Marido da senhora Dª. Walda Araújo Fonseca Oliveira, pai da senhora Dª. Elzira Araújo Fonseca Oliveira e sogro do senhor Dr. Adalmiro Botelho da Fonseca.

“Em tempo de saudade, a sua vida de coragem, dedicação e doação encoraja-nos a continuar na senda dos caminhos que traçou ” Esposa, filha e genro.

Era este o texto que estava impresso nas pagelas que foram distribuídas às pessoas que assistiram ao seu funeral.

O Director e administração do Jornal Miradouro e seus colaboradores, apresentam à família os mais sentidos pêsames.

Fernando Ferreira

Homenagem a Monsenhor Carlos Resende





Numa iniciativa dos antigos alunos , ASEL, na pessoa do Dr. Adão Sequeira, foi levada a efeito uma homenagem ao cinfanense e antigo Reitor do Seminário Maior de Lamego, Monsenhor Carlos Alberto Pinto Resende, por altura do centenário do seu nascimento, em Fevereiro de 2010. Nasceu a 12 -2-1910 e faleceu a 23-8-1991.

A sessão solene de homenagem teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cinfães, no passado dia 13 de Fevereiro.

Na abertura participou o Coro do Seminário de Lamego.

Nas intervenções desta homenagem começou o Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Prof. Pereira Pinto, tendo dadas as boas-vindas a todos os presentes e falando sobre o homenageado. De seguida falou o Dr. Adão Sequeira, um dos promotores da homenagem, que fez uma grande intervenção falando sobre aquele que foi seu professor. Sugeriu ao Presidente da Câmara de Cinfães, para que dê o nome do Monsenhor Carlos Resende a uma rua ou praça da Vila de Cinfães.

O senhor Bispo de Aveiro D. António Francisco dos Santos, um cinfanense nato, numa maravilhosa intervenção, começou com palavras de apreço aos que tiveram a iniciativa daquela homenagem e falou também do homenageado e da sua família com palavras sentidas e bonitas. Apelou, ainda, ao Presidente da Câmara para que, como pediu o orador anterior, que seja dado o nome do Monsenhor a uma artéria da Vila de Cinfães.

O Coral Etnográfico de Cinfães, dirigido pelo Maestro Prof. Joaquim de Araújo Pereira Pinto fechou a sessão solene.

Seguidamente foi descerrada uma placa alusiva ao acontecimento, na casa onde residiu, frente à Igreja Matriz de Cinfães, o Monsenhor Carlos Resende.

E a terminar esta bonita homenagem foi celebrada missa pelo senhor Bispo de Lamego.

TEXTO E FOTOS: FERNANDO FERREIRA

Acção judicial de perda de mandato

Foi requerido o agendamento, para a reunião da Assembleia Municipal (AM) de Castelo de Paiva que decorreu em 24.02.2010, do ponto: "Acção judicial contra eleitos do PSD (proc. 435/07.8BEPNF); honorários escandalosos de Advogado, escolhido por elementos do PSD, cujo pagamento estes pretendem imputar aos Munícipes; pedidos de elementos e informação à Câmara Municipal; ética, legalidade e justiça no caso e nos procedimentos."

Várias foram as intervenções. Umas mais objectivas e assertivas, condenando quer o valor dos honorários em causa, quer recomendando claramente o seu não pagamento, outras mais habilidosas tentando contornar o problema, no fundo não se comprometendo. Outras mais descaradas alardeando a total legitimidade das decisões tomadas e a invocação de irresponsabilidade pelos danos.

Estamos a falar de uma factura de quase € 50.000,00.

Importa aqui sublinhar que é importante e determinante, para a análise politica deste caso, o caminho que o PSD e os seus autarcas seguiram neste processo. Os visados não procuraram defender-se, contratando um advogado, por sua conta e risco, a quem teriam de pagar, mas sim confiaram desde o início a sua defesa à Câmara Municipal – Paulo Teixeira/Presidente da AM – Lopes de Almeida. Ora a Câmara Municipal não podia tomar a seu cargo essa defesa.

É claro que a Lei confere formas de protecção e apoio aos autarcas que são demandados em Tribunal por causa do exercício dos cargos, mas...

" As despesas que constituem encargo da autarquia só poderão ser apuradas no termo da causa, visto que só nesse momento se torna exigível o apoio judiciário por parte da autarquia, em função do julgado quanto ao carácter não culposo da actuação do eleito local e do seu nexo causal com o exercício do cargo." Ou seja,...
"... não há lugar, por parte da autarquia local e ainda no decurso da acção judicial, ao pagamento de verbas ao mandatário judicial a título de provisão por conta de honorários ou para efectuação de preparos." (Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo).

Ora no caso em apreço provou-se já que houve pagamentos logo em 2007.

Por outro lado a protecção jurídica que a Lei prevê destina-se aos autarcas que são demandados judicialmente por razão do exercício do cargo, não pelo seu não exercício, como é o presente caso. Estes autarcas foram processados porque faltaram sistematicamente às reuniões da AM, em número tal que a Lei penaliza com perda de mandato.

Estas faltas dos elementos do PSD impediram que se discutissem assuntos relevantes para o município.

Assim, sem desvalorizar o valor em causa que é de facto escandaloso, é importante esclarecer as responsabilidades de quem "assumiu" a "contratação" do advogado.

Tal contratação não podia acontecer.

Exigem-se responsabilidades.

José António Rocha, Membro da AM de Castelo de Paiva

Assembleia Municipal de Castelo de Paiva aprovou REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS

ADIAMENTO DO IC 35 MOTIVOU PROTESTO UNÂNIME

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA APROVOU REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS

* TRAGÉDIA DA MADEIRA TAMBÉM FOI RELEMBRADA

A Assembleia Municipal de Castelo de Paiva na sua Sessão Ordinária da passada Quarta-Feira, aprovou o novo Regulamento e Tabela de Taxas e outras Receitas Municipais, bem como elegeu os seus representantes para a Assembleia Distrital de Aveiro e para o Conselho Cinegético Municipal.

No PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA, a Assembleia analisou a acta da sua sessão anterior, realizada no dia 30 de Dezembro últimos, discutiu assuntos gerais de interesse para o Município apresentados pelos seus membros, e aprovou um Voto de Pesar pelo inesperado falecimento de Fernando Manuel Pinto da Silva, da freguesia de Fornos, tendo também sido guardado um Minuto de Silencio em memória e respeito pelas vítimas da recente tragédia que ocorreu na Ilha da Madeira.

Foi ainda aprovado por unanimidade um VOTO DE PROTESTO e RECLAMAÇÃO pela recente decisão de adiamento do avanço da Concessão Vouga e o consequente adiamento do IC 35, uma acessibilidade gizada para estabelecer uma ligação rápida desde a A4 em Penafiel até à A25 em Sever do Vouga, servindo os concelhos de Castelo de Paiva, Arouca e Vale de Cambra.

Reunida no espaço do Salão Nobre dos Paços do Concelho, em mais uma sessão ordinária, este órgão deliberativo cumpriu a sua ordem de trabalhos, iniciada com a Apreciação de informação escrita da actividade da Câmara, apresentada pelo seu Presidente, Gonçalo Rocha, e outra sobre a situação financeira do Município, seguindo-se a eleição de dois representantes na Assembleia Distrital de Aveiro, tendo sido eleitos José Manuel Lopes de Almeida, presidente da AM, e Artur Freitas de Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Pedorido.
Outro ponto da agenda foi a designação de um representante para o Conselho Cinegético Municipal, de entre os autarcas das freguesias, tendo a escolha recaído no autarca da Junta de Sobrado, José António Sousa.
Seguiu-se a discussão do Regulamento e Tabela de Taxas e outras Receitas do Município, e da respectiva fundamentação económica e financeira, documentos que foram aprovados por unanimidade, tal como o Seguro de Acidentes Pessoais dos Membros da Assembleia Municipal.
O último dos assuntos da agenda de trabalhos, e que também esteve em debate, foi a “Acção Judicial contra os eleitos do PSD ( proc. 435/07.8BEPNF ) - honorários escandalosos de advogado, escolhido por elementos do PSD, cujo pagamento estes pretendem imputar aos munícipes – pedidos de elementos e informação à Câmara - ética, legalidade e justiça no caso e nos procedimentos”.

GIRP/COliveira

Cortejos para angariações de fundos

Tendo em conta o Complexo Social que está em construção em Nespereira, a sua mais valia e os seus objectivos para os Nespereirenses e Cinfanenses em particular e para toda a comunidade local em geral, a ASSRNespereira com a colaboração valiosa da população local a ASSRNespereira vai levar a cabo os Grandes Cortejos de angariação de fundos para este importante equipamento.

Com as Respostas Social de Lar (40 utentes); Serviço de Apoio Domiciliário (65 utentes) e Creche (33 utentes) vai tornar-se numa referência local de grande valia potenciando o emprego e a economia regional.

Os cortejos de Nespereira são sempre muito generosos e participativos permitindo aferir da grande solidariedade e empenho desta localidade nas causas pelas quais luta. A sua participação na Organização, nas oferendas, na aquisição dos produtos a leilão é deveras fundamental para que a causa social possa continuar e que a breve trecho seja possível disponibilizar esta grande obra à população.

Têm sido fundamentais todos os apoios que a mesma tem merecido: I Seg. Social(Programa Pares) ; Município de Cinfães; Freguesia de Nespereira; População local que tem aderido de forma exemplar a todas as solicitações, mas no entanto uma obra desta dimensão tem muitas necessidades e para as colmatar contamos com todos

Também é importante a voz que leva estas causas e estas organizações a todos os cantos…pois quantos mais ouvirem mais serão a comunicar…. DIVULGUE…

Em Nespereira - Cinfães

14 Mar 2010 | 1.º Cortejo | Largo S. Brás | Com ofertas das zonas de Carvalhais, Azibozo, Vila Chã, Cruz, Feira-Franca, Borralhal, Vista Alegre, Feira, Granja, Fundo de Vila, Vales e Pereira

11 Abr 2010 | 2.º Cortejo | Largo Sta. Marinha | Com Ofertas das Zonas de Ervilhais, Pindelo, Outeiro, Pertença, Sta. Marinha, Lourosa e Paradela

Madeira; Materiais de Construção; Fumeiro Caseiro e regional; Plantas e muito mais.

Animação e muita boa disposição por toda a tarde

Não falte

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva