sábado, 28 de março de 2009

RASMUS GULDHAMMER PARTE DE AMARELO DE CASTELO DE PAIVA


O dinamarquês Rasmus Guldhammer é a primeira camisola amarela do Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa, competição inserida na Taça das Nações Sub 23. O chefe de fila da selecção nórdica venceu a primeira etapa entre Penafiel e Paredes na distância de 112,7 Km e também todas as classificações do dia. Guldhammer de 20 anos foi o único corredor no pódio depois de vencer isolado a chegada a Paredes, a classificação da montanha, a geral por pontos e o prémio da juventude. Surpreendido com a temperatura que veio encontrar no norte de Portugal e fascinado pela paisagem, Rasmus Guldhammer declarou que o dia “não podia ter corrido melhor” para, logo depois, acrescentar que tenciona manter a liderança apesar de estar consciente dos ataques que vão existir. Hoje, ele vai partir de amarelo, na liderança da prova, para a 2ª Etapa da prova, a partir de Castelo de Paiva, ás 11h30, no Largo da Feira…


COliveira-GICMCPV

Ciclismo Internacional Sub 23

Nações à conquista da Rota do Românico do Vale do Sousa
Catorze equipas em representação de dezoito países começam amanhã, em Penafiel, o 3º Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa, prova inaugural da Taça das Nações em ciclismo Sub 23,
Portugal, vencedor em 2008 deste troféu internacional organizado no âmbito da UCI – União Ciclista Internacional vai começar por defender o título ao alinhar na prova portuguesa com duas jovens e renovadas equipas. O estatuto de país anfitrião permite-lhe participar com duas selecções (A e B).
Joaquim Gomes, director do Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa acalenta fortes expectativas para esta terceira edição da corrida:
“A Taça das Nações é a principal competição de Sub-23 a nível mundial e, mais uma vez, começa no nosso país. Encontrámos no projecto Rota do Românico do Vale do Sousa o parceiro ideal para uma realização desta natureza, o que representa uma aliança feliz e saudável entre o desporto e a cultura com a qual esperamos ajudar a promover este projecto tão interessante. Acredito que a juventude e todos os que acompanham o fenómeno ciclista e que vão seguir esta competição vão estar atentos e prestar a devida atenção ao objectivo cultural que está aliado à prova.”
A competição é organizada pela PAD - Produção de Actividades Desportivas com o apoio dos seis municípios (Penafiel, Paredes, Castelo de Paiva, Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras) da Comunidade Urbana do Vale do Sousa ao qual pertence o projecto Rota do Românico.
Além de Portugal vão marcar presença no Grande Prémio de Portugal a Espanha, Colômbia, Holanda, Alemanha, Dinamarca Luxemburgo, França, Rússia, Eslovénia, Ucrânia e Bielorrússia. O Centro Mundial de Ciclismo, escola de formação da União Ciclista Internacional, estará também representado com uma equipa multinacional constituída por corredores da Moldávia, Hungria, Estónia, República Checa, África do Sul e Uzbequistão. Cada formação pode participar com seis corredores com idades inferiores a 23 anos.
Mais de 350 km entre história e arquitectura Românica
Esta sexta-feira discute-se a primeira das três etapas do 3º Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa. A partida será dada em Penafiel às 11h30 e chegada a Paredes está prevista para depois das 14h30. O pelotão sairá do Largo da Feira, em Penafiel, para pedalar 112,2 quilómetros onde estão incluídas contagens de montanha de 3ª e 4ª categoria. As metas volantes estão instaladas em Rio Mau, Paredes e Paço de Sousa. A chegada a Paredes vai acontecer no Parque José Guilherme situado no centro da cidade.
O segundo dia de prova terá início em Castelo de Paiva e será mais propício a roladores. Ao longo de 113,6 quilómetros há apenas duas contagens de montanha de 4ª categoria. As metas volantes estão instaladas na passagem por Canedo, Torre e Lordelo. A meta da segunda etapa estará enquadrada pelo centro de exposições de Paços de Ferreira que vai assistir, sábado, por volta das 14 horas, à chegada dos corredores.
Para domingo está reservada a etapa mais dura e também a mais longa, com 136 quilómetros. Lousada irá assistir à partida do pelotão, às 11h30, no largo da Feira, mesmo em frente às piscinas. Fafe, Fermil e Mota são pontos estratégicos no percurso por serem locais de metas volantes ainda que as principais dificuldades estejam reservadas para os prémios de montanha. O Alto de Lameira será o primeiro topo para medir forças ao pelotão e depois surgirá a escalada mais íngreme, de 2ª categoria, para Outeiro. Já muito perto do fim, os corredores terão de trepar ao alto de Stª Quitéria, em Felgueiras, onde vai terminar a tirada e onde estará como habitualmente o palco da cerimónia de consagração dos vencedores do Grande Prémio de Portugal.
O 3º Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa é uma organização PAD que vai decorrer sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo e do Instituto do Desporto de Portugal e com o apoio empenhado dos municípios da Comunidade Urbana do Vale do Sousa.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Notícias sobre Cinfães

Dia Mundial do Teatro na Lerlândia
O Dia Mundial do Teatro será assinalado hoje, dia 27, na LerLândia, Feira do Livro de Cinfães, com o espectáculo “Histórias da Nossa Terra”, pelo grupo Turma da Noite.
Os utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Município vão assistir à apresentação da companhia amadora de teatro de Cinfães.
A comemoração do Dia Mundial do Teatro coincide com o encerramento da LerLândia, a decorrer desde 17 de Março no Largo da Fonte dos Amores.

Férias com cinema e histórias
A Casa da Cultura de Cinfães irá receber cinema e ateliês temáticos, como a narração e a dramatização de histórias, para preencher as Férias da Páscoa. As actividades estão agendadas para o período entre 30 de Março e 9 de Abril (consultar programa em anexo).
Também no âmbito da programação Páscoa Cinfães 2009, as Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico de Fonte Coberta, de Meridãos e de S. Cristóvão de Nogueira, vão promover actividades de ocupação das férias lectivas.

Nova exposição e “tapetes contadores de histórias”
O Museu Serpa Pinto vai receber, na próxima quarta-feira, dia 1 de Abril, a exposição “Artes Plásticas”, com trabalhos de alunos do 7º ano da Escola Secundária de Cinfães. A mostra será aberta às 14h30.
O Dia Mundial do Livro Infantil, 2 de Abril, será assinalado, em Cinfães, com “O tapete contador de histórias”, com narração de Ângela Moreira. A actividade será itinerante, da parte da manhã, e estará na Casa da Cultura a partir das 14h30.

Corta-Mato da Páscoa em Tendais
A 14ª edição do Corta-Mato da Páscoa, prova de atletismo organizada pela Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais, vai realizar-se a 4 de Abril. A iniciativa decorrerá no circuito Carlos Resende, na Malhada, em Tendais, a partir das 14h00.
GAP

Paredes assinala Dia Nacional do doente com AVC - 31 de Março

Dia Nacional do Doente com AVC
No próximo dia 31 de Março celebra-se o “Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral” em Paredes.
O Município de Paredes e a SPAVC, em colaboração com o Hospital da Misericórdia de Paredes, a CESPU, os Laboratórios Carlos Torres e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, assinalam o dia com a realização de rastreios dos principais factores de risco vascular e uma sessão de informação dirigida ao público, sobre a 1ª causa de morte em Portugal.

PROGRAMA:

9h00 - 16h00 - Rastreios Gratuitos

- Electrocardiogramas
- Determinação de Tensão Arterial
- Nutricionismo
- Despiste de Infecção Dentária
- Determinação no Sangue dos valores de colesterol, triglicerídeos e glicose


16h00 - Sessão Pública
"Aprenda o fundamental sobre o AVC"
"A importância de uma alimentação saudável"
Testemunhos


Organização e Apoios:

Sociedade Portuguesa do AVC
Pelouro da Saúde da CMP
Hospital da Misericórdia de Paredes
CESPU
Laboratórios Dr. Carlos Torres
Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação
Bombeiros Voluntários de Paredes

quinta-feira, 26 de março de 2009

Obra de beneficiação do Caminho das Curtinhas decorre em bom ritmo e reparação de passeios na Vila

Uma obra há muito reclamada na freguesia de S. Martinho
Beneficiação do Caminho das Curtinhas decorre em bom ritmo
Reparação de passeios na Vila já começou


O Vice – Presidente da CM de Castelo de Paiva, Rui César Castro esteve ontem na freguesia de S. Martinho, onde tomou contacto com algumas obras que estão em curso, nomeadamente o Caminho das Curtinhas, um acesso que finalmente está a ser beneficiado, e cujas obras decorrem a bom ritmo, estando a empreitada na fase de construção de muros de suporte, e preparação do piso para posterior pavimentação. Trata-se de uma obra importante que a Câmara Municipal está agora a promover, desde sempre reclamada na freguesia de S. Martinho, que vai permitir que a população desta zona da freguesia tenha um acesso mais digno, sendo uma empreitada que vai ultrapassar os 128 mil euros de investimento.O autarca paivense recordou também o Caminho da Devezinha, que será alvo de uma intervenção municipal, aguardando-se agora, uma intervenção da EDP neste acesso, ao mesmo tempo que deu conta das obras de recuperação e arranjos dos passeios junto ao Palácio da Justiça, na zona urbana da vila, que a Câmara Municipal está a promover através de administração directa, assim como o arranjo nos jardins da avenida principal, junto ao monumento do Marmoiral da Boavista.

COliveira/ GIRP

quarta-feira, 25 de março de 2009

Notícias sobre Cinfães


Taxistas vão sinalizar abandono de resíduos e de veículos
Os taxistas do Município de Cinfães vão passar a comunicar à Câmara Municipal casos de “abandono de resíduos e de veículos em fim de vida” que encontrem pelo concelho. Responsabilidade enquadrada na contratualização de prestação de serviços entre a Autarquia e os proprietários de táxis, dada a ocorrência “cada vez mais frequente” de abandono de resíduos e de veículos.
À semelhança da contratualização celebrada em anos anteriores, os serviços a prestar pelos taxistas continuam a compreender “a promoção publicitária alusiva ao Município de Cinfães, a inscrever na respectiva viatura de serviço; a comunicação, junto dos serviços da Câmara Municipal, de ocorrências referentes à sinalização ou ao tráfego e de outras ocorrências que se verifiquem nas vias públicas, nomeadamente queda de árvores e de postes de iluminação, rupturas de água ou outras; e a comunicação, aos Bombeiros Voluntários de Cinfães ou de Nespereira, de ocorrências que justifiquem a intervenção daquelas associações humanitárias”.
A prestação de serviços será adjudicada por ajuste directo, pelo prazo de um ano, num montante global de 10 mil euros (500 euros por táxi).

32 mil euros para comparticipar viaturas
A Câmara Municipal de Cinfães irá comparticipar a aquisição de viaturas pela Junta de Freguesia de Travanca, pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nespereira e pelo Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos, num total de cerca de 32 mil euros:
Junta de Freguesia de Travanca
- Viatura de 9 lugares: 31.633,33 euros (sem IVA);
- Comparticipação da Autarquia: 40 por cento do valor (12.653,33 euros).
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nespereira
- Veículo ligeiro: 38.301,78 euros (sem IVA), que inclui a respectiva transformação e comunicações;
- Comparticipação da Autarquia: 15.320,71 euros.
Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos
- Viatura: 12.166,63 euros (sem IVA);
- Comparticipação da Autarquia: 40 por cento do valor (4.866,65 euros).
Os respectivos protocolos de cooperação foram assinados a 20 de Março, nos Paços do Concelho.
Obra por ajuste directo em Oliveira do Douro
A obra do Caminho Municipal de Castanheira – Paredes, em Oliveira do Douro, será adjudicada por ajuste directo, com preço base de 111.530,00 euros.
Empresas convidadas a apresentar propostas: Higino Pinheiro & Irmão, Lda.; Urbitâmega – Sociedade de Construções do Tâmega, Lda.; Cunha Duarte, SA; Eulacorte – Construções Duriense, Lda.; Inersel – Construções, SA.
4500 euros para iluminação
A EDP informou a Câmara Municipal de Cinfães dos custos da comparticipação da Autarquia nos trabalhos de ampliação de rede BT/IP (Baixa Tensão/Iluminação Pública) nas freguesias da Gralheira, de S. Cristóvão de Nogueira e de Souselo, num valor total de 4500 euros, aproximadamente:
Gralheira
- Rua do Ribeirinho (330,19 euros); Zona do Curral (200,99); Rua do Espichinho (351,73); Estrada Municipal (308,66); Eira do Adro (193,81).
Souselo
- Ligação de Balteiro a Sobrado (1708,39 euros); Lugar do Pedral (308,66).
S. Cristóvão de Nogueira
- Rua de Valbom de Cima a Chão do Aido (638,85); Outeiro de Cerdeiras (452,22).
15 mil euros em subsídios
A Câmara Municipal de Cinfães vai disponibilizar cerca de 15 mil euros a juntas de freguesia, associações do concelho e à Fábrica da Igreja Paroquial de Alhões para actividades várias:
Maio Cultural 2009
- 3 mil euros para a iniciativa Maio Cultural 2009, promovida pela Junta de Freguesia de Nespereira. Maio Cultural tem um orçamento de 17.550,00 euros.
Corta-Mato da Páscoa
- 900 euros (30 por cento do orçamento de 3 mil euros) para a 14ª edição do Corta-Mato da Páscoa, prova de atletismo organizada pela Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais. A prova está agendada para 4 de Abril, no circuito Carlos Resende, na Malhada.
Centro de Animação em Alhões
- 9.962,58 euros (20 por cento do valor referente a quatro autos de medição dos trabalhos: 49.812,92 euros) para comparticipar as obras de recuperação da Residência Paroquial de Alhões para Centro de Animação, por solicitação da Fábrica da Igreja local. O projecto recebeu garantia de financiamento pelo Programa Leader +, através da ADRIMAG (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira), no valor de 24.437,32 euros.
Limpeza do Rio Paiva
- 500 euros para que a Junta de Freguesia de Souselo proceda à limpeza do Rio Paiva, nas zonas frequentadas pelos veraneantes.
Sanitários e recinto do S. Pedro do Campo
- 1500 euros atribuídos à Junta de Freguesia de Tendais para abertura e limpeza dos sanitários e recinto do S. Pedro do Campo, no período entre 15 de Maio e final do mês de Setembro.

Associações recebem equipamento de Boccia Sénior

As associações do concelho com valência de Lar de Idosos ou de Centro de Dia, aderentes do programa Envelhecer em Cinfães, começaram a receber equipamento de Boccia Sénior para a promoção da actividade física dos utentes.

A Associação de Infância e 3ª Idade de S. Sebastião, da freguesia de S. Cristóvão de Nogueira, recebeu o material desportivo ontem, 24 de Março (ver fotografia).

O equipamento para a prática de Boccia Sénior, adquirido pela Câmara Municipal de Cinfães por cerca de 1500 euros, também será entregue à Associação de Solidariedade Social de Souselo, ao Centro Social e Paroquial de Tendais e à Santa Casa da Misericórdia de Cinfães.

Segundo a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC), responsável pela promoção da modalidade em Portugal, Boccia Sénior é um jogo “que pode ser jogado em singulares ou em equipas de três jogadores”. São distribuídas “6 bolas vermelhas para uma equipa e 6 azuis para a equipa contrária. Existe ainda uma bola branca, que é a bola-alvo, e que é atirada, à vez, por cada uma das equipas, seguindo-se as bolas de cor”; “o objectivo é lançar as bolas de cor o mais próximo possível da bola branca”; “cada jogo possui quatro 'sets' nos jogos de singulares e seis 'sets' nos jogos de equipas”; “os pontos contam-se no final de cada 'set', sendo atribuído um ponto por cada bola que esteja mais próxima da bola branca até ser encontrada a primeira do adversário”.

Artesanato, Gastronomia e Vinho Verde entre 17 e 19 de Julho

A XIII Feira de Artesanato, Gastronomia e Vinho Verde, promovida pela Câmara Municipal de Cinfães, irá decorrer nos dias 17, 18 e 19 de Julho.

A organização anuncia a instalação de “stands de artesanato, de vinho verde e de restaurantes” e a realização de jogos tradicionais e de animação musical e de rua.

A iniciativa, a realizar no espaço da feira quinzenal da vila de Cinfães, está orçada em 75 mil euros.


Contos Serranos e Ribeirinhos, “livro em forma de contos”

O livro Contos Serranos e Ribeirinhos, de José Oliveira, será apresentado no próximo sábado, dia 28, pelas 15h00, na Casa da Cultura de Cinfães.

Segundo a divulgação promocional, Contos Serranos e Ribeirinhos “é um livro que conta, precisamente, a vida das aldeias por onde o autor viveu parte da sua vida. As pessoas, as histórias e os saberes de um povo figuram neste livro em forma de contos”.
G.A.P.

No dia 20 de Março, com o patrocínio da Junta de Freguesia de Sobrosa, as escolas e infantários de Sobrosa e Lar da Terceira Idade, juntaram-se no Jardim-de-infância de Igreja para celebrar esse dia.
A manhã esteve recheada de actividades: jogos tradicionais, praticou-se desporto, aprendemos a tratar bem as plantas e as árvores e brincamos imenso naquele espaço maravilhoso.
No final da manhã contamos com a presença do Presidente da Junta de Freguesia André e o Vereador da Cultura o Dr. Pedro Mendes, onde embelezamos o espaço com a plantação de árvores. Foi uma manhã recheada de aventuras e de conhecimentos!!!

GICMP

A Páscoa na Casa da Cultura de Paredes

A Casa da Cultura de Paredes vai dinamizar entre os dias 30 de Março a 9 de Abril um conjunto de actividades para crianças dos 6 aos 12 anos. Pretende-se despertar o interesse dos mais novos para a actividade cultural do concelho.Neste sentido, as crianças poderão usufruir de oficinas temáticas como a Expressão Dramática; a Expressão Plástica e a Hora do Conto.
Promete-se momentos felizes de pura diversão, jogo e criatividade!
•Horário das Actividades:
Segunda-feira a Sexta-feiraPeríodo da Manhã: 8h45 às 12h45Período da tarde: 13h45 às 18h00
•Preço: 10€
GICMP

terça-feira, 24 de março de 2009

CM Castelo de Paiva promoveu Conferência de Imprensa para apresentar prova do Campeonato Nacional de Montanha

Castelo de Paiva vai acolher prova do Circuito Nacional de Montanha
CM, Grupo Desportivo e Associação CJ.Clark’s promoveram Conferência de Imprensa
1ª Corrida das Vindimas será a 20 de Setembro



A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, o Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e a Associação CJ. Clark's promoveram ontem, ao final da tarde, no espaço do Auditório da Biblioteca Municipal, uma Conferência de Imprensa para apresentação pública da jornada do Circuito Nacional de Montanha, que terá lugar no concelho, a 20 de Setembro do corrente ano. Trata-se da 1ª Corrida das Vindimas, uma prova de grandeza nacional, que estas três entidades, unidas no objectivo único de incentivar a modalidade e divulgar as potencialidades do concelho, decidiram assumir, com a esperança de concretizar um grande sucesso desportivo que possa projectar Castelo de Paiva.Manuel Rocha, Vereador do Desporto da edilidade paivense, Manuel Vieira, do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e Adélia Tavares, da Associação CJ. Clark's, já se congratularam pelo facto de Castelo de Paiva ter a oportunidade de acolher, no seu território, uma prova de grande impacto desportivo, e mostraram-se esperançados que ela venha a ser um êxito, não só a nível de participantes nos diversos escalões, mas também a nível organizativo.Recorde-se que o Circuito Nacional de Montanha Salomon 2009 é uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, da empresa “ Terras de Aventura “ e das diversas entidades, autarquias e colectividades, que organizam cada uma das 12 provas que integram o calendário deste circuito nacional. Manuel Vieira falou da parte mais técnica da prova, com um percurso com grau de dificuldade média e que será gizado pela organização, devendo rondar os 14 km e privilegiando zonas de paisagens emblemáticas nas freguesias de Real, Bairros e Sobrado, podendo até contemplar algumas quintas da região, sendo certo que o espaço do Largo do Conde, na urbe paivense, será o cenário definido para a partida e chegada dos atletas. Os títulos já conquistados nas modalidades de escalada e montanhismo são, segundo Manuel Vieira, um argumento de peso para encarar este desafio com optimismo, coragem e empenhamento, por forma a que a jornada paivense seja recordada como uma corrida bem organizada e com uma forte participação. Adélia Tavares mostrou-se satisfeita pelo facto da Associação Desportiva C.J. Clark’s ter sido chamada a dar a sua colaboração nesta jornada desportiva de reconhecida grandeza e realçou estar convicta de que a prova será um sucesso, devendo ser encarada como a grande festa do atletismo em Castelo de Paiva, daí que todos devem colaborar para que tudo corra pelo melhor. Já o Vereador Manuel Rocha, elogiou a forma como o Grupo Desportivo e a AD da CJ Clark’s assumiram este desafio desportivo, referindo que, a partir de agora, há muito trabalho pela frente para que, em Setembro, tudo esteja a postos, para receber a 11ª prova do Circuito Nacional de Montanha, destacando que a autarquia paivense está orgulhosa de receber esta corrida no seu território, daí o envolvimento total por parte da edilidade. Por sua vez o presidente Paulo Teixeira, não deixou de se congratular pelo facto desta corrida de âmbito nacional esteja associada às vindimas e referiu que a parceria assumida com ambas as colectividades, com larga experiência na modalidade e com provas dadas na competição ao mais alto nível, é a melhor garantia de que a jornada paivense do Circuito Nacional de Montanha vai ser um êxito e que terá grande adesão. O autarca aproveitou ainda, a ocasião desta apresentação pública, para abordar a possibilidade de ser utilizado um terreno na zona urbana da vila, para a prática do atletismo ou de outras modalidades cuja prática se possa adequar a esse espaço central, considerado com enorme potencial para a promoção desportiva.A CM de Castelo de Paiva, o Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e a Associação Desportiva CJ. Clark’s vão, mais adiante, e já com a presença de responsáveis da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada e da empresa Terras de Aventura, fazer o ponto da situação e relatar o trabalho que for desenvolvido para a concretização desta prova nacional a ter lugar em Setembro.


GIRP/Carlos Oliveira

TAÇA DAS NAÇÕES EM CICLISMO VISITA CASTELO DE PAIVA NO PRÓXIMO SABADO


Ciclismo Internacional Sub 23 passa por Castelo de Paiva


Rota do Românico do Vale do Sousa vai receber Taça das Nações


Segunda etapa começa ás 11h30 no Parque da Feira, em Sobrado




Foi recentemente apresentado, no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, o 3º Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa, tendo marcado presença, por parte da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, o Vereador do Pelouro do Desporto, Manuel Rocha, entre outros responsáveis políticos dos municípios que integram a Comunidade Urbana do Vale do Sousa. Nos próximos dias 27, 28 e 29 de Março, a Região do Vale do Sousa recebe a primeira prova da Taça das Nações em ciclismo Sub 23 sob a designação de 3º Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa. Esta será a primeira de sete corridas para selecções que incluem o troféu internacional esta temporada, cabendo à selecção nacional a defesa do título após o triunfo do ano passado. Em 2008, Portugal concluiu a Taça das Nações com um somatório de 145 pontos relegando potências do ciclismo internacional como a Itália (107) e a França (100) para as posições secundárias do pódio. Vão estar representados na prova portuguesa 18 países formando um pelotão de 82 ciclistas. Além das duas selecções de Portugal (A e B) que podem participar ao abrigo do estatuto de país anfitrião, vão marcar presença a Colômbia, Holanda, França, Eslovénia, Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Luxemburgo, Dinamarca, Alemanha e Espanha.O Centro Mundial de Ciclismo, escola de formação da União Ciclista Internacional, estará também representado com uma equipa multinacional constituída por corredores da Moldávia, Hungria, Estónia, República Checa, África do Sul e Uzbequistão. Cada formação pode participar com seis corredores com idades inferiores a 23 anos. A competição, uma das maiores manifestações desportivas mundiais para o ciclismo desta categoria, é organizada pela PAD - Produção de Actividades Desportivas com o apoio dos seis municípios da Comunidade Urbana do Vale do Sousa (Penafiel, Paredes, Castelo de Paiva, Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras). A nível individual Vítor Rodrigues venceu as duas edições anteriores do Grande Prémio de Portugal mas, este ano, não poderá participar devido ao limite de idade, facto que acontece com outros bons valores que contribuíram para o sucesso nacional, nomeadamente Rui Costa.




Castelo de Paiva acolhe partida da 2ª etapa da prova

O 3º Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa será discutido em três etapas com a extensão total de 361,9 quilómetros delineados entre a magnificência do património histórico e arquitectónico, assim como das paisagens deslumbrantes da região. As primeiras pedaladas vão acontecer entre Penafiel e Paredes. A primeira etapa, 27 de Março, tem um grau de média dificuldade. Às 11h30, o jovem pelotão sairá do Largo da Feira para pedalar 112,2 quilómetros onde estão incluídas contagens de montanha de 3ª e 4ª categoria. As metas volantes estão instaladas em Rio Mau, Paredes e Paço de Sousa. A chegada ao Parque José Guilherme, no centro da cidade de Paredes, vai acontecer pouco antes das 14h30. O segundo dia de prova terá início em Castelo de Paiva e será mais propício a roladores. A partida está marcada para as 11h30 no Largo da Feira na urbe paivense e ao longo de 113,6 quilómetros há apenas duas contagens de montanha de 4ª categoria. As metas volantes estão instaladas na passagem por Canedo, Torre e Lordelo. A meta da segunda etapa estará enquadrada pelo centro de exposições de Paços de Ferreira que vai assistir, sábado, 28 de Março, pouco depois das 14 horas, à chegada dos corredores. Para o último dia está reservada a etapa mais dura e também a mais longa, com 136 quilómetros. Lousada irá assistir à partida do pelotão, às 11h30, no largo da Feira, mesmo em frente às piscinas. Fafe, Fermil e Mota são pontos estratégicos no percurso por serem locais de metas volantes ainda que as principais dificuldades estejam reservadas para os prémios de montanha. O Alto de Lameira será o primeiro topo para medir forças ao pelotão e depois surgirá a escalada mais íngreme, de 2ª categoria, para Outeiro. Já muito perto do fim, os corredores terão de trepar ao alto de Stª Quitéria, em Felgueiras, onde vai terminar a tirada e onde estará como habitualmente o palco da cerimónia de consagração dos vencedores do Grande Prémio de Portugal. O presidente da CM de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira já se congratulou com este grande evento desportivo, que vai também percorrer as estradas do concelho. O edil paivense realça que, “ desde sempre que o ciclismo foi um desporto único e muito especial. Quanto mais não seja porque vai aonde não chegam outras modalidades desportivas, percorre locais inóspitos e leva a festa do desporto às ruas, ao contacto com a população. E de forma gratuita…”. “ O ciclismo congrega os valores da vitória, o espírito de equipa e potencia o convívio por onde passa, ajudando a divulgar e a promover as regiões “, destaca ainda o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva que, neste contexto, aproveita para “ felicitar a organização do “ 3º Grande Prémio de Portugal – Rota do Românico do Vale do Sousa “, e desejar a todos BOAS VINDAS a Castelo de Paiva, um concelho que se ufana de acolher a partida da 2ª etapa da prova “. “ Estou certo – sublinha ainda o líder do Executivo Paivense – que esta Taça das Nações, é uma grande aposta para valorizar e projectar no plano internacional a Rota do Românico á qual orgulhosamente pertencemos… “.


GIRP/Carlos Oliveira

Autarquia paredense assinalou Dia da Árvore

A Câmara Municipal de Paredes levou a cabo um vasto conjunto de iniciativas para assinalar o Dia Mundial da Árvore.
A manhã do dia 20 de Março, ficou marcada por plantação de árvores no Cruzeiro de Meda, em Lordelo, que contou com a presença de todas as escolas do Agrupamento de Lordelo; na escola E.B. 2/3 de Rebordosa, a convite dos Móveis Fijô e no JI de Igreja, Sobrosa.
O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, e o vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, Pedro Mendes, acompanharam as iniciativas que juntaram, de resto, centenas de crianças, que contribuíram, deste modo, para tornar o concelho mais verde e mais limpo.
Refira-se que a promoção do desenvolvimento de comportamentos cívicos e de participação activa na defesa da natureza e na resolução de problemas de cariz ambiental, por parte da população adulta e, essencialmente dos extractos mais jovens, constitui um dos objectivos, ao qual a Câmara Municipal de Paredes atribui a maior importância.

GICMP

segunda-feira, 23 de março de 2009

Este fim de semana jogou-se a 9ª Jornada do INATEL

CAMPEONATO DO INATEL IIª CATEGORIA - ZONA NORTE 9ª JORNADA
“ REAL” COM GOLEADA À MODA ANTIGA, (0-7)
Uma jornada pobre para as equipas do concelho de Castelo de Paiva em termos de resultados.
Nesta jornada apenas Paraíso e Folgoso pontuaram e na condição de visitantes.
O Paraíso conseguiu um excelente resultado em Milheiros de Poiares frente ao Milheiros ao empatar a uma bola, já o Folgoso copiava o seu vizinho de Pejão ao empatar com o mesmo resultado em Escapães frente ao JUAT. Menos sorte na sua deslocação ao Vale, teve a Casa do Povo da Raiva que não foi além de uma derrota frente ao líder do campeonato por 3 - 0
De mal a pior parecem estar os de Real, mais uma derrota com goleada e por 7 – 0, frente ao Real da Praça, um adversário do seu campeonato, numa tarde infeliz para o guarda-redes Rolando.
Surpreendente foi sem duvida a do Vila Verde no seu reduto frente a um adversário directo na luta pelos lugares de destaque neste campeonato, dando assim à formação a oportunidade do Mozelos se aproximar dos seus conterrâneos da Feira.
Quando se diz que as formações da Feira assumem uma certa superioridade em relação ás equipas de outros concelhos não só nesta categoria como também na I ª do INATEL, como também noutros campeonatos de futebol e não só, esta, uma pura realidade e a razão vamos trazer já na próxima semana para que os nossos leitores percebam o porquê desta veracidade.
Outros resultados
Real da Praça – Real 7 – 0
Milheiros de Poiares – Paraíso 1 – 1
V C Perrinho – Arrifana 0 – 4
Vale – Raiva 3 – 0
JUAT – Folgoso 1 – 1
Vila Verde – Mozelos 1 – 3
Classificação após a 9ª Jornada
Vale – 0
Arrifana – 5
Milheiros de Poiares – 13
Mozelos – 14
Real da Praça – 15
Paraíso – 16
Vila Verde – 17
Raiva – 17
JUAT – 18
Folgoso – 18
Real – 20
Perrinho – 23
Próxima jornada 10ª dia 28
Real – Mozelos (dia 29)
Folgoso – Vila Verde
Raiva – JUAT
Arrifana – Vale
Paraíso – Perrinho
Real da Praça - Milheiros
António Pinto

26 de Março, Parque da Cidade de Paredes

Corta – Mato Municipal da Pequenada

Após o êxito assinalável que constituiu a 1ª edição do Corta-mato Municipal da Pequenada, no ano lectivo anterior e que se traduziu numa jornada memorável de promoção de actividade física e criação de hábitos de vida saudável justifica-se, no Programa Municipal de Actividade Física e Desportiva deste ano, a repetição do evento.
Recorde-se que os participantes manifestaram um excelente desempenho desportivo e não se pouparam a esforços, quer durante as suas provas, quer no apoio aos restantes colegas.
O II Corta – Mato Municipal da Pequenada realiza-se no dia 26 de Março, no Parque da Cidade de Paredes.
Organizado pelo Pelouro da Educação contará com o apoio dos alunos do Curso Tecnológico de Desporto da Escola Secundária de Vilela e da Empresa Geração Aventura.
Procurando igualar-se o envolvimento da edição anterior pretende-se, nesta segunda edição, proporcionar a 800 crianças que frequentam as Actividades de Enriquecimento Curricular, em representação de 51 escolas do primeiro ciclo que integram os agrupamentos verticais de Lordelo, Rebordosa, Cristelo, Sobreira, Baltar e Paredes, mais uma vivência enriquecedora da sua formação.
A todos os alunos serão distribuídos suplementos alimentares e prémios de presença. Do programa farão parte oito provas, sendo agrupados os alunos por diferentes anos lectivos e sexo.
HORÁRIO DAS PROVAS
10H00 – Prova para 1º ano de escolaridade/feminino
10H10 – Prova para 1º ano de escolaridade/masculino
10H20 – Prova para 2º ano de escolaridade/feminino
10H30 – Prova para 2º ano de escolaridade/masculino
10H45 – Prova para 3º ano de escolaridade/feminino
11H00 – Prova para 3º ano de escolaridade/masculino
11H15 – Prova para 4º ano de escolaridade/feminino
11H30 – Prova para 4º ano de escolaridade/masculino
11H45 -Entrega de prémios
GICMP

Associação Desportiva do Couto Mineiro


Nota de Imprensa Terminou em sucesso mais uma participação de Castelo de Paiva na Meia e Mini Maratona de Lisboa 2009. A Associação Desportiva do Couto Mineiro levou 57 paivenses de várias freguesias a Lisboa,para marcar presença do concelho de Castelo de Paiva neste evento internacional que já vai na sua 19º edição. Foi um dia de convivio que cmeçou bem cedo - pelas 4 horas da manhã e terminou para lá das 21h00 de ontem. Para além da prova, o passeio e o convívio foram um sucesso, deixando a vontade de vltar para o ano. A Associação Desportiva do Couto Mineiro participou nas duas principais provas, colocando 2 atletas na Meia Maratona - José Maria Vilhena (966 566 550) e Marco Batista (963 667 415) - e o restantes 55 na Mini Maratona,tendo todos dignificado Castelo de Paiva, chegando ao fim e trazendo cada uma a sua medalha.

NÃO FAÇA QUEIMADAS - PORTUGAL SEM FOGOS DEPENDE DE TODOS

Na sequência das informações do Instituto de Meteorologia relativamente à continuação do tempo quente e seco, especialmente no Norte de Portugal, a Autoridade Nacional de Protecção Civil apela e recomenda a toda a população que face à presente situação meteorologia, não se façam queimadas, borralheiras, queimas de sobrantes, limpeza de terrenos ou outras actividades que impliquem o uso do fogo em zonas florestais, de matos ou agrícolas.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil recorda que o uso do fogo no período meteorológico em que agora nos encontramos é punido por lei.
Já foram reforçadas as acções de fiscalização, vigilância e investigação por parte da GNR e da Polícia Judiciária.



Autoridade Nacional de Protecção Civil

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva