sábado, 28 de março de 2009
RASMUS GULDHAMMER PARTE DE AMARELO DE CASTELO DE PAIVA
Ciclismo Internacional Sub 23
Portugal, vencedor em 2008 deste troféu internacional organizado no âmbito da UCI – União Ciclista Internacional vai começar por defender o título ao alinhar na prova portuguesa com duas jovens e renovadas equipas. O estatuto de país anfitrião permite-lhe participar com duas selecções (A e B).
Joaquim Gomes, director do Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa acalenta fortes expectativas para esta terceira edição da corrida:
“A Taça das Nações é a principal competição de Sub-23 a nível mundial e, mais uma vez, começa no nosso país. Encontrámos no projecto Rota do Românico do Vale do Sousa o parceiro ideal para uma realização desta natureza, o que representa uma aliança feliz e saudável entre o desporto e a cultura com a qual esperamos ajudar a promover este projecto tão interessante. Acredito que a juventude e todos os que acompanham o fenómeno ciclista e que vão seguir esta competição vão estar atentos e prestar a devida atenção ao objectivo cultural que está aliado à prova.”
A competição é organizada pela PAD - Produção de Actividades Desportivas com o apoio dos seis municípios (Penafiel, Paredes, Castelo de Paiva, Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras) da Comunidade Urbana do Vale do Sousa ao qual pertence o projecto Rota do Românico.
Além de Portugal vão marcar presença no Grande Prémio de Portugal a Espanha, Colômbia, Holanda, Alemanha, Dinamarca Luxemburgo, França, Rússia, Eslovénia, Ucrânia e Bielorrússia. O Centro Mundial de Ciclismo, escola de formação da União Ciclista Internacional, estará também representado com uma equipa multinacional constituída por corredores da Moldávia, Hungria, Estónia, República Checa, África do Sul e Uzbequistão. Cada formação pode participar com seis corredores com idades inferiores a 23 anos.
Mais de 350 km entre história e arquitectura Românica
Esta sexta-feira discute-se a primeira das três etapas do 3º Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa. A partida será dada em Penafiel às 11h30 e chegada a Paredes está prevista para depois das 14h30. O pelotão sairá do Largo da Feira, em Penafiel, para pedalar 112,2 quilómetros onde estão incluídas contagens de montanha de 3ª e 4ª categoria. As metas volantes estão instaladas em Rio Mau, Paredes e Paço de Sousa. A chegada a Paredes vai acontecer no Parque José Guilherme situado no centro da cidade.
O segundo dia de prova terá início em Castelo de Paiva e será mais propício a roladores. Ao longo de 113,6 quilómetros há apenas duas contagens de montanha de 4ª categoria. As metas volantes estão instaladas na passagem por Canedo, Torre e Lordelo. A meta da segunda etapa estará enquadrada pelo centro de exposições de Paços de Ferreira que vai assistir, sábado, por volta das 14 horas, à chegada dos corredores.
Para domingo está reservada a etapa mais dura e também a mais longa, com 136 quilómetros. Lousada irá assistir à partida do pelotão, às 11h30, no largo da Feira, mesmo em frente às piscinas. Fafe, Fermil e Mota são pontos estratégicos no percurso por serem locais de metas volantes ainda que as principais dificuldades estejam reservadas para os prémios de montanha. O Alto de Lameira será o primeiro topo para medir forças ao pelotão e depois surgirá a escalada mais íngreme, de 2ª categoria, para Outeiro. Já muito perto do fim, os corredores terão de trepar ao alto de Stª Quitéria, em Felgueiras, onde vai terminar a tirada e onde estará como habitualmente o palco da cerimónia de consagração dos vencedores do Grande Prémio de Portugal.
O 3º Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa é uma organização PAD que vai decorrer sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo e do Instituto do Desporto de Portugal e com o apoio empenhado dos municípios da Comunidade Urbana do Vale do Sousa.
sexta-feira, 27 de março de 2009
Notícias sobre Cinfães
O Dia Mundial do Teatro será assinalado hoje, dia 27, na LerLândia, Feira do Livro de Cinfães, com o espectáculo “Histórias da Nossa Terra”, pelo grupo Turma da Noite.
Os utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Município vão assistir à apresentação da companhia amadora de teatro de Cinfães.
A comemoração do Dia Mundial do Teatro coincide com o encerramento da LerLândia, a decorrer desde 17 de Março no Largo da Fonte dos Amores.
Férias com cinema e histórias
A Casa da Cultura de Cinfães irá receber cinema e ateliês temáticos, como a narração e a dramatização de histórias, para preencher as Férias da Páscoa. As actividades estão agendadas para o período entre 30 de Março e 9 de Abril (consultar programa em anexo).
Também no âmbito da programação Páscoa Cinfães 2009, as Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico de Fonte Coberta, de Meridãos e de S. Cristóvão de Nogueira, vão promover actividades de ocupação das férias lectivas.
Nova exposição e “tapetes contadores de histórias”
O Museu Serpa Pinto vai receber, na próxima quarta-feira, dia 1 de Abril, a exposição “Artes Plásticas”, com trabalhos de alunos do 7º ano da Escola Secundária de Cinfães. A mostra será aberta às 14h30.
O Dia Mundial do Livro Infantil, 2 de Abril, será assinalado, em Cinfães, com “O tapete contador de histórias”, com narração de Ângela Moreira. A actividade será itinerante, da parte da manhã, e estará na Casa da Cultura a partir das 14h30.
Corta-Mato da Páscoa em Tendais
A 14ª edição do Corta-Mato da Páscoa, prova de atletismo organizada pela Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais, vai realizar-se a 4 de Abril. A iniciativa decorrerá no circuito Carlos Resende, na Malhada, em Tendais, a partir das 14h00.
GAP
Paredes assinala Dia Nacional do doente com AVC - 31 de Março
PROGRAMA:
9h00 - 16h00 - Rastreios Gratuitos
- Electrocardiogramas
- Determinação de Tensão Arterial
- Nutricionismo
- Despiste de Infecção Dentária
- Determinação no Sangue dos valores de colesterol, triglicerídeos e glicose
16h00 - Sessão Pública
"Aprenda o fundamental sobre o AVC"
"A importância de uma alimentação saudável"
Testemunhos
Organização e Apoios:
Sociedade Portuguesa do AVC
Pelouro da Saúde da CMP
Hospital da Misericórdia de Paredes
CESPU
Laboratórios Dr. Carlos Torres
Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação
Bombeiros Voluntários de Paredes
quinta-feira, 26 de março de 2009
Obra de beneficiação do Caminho das Curtinhas decorre em bom ritmo e reparação de passeios na Vila
quarta-feira, 25 de março de 2009
Notícias sobre Cinfães
Os taxistas do Município de Cinfães vão passar a comunicar à Câmara Municipal casos de “abandono de resíduos e de veículos em fim de vida” que encontrem pelo concelho. Responsabilidade enquadrada na contratualização de prestação de serviços entre a Autarquia e os proprietários de táxis, dada a ocorrência “cada vez mais frequente” de abandono de resíduos e de veículos.
À semelhança da contratualização celebrada em anos anteriores, os serviços a prestar pelos taxistas continuam a compreender “a promoção publicitária alusiva ao Município de Cinfães, a inscrever na respectiva viatura de serviço; a comunicação, junto dos serviços da Câmara Municipal, de ocorrências referentes à sinalização ou ao tráfego e de outras ocorrências que se verifiquem nas vias públicas, nomeadamente queda de árvores e de postes de iluminação, rupturas de água ou outras; e a comunicação, aos Bombeiros Voluntários de Cinfães ou de Nespereira, de ocorrências que justifiquem a intervenção daquelas associações humanitárias”.
A prestação de serviços será adjudicada por ajuste directo, pelo prazo de um ano, num montante global de 10 mil euros (500 euros por táxi).
32 mil euros para comparticipar viaturas
A Câmara Municipal de Cinfães irá comparticipar a aquisição de viaturas pela Junta de Freguesia de Travanca, pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nespereira e pelo Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos, num total de cerca de 32 mil euros:
Junta de Freguesia de Travanca
- Viatura de 9 lugares: 31.633,33 euros (sem IVA);
- Comparticipação da Autarquia: 40 por cento do valor (12.653,33 euros).
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nespereira
- Veículo ligeiro: 38.301,78 euros (sem IVA), que inclui a respectiva transformação e comunicações;
- Comparticipação da Autarquia: 15.320,71 euros.
Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos
- Viatura: 12.166,63 euros (sem IVA);
- Comparticipação da Autarquia: 40 por cento do valor (4.866,65 euros).
Os respectivos protocolos de cooperação foram assinados a 20 de Março, nos Paços do Concelho.
Obra por ajuste directo em Oliveira do Douro
A obra do Caminho Municipal de Castanheira – Paredes, em Oliveira do Douro, será adjudicada por ajuste directo, com preço base de 111.530,00 euros.
Empresas convidadas a apresentar propostas: Higino Pinheiro & Irmão, Lda.; Urbitâmega – Sociedade de Construções do Tâmega, Lda.; Cunha Duarte, SA; Eulacorte – Construções Duriense, Lda.; Inersel – Construções, SA.
4500 euros para iluminação
A EDP informou a Câmara Municipal de Cinfães dos custos da comparticipação da Autarquia nos trabalhos de ampliação de rede BT/IP (Baixa Tensão/Iluminação Pública) nas freguesias da Gralheira, de S. Cristóvão de Nogueira e de Souselo, num valor total de 4500 euros, aproximadamente:
Gralheira
- Rua do Ribeirinho (330,19 euros); Zona do Curral (200,99); Rua do Espichinho (351,73); Estrada Municipal (308,66); Eira do Adro (193,81).
Souselo
- Ligação de Balteiro a Sobrado (1708,39 euros); Lugar do Pedral (308,66).
S. Cristóvão de Nogueira
- Rua de Valbom de Cima a Chão do Aido (638,85); Outeiro de Cerdeiras (452,22).
15 mil euros em subsídios
A Câmara Municipal de Cinfães vai disponibilizar cerca de 15 mil euros a juntas de freguesia, associações do concelho e à Fábrica da Igreja Paroquial de Alhões para actividades várias:
Maio Cultural 2009
- 3 mil euros para a iniciativa Maio Cultural 2009, promovida pela Junta de Freguesia de Nespereira. Maio Cultural tem um orçamento de 17.550,00 euros.
Corta-Mato da Páscoa
- 900 euros (30 por cento do orçamento de 3 mil euros) para a 14ª edição do Corta-Mato da Páscoa, prova de atletismo organizada pela Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais. A prova está agendada para 4 de Abril, no circuito Carlos Resende, na Malhada.
Centro de Animação em Alhões
- 9.962,58 euros (20 por cento do valor referente a quatro autos de medição dos trabalhos: 49.812,92 euros) para comparticipar as obras de recuperação da Residência Paroquial de Alhões para Centro de Animação, por solicitação da Fábrica da Igreja local. O projecto recebeu garantia de financiamento pelo Programa Leader +, através da ADRIMAG (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira), no valor de 24.437,32 euros.
Limpeza do Rio Paiva
- 500 euros para que a Junta de Freguesia de Souselo proceda à limpeza do Rio Paiva, nas zonas frequentadas pelos veraneantes.
Sanitários e recinto do S. Pedro do Campo
- 1500 euros atribuídos à Junta de Freguesia de Tendais para abertura e limpeza dos sanitários e recinto do S. Pedro do Campo, no período entre 15 de Maio e final do mês de Setembro.
G.A.P.
A manhã esteve recheada de actividades: jogos tradicionais, praticou-se desporto, aprendemos a tratar bem as plantas e as árvores e brincamos imenso naquele espaço maravilhoso.
No final da manhã contamos com a presença do Presidente da Junta de Freguesia André e o Vereador da Cultura o Dr. Pedro Mendes, onde embelezamos o espaço com a plantação de árvores. Foi uma manhã recheada de aventuras e de conhecimentos!!!
A Páscoa na Casa da Cultura de Paredes
Promete-se momentos felizes de pura diversão, jogo e criatividade!
•Horário das Actividades:
Segunda-feira a Sexta-feiraPeríodo da Manhã: 8h45 às 12h45Período da tarde: 13h45 às 18h00
•Preço: 10€
terça-feira, 24 de março de 2009
CM Castelo de Paiva promoveu Conferência de Imprensa para apresentar prova do Campeonato Nacional de Montanha
TAÇA DAS NAÇÕES EM CICLISMO VISITA CASTELO DE PAIVA NO PRÓXIMO SABADO
Autarquia paredense assinalou Dia da Árvore
A Câmara Municipal de Paredes levou a cabo um vasto conjunto de iniciativas para assinalar o Dia Mundial da Árvore.
A manhã do dia 20 de Março, ficou marcada por plantação de árvores no Cruzeiro de Meda, em Lordelo, que contou com a presença de todas as escolas do Agrupamento de Lordelo; na escola E.B. 2/3 de Rebordosa, a convite dos Móveis Fijô e no JI de Igreja, Sobrosa.
O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, e o vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, Pedro Mendes, acompanharam as iniciativas que juntaram, de resto, centenas de crianças, que contribuíram, deste modo, para tornar o concelho mais verde e mais limpo.
Refira-se que a promoção do desenvolvimento de comportamentos cívicos e de participação activa na defesa da natureza e na resolução de problemas de cariz ambiental, por parte da população adulta e, essencialmente dos extractos mais jovens, constitui um dos objectivos, ao qual a Câmara Municipal de Paredes atribui a maior importância.
GICMP
segunda-feira, 23 de março de 2009
Este fim de semana jogou-se a 9ª Jornada do INATEL
“ REAL” COM GOLEADA À MODA ANTIGA, (0-7)
Nesta jornada apenas Paraíso e Folgoso pontuaram e na condição de visitantes.
De mal a pior parecem estar os de Real, mais uma derrota com goleada e por 7 – 0, frente ao Real da Praça, um adversário do seu campeonato, numa tarde infeliz para o guarda-redes Rolando.
Surpreendente foi sem duvida a do Vila Verde no seu reduto frente a um adversário directo na luta pelos lugares de destaque neste campeonato, dando assim à formação a oportunidade do Mozelos se aproximar dos seus conterrâneos da Feira.
Quando se diz que as formações da Feira assumem uma certa superioridade em relação ás equipas de outros concelhos não só nesta categoria como também na I ª do INATEL, como também noutros campeonatos de futebol e não só, esta, uma pura realidade e a razão vamos trazer já na próxima semana para que os nossos leitores percebam o porquê desta veracidade.
Real da Praça – Real 7 – 0
Milheiros de Poiares – Paraíso 1 – 1
V C Perrinho – Arrifana 0 – 4
Vale – Raiva 3 – 0
JUAT – Folgoso 1 – 1
Vila Verde – Mozelos 1 – 3
Vale – 0
Arrifana – 5
Milheiros de Poiares – 13
Mozelos – 14
Real da Praça – 15
Paraíso – 16
Vila Verde – 17
Raiva – 17
JUAT – 18
Folgoso – 18
Real – 20
Perrinho – 23
Real – Mozelos (dia 29)
Folgoso – Vila Verde
Raiva – JUAT
Arrifana – Vale
Paraíso – Perrinho
Real da Praça - Milheiros
26 de Março, Parque da Cidade de Paredes
Após o êxito assinalável que constituiu a 1ª edição do Corta-mato Municipal da Pequenada, no ano lectivo anterior e que se traduziu numa jornada memorável de promoção de actividade física e criação de hábitos de vida saudável justifica-se, no Programa Municipal de Actividade Física e Desportiva deste ano, a repetição do evento.
Recorde-se que os participantes manifestaram um excelente desempenho desportivo e não se pouparam a esforços, quer durante as suas provas, quer no apoio aos restantes colegas.
O II Corta – Mato Municipal da Pequenada realiza-se no dia 26 de Março, no Parque da Cidade de Paredes.
Organizado pelo Pelouro da Educação contará com o apoio dos alunos do Curso Tecnológico de Desporto da Escola Secundária de Vilela e da Empresa Geração Aventura.
Procurando igualar-se o envolvimento da edição anterior pretende-se, nesta segunda edição, proporcionar a 800 crianças que frequentam as Actividades de Enriquecimento Curricular, em representação de 51 escolas do primeiro ciclo que integram os agrupamentos verticais de Lordelo, Rebordosa, Cristelo, Sobreira, Baltar e Paredes, mais uma vivência enriquecedora da sua formação.
A todos os alunos serão distribuídos suplementos alimentares e prémios de presença. Do programa farão parte oito provas, sendo agrupados os alunos por diferentes anos lectivos e sexo.
HORÁRIO DAS PROVAS
10H00 – Prova para 1º ano de escolaridade/feminino
10H10 – Prova para 1º ano de escolaridade/masculino
10H20 – Prova para 2º ano de escolaridade/feminino
10H30 – Prova para 2º ano de escolaridade/masculino
10H45 – Prova para 3º ano de escolaridade/feminino
11H00 – Prova para 3º ano de escolaridade/masculino
11H15 – Prova para 4º ano de escolaridade/feminino
11H30 – Prova para 4º ano de escolaridade/masculino
11H45 -Entrega de prémios
Associação Desportiva do Couto Mineiro
NÃO FAÇA QUEIMADAS - PORTUGAL SEM FOGOS DEPENDE DE TODOS
A Autoridade Nacional de Protecção Civil recorda que o uso do fogo no período meteorológico em que agora nos encontramos é punido por lei.
Já foram reforçadas as acções de fiscalização, vigilância e investigação por parte da GNR e da Polícia Judiciária.
Autoridade Nacional de Protecção Civil