Simdouro apresenta investimentos para a construção do novo Sistema de Saneamento em Castelo de Paiva
A SIMDOURO S.A., em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva apresentam, em cerimónia pública a realizar no Salão Nobre do Município, na próxima quinta-feira, 2 Maio pelas 10h00, o novo Sistema Multimunicipal de Saneamento de Castelo de Paiva.
O investimento, orçado em 2.9 milhões de euros, contempla a instalação de 2 km de interceptores, a construção de 2 estações elevatórias e de 3 Estações de Tratamento. Estas infra-estruturas permitirão recolher os efluentes da rede “em baixa” já existente e irão abranger, principalmente, as freguesias de Fornos, Pedorido, Raiva, Santa Maria de Sardoura, São Martinho de Sardoura e Sobrado.
As novas infra-estruturas a construir, nomeadamente a ETAR Intermunicipal de Fornos e as ETAR de Pedorido e Sardoura serão dotadas com tecnologia actualizada e eficiente, possibilitando a recolha e tratamento dos esgotos de cerca de 10 000 habitantes através de soluções tecnologicamente avançadas e sustentadas, permitindo contribuir para a preservação ambiental e melhoria significativa da água do rio Douro, e proporcionar às gerações actuais e futuras uma melhoria significativa da sua qualidade de vida.
A execução do novo Sistema Multimunicipal de Saneamento de Castelo de Paiva, particularmente a nova ETAR de Fornos, a construir no lugar de Castelo irá garantir que os esgotos recebam o tratamento adequado ao possibilitar que a sua devolução ao meio receptor ocorra em condições ambientalmente correctas.
Mostrando-se agradado com a concretização destes investimentos ao nível do saneamento básico, o presidente Gonçalo Rocha destaca que estas estruturas visam resolver, de forma definitiva e eficaz, o problema do tratamento das águas residuais, dado que actualmente não existe qualquer estação de tratamento no concelho.
Recorde-se que a Simdouro é uma empresa do grupo Águas de Portugal, que foi constituída em 2009 para garantir a recolha, tratamento e devolução ao meio recetor, em condições ambientalmente correctas, os efluentes produzidos pelos municípios de Arouca, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Paredes, Penafiel e Vila Nova de Gaia, pelo período de concessão de 50 anos.
Carlos Oliveira / Ana Dias ( Simdouro )
Sem comentários:
Enviar um comentário