Rota do Românico assinala Jornadas Europeias do Património
A Rota do Românico vai associar-se, uma vez mais, às comemorações nacionais das Jornadas Europeias do Património que, este ano, serão subordinadas ao tema “Património e Paisagem Urbana”. A premissa é sensibilizar os cidadãos para a necessidade de proteger e valorizar as características da paisagem nas cidades, vilas e aglomerados urbanos, preservando os valores sociais, naturais, culturais, urbanísticos, arquitetónicos e arqueológicos que aí se encontram.
Em linha com a temática proposta pelo IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico, coordenador nacional do evento, a Rota do Românico sugere-lhe uma visita turística, a realizar no dia 25, domingo, na qual o património de matriz românica se entrecruzará com os centros históricos de dois dos concelhos que integram a Rota do Românico: Amarante e Penafiel.
A visita, com concentração marcada para as 9.15 horas, junto ao Posto de Turismo de Lousada, principiará com um périplo pelo Centro Histórico de Penafiel, um exemplo vivo de riqueza patrimonial, com as ruas típicas de varandas pitorescas e monumentos nacionais, que guardam a história da segunda cidade mais antiga do distrito do Porto e a terceira mais antiga do Norte de Portugal.
Ainda nesta zona histórica, paragem obrigatória no Museu Municipal de Penafiel, distinguido como o Melhor Museu Português do ano. Reaberto há cerca de dois anos, após profunda remodelação do palacete setecentista dos Pereira do Lago, onde está instalado, este Museu afirma-se como um espaço de referência onde a história e as tradições convivem de mão dada com a modernidade e com as novas tecnologias.
De Penafiel segue-se para Amarante, em direção ao Mosteiro do Salvador de Travanca, um dos monumentos que passaram a integrar a Rota do Românico, na sequência do alargamento desta aos concelhos de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende. Este Mosteiro constitui um dos monumentos mais expressivos do românico nacional, tendo exercido uma forte influência na linguagem arquitetónica românica do território do Tâmega e Sousa.
No Centro Histórico de Amarante, classificado como Imóvel de Interesse Público, reúne-se um conjunto notável de edifícios e monumentos, destacando-se o Convento e a Ponte de São Gonçalo, forte símbolo da cidade e ícone da resistência portuguesa às invasões francesas, no início do século XIX.
O périplo pelo património termina na Igreja de Santo André de Vila Boa de Quires, no Marco de Canaveses, mais um dos novos monumentos do itinerário de visita da Rota do Românico, no âmbito do seu alargamento territorial. Merece destaque, nesta Igreja, a escultura do portal principal, que segue modelos utilizados no Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, em Penafiel, bem como o portal lateral sul, com capitéis similares aos da Igreja de São Gens de Boelhe, também em Penafiel, onde sobressaem um touro e um leão que sustentam o tímpano.
As inscrições na visita poderão ser efetuadas na sede da Rota do Românico, através dos telefones visitasrr@valsousa.pt ou em www.rotadoromanico.com. e , do e-mail
Programa – 25 de setembro 2011 (domingo)
9h15 - Posto de Turismo de Lousada
Centro Histórico de Penafiel
Museu Municipal de Penafiel
Mosteiro do Salvador de Travanca
13h00 - Almoço regional
Centro Histórico de Amarante
Igreja de Santo André de Vila Boa de Quires
Merenda Regional
18h30 - Fim da visita
> Preço por pessoa: 25€ | Crianças até aos 12 anos: 12,50€
> O preço inclui transporte em autocarro, visita guiada, almoço e merenda
> Número mínimo de participantes: 15
Inscrições
Rota do Românico
Cláudia Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário