Ligação de Castelo de Paiva aos grandes eixos rodoviários
Deputados do PSD querem cumprida promessa
de conclusão da variante à EN-222
Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Aveiro questionam o atraso na conclusão da variante à Estrada Nacional 222, que liga Castelo de Paiva ao Nordeste do concelho de Santa Maria da Feira e daí aos grandes eixos rodoviários. Uma visita conjunta com homólogos do círculo eleitoral do Porto resultou numa Pergunta dirigida ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
O PSD vem defendendo em alternativa à política de mega-projectos seguida por este e pelo anterior Governo socialistas, “uma política de realização de obras de proximidade, verdadeiros factores de criação de emprego e desenvolvimento de base local” – escrevem os deputados do PSD na Pergunta dirigida ao Governo, recordando que o actual Secretário de Estado das Obras Públicas - que por acaso é o mesmo que exercia aquelas funções no Governo anterior - afirmara em 2006, em deslocação ao local, que era ‘uma aberração e uma vergonha’ que a Variante à EN 222 entre Lavagueiras (Pedorido) e Canedo não se realizasse e aproveitou o momento para, desde logo, prometer a realização de tão ansiada obra.
“Cinco anos decorridos, a obra continua estranhamente por realizar. Isto é, desde a conclusão da parte da Variante entre Ponte do Arda e a EM 504, e que foi consignada em Novembro de 2004, nada mais o Governo concretizou, apesar das promessas” – lamentam os parlamentares social-democratas, questionando a razão para a demora na realização desta obra, qual o destino dado aos projectos elaborados e entregues pelas autarquias visadas e como e quando vai o Governo contratualizar a referida obra.
Após uma recente visita a Castelo de Paiva e em declarações à Agência Lusa, o deputado Paulo Cavaleiro defendeu que "sem esses 5,8 quilómetros não se facilita acesso nenhum ao litoral, porque, quando a variante acaba, é preciso regressar à estrada velha".
Os deputados do PSD desafiam o PS e os deputados do PS a tomarem medidas com vista à concretização desta obra. “Sendo, claramente, uma obra de proximidade com as pessoas, o PSD defenderá a sua concretização” – garantem os parlamentares no rescaldo da visita.
A visita dos deputados do PSD a castelo de Paiva motivou um comunicado da Câmara Municipal local, que acusou de "incoerente" o comportamento dos deputados do PSD, com o argumento de que "rejeitam investimentos estatais" em acessibilidades.
Na resposta, a estrutura local do PSD considerou lamentável e absolutamente contrário aos interesses do concelho e dos Paivenses o comunicado que o Município de Castelo de Paiva emitiu. "O presidente da Câmara de Castelo de Paiva em vez de se empenhar na resolução da questão da construção da Variante à EN 222 e apresentar propostas nesse sentido, vem criticar quem está ao lado da população a contribuir para a sua resolução e permitir que esta obra seja uma realidade" - escreve a estrutura social-democrata paivense.
A via atravessa os concelhos de Castelo de Paiva, Gondomar e Santa Maria da Feira e propunha-se facilitar o acesso da região aos grandes núcleos do litoral, mas termina abruptamente antes do acesso à freguesia de Canedo (Santa Maria da Feira), que agilizaria o acesso à A-32, em direcção a Gaia.
Aveiro, 14 de Março de 2011
A assessoria de comunicação do GP-PSD/Aveiro
4 comentários:
Pôrra.....desta vez ou vai ou racha !
Quero ver quando estiveres no poleiro ! ;-(
Será que os interesses político /
partidários / económicos PS/PSD instalados na Vila, estão interessados na conclusão da variante 222 ?
A prática não mostra isso !
Isto é tudo SEDE DE IR AO POTE !...
Como diz o PPC... :)
O IC 35, entre Eja e a A4, foi ao ar. Não existe projecto e foi um erro te-lo incluido na concessao do Vouga
Enviar um comentário