Cabrito assado e ao Pão-de-ló são atractivos gastronómicos
Castelo de Paiva no roteiro de bem comer
Castelo de Paiva no roteiro de bem comer
marca iniciativa do “Turismo Porto e Norte de Portugal”
Numa organização conjunta da Câmara Municipal e da Entidade Regional do Turismo Porto e Norte de Portugal, Castelo de Paiva é o próximo concelho a aderir à iniciativa dos Fins de Semana Gastronómicos, cabendo ao município paivense acolher o evento já no próximo Sábado e Domingo, dias 19 e 20 de Março.
Juntamente com todos os agentes envolvidos no sector, e de que os restaurantes aderentes são os principais intérpretes, a autarquia de Castelo de Paiva pretende, ao aderir a este evento gastronómico, consolidar e fidelizar laços afectivos entre os turistas e cada um dos municípios envolvidos nesta acção, concertada pelo Turismo Porto e Norte de Portugal, no âmbito do produto estratégico "Gastronomia e Vinhos".
Conforme evidencia o presidente da edilidade, Gonçalo Rocha, promover o melhor da gastronomia local durante a designada época baixa, reinventando os sabores tradicionais e procurando atrair mais gente ao concelho, é o objectivo deste fim de semana gastronómicos que, desde Janeiro último, decorrem em vários concelhos do Norte do país.
A identidade cultural de um povo, não se expressa apenas nos seus bens corpóreos, mas também em todo o património imaterial que resulta da evolução histórica e civilizacional desse mesmo povo. Neste leque, assume especial destaque a gastronomia tradicional, enquanto expressão do património intangível das gentes de Paiva, refere ainda a propósito, o autarca local.
Reflectindo a diversidade da paisagem natural, Castelo de Paiva apresenta uma gastronomia suculenta e diversificada: as águas ricas em peixe de rio, propiciam uma variedade de pratos confeccionados ao gosto dos mais exigentes, em que a lampreia é, sem dúvida, o prato de eleição; já as serranias, cobertas de verde, apresentam o cabrito do monte como o prato por excelência dos paivenses, aconselhando-se a experimentar o cabrito assado no forno, acompanhado por batatas assadas.
A doçaria atinge no pão-de-ló e nos melindres o requinte de uma longa tradição popular e para acompanhar, nada melhor do que o famoso, e várias vezes premiado, vinho verde da região.
O roteiro gastronómico previsto para Castelo de Paiva, orientado para a degustação do Cabrito do Monte Assado e doafamado Pão-de-ló da região, vai envolver quatro restaurantes locais, poderá ser consultados no site oficial do Município, emwww.cm-castelo-paiva.pt
Mas, para conhecer melhor, venha e (com)prove. Castelo de Paiva convida!
GIRP/Carlos Oliveira
1 comentário:
Desconheço ou estou mal informado mas Castelo de Paiva não tem qualquer tradição na criação desta espécie animal. O que é preciso é fazer de conta que há iniciativas ,nem que sejam ridículas.
Enviar um comentário