CONCURSO JÁ FOI PUBLICADO NO DIÁRIO DA REPÚBLICA
SANEAMENTO ARRANCA EM CASTELO DE PAIVA
E ETAR DE FORNOS VAI AVANÇAR
* previsto um investimento de 3 milhões de euros até 2013
O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, já se congratulou com a publicação, na passada semana, no Diário da República, do Concurso Público para a execução da ETAR de Fornos, no lugar do Castelo, cujo valor base é de 2,1 milhões de euros, sendo o seu prazo contratual de 730 dias, manifestando o seu contentamento por, finalmente, o território paivense poder beneficiar de investimento no saneamento em alta, com destaque para as infra-estruturas do subsistema de Pedorido, Fornos e Sardoura, a concretizar até 2013.
Trata-se de uma importante obra para o concelho de Castelo de Paiva, que assim pode avançar em força numa área que, em termos de utilização pública ainda tem reduzida expressão territorial, evidenciando-se as diversas fases de negociação entre os diversos intervenientes, entre os quais a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, que levou à constituição da SIMDOURO através do Decreto-Lei n.º 312/2009, de 27 de Outubro
Recorde-se que a SIMDOURO, SA tem como accionistas a AdP - Águas de Portugal, SGPS, S.A., que detém 51% do capital social, e os Municípios de Arouca, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Maia, Paredes, Penafiel e Vila Nova de Gaia que detêm os restantes 49%, sendo estaconcessionária responsável pela recolha, tratamento e rejeição dos efluentes dos oito municípios accionistas pelo período de concessão de 50 anos.
INVESTIMENTO NO SANEAMENTO EM ALTA ATÉ 2013
Historiando este processo, recorda-se que foi em Novembro de 2010 assinado o Contrato de Concessão da Simdouro entre o Estado Português e a SIMDOURO – Saneamento do Grande Porto, S.A., sendo que nessa mesma data, foram igualmente celebrados os Contratos de Recolha com municípios de Arouca, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Paredes, Penafiel e Vila Nova de Gaia.
Para prossecução da sua missão, a SIMDOURO elaborou um plano de investimentos no montante total de aproximadamente 62 milhões de euros, a executar no período de 2010 a 2015, que permitirá a construção de 21 novas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) ea remodelação de 13 existentes, a construção de 127 Km de Interceptores e Condutas Elevatórias e 12 Estações Elevatórias.
Estima-se que, do montante acima referido, cerca de 40,8 milhões de euros sejam financiados pelo Fundo de Coesão e a SIMDOURO será responsável por todo o sistema de saneamento em alta no município de Castelo de Paiva tendo para isso previsto um investimento de cerca de 3 milhões de euros, a realizar entre 2011 e 2013, para concretização de infra-estruturas nos subsistemas de Fornos, Pedorido e Sardoura.
SUBSISTEMA DE FORNOS – 2.398.000Euros (Este subsistema tratará efluente dos municípios de Castelo de Paiva e Cinfães) | |
ETAR de Fornos | |
Preço Base: | 2.100.000 Euros |
Prazo de Execução: | 12 meses de empreitada e 12 meses de arranque |
Características: | Capacidade de Tratamento – 8.376 hab.eq. Sistema de Tratamento – Tratamento Secundário com desinfecção |
Subsistema de Fornos:
O Subsistema de Fornos servirá as freguesias de Fornos, Sobrado e Bairros do município de Castelo de Paiva e parte da freguesia deSouselo do município de Cinfães.
Este subsistema será constituído por cerca de 4,7 km de interceptor e condutas elevatórias, 2 estações elevatória e uma ETAR a construir no lugar do Castelo, na freguesia de Fornos, no município paivense, que terá capacidade para tratar o efluente de cerca de 8.376 habitantes equivalentes.
A ETAR de Fornos tratará efluente proveniente dos municípios de Castelo de Paiva e Cinfães. O tratamento das águas residuais irá basear-se num sistema de lamas activadas em regime de arejamento prolongado com desinfecção do efluente final.
O sistema interceptor deste subsistema será construído em duas fases, sendo que, numa 1ª fase, a concretizar de imediato, com o lançamento do concurso da “Empreitada de Execução dos Interceptores de Baião, Castelo de Paiva e Cinfães”, serão executados cerca de 1,2 Km de interceptor e conduta elevatória e uma estação elevatória. A construção deste interceptor irá desde logo permitir a condução de efluente do município de Cinfães até à ETAR de Fornos.
A figura seguinte transmite a configuração dos Subsistemas de Pedorido, Sardoura e Fornos anteriormente descritos:
GIRP/Carlos Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário