quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Primeira geminação de Cinfães será assinada com o município de São Filipe (Cabo Verde)

Cinfães e São Filipe (Ilha do Fogo, Cabo Verde) vão passar a ser municípios geminados, depois de assinado o acordo de geminação durante as III Jornadas Europeias do Desenvolvimento, a decorrer entre 15 e 17 de Novembro, em Estrasburgo, França. A geminação será a primeira a concretizar pelo município de Cinfães.

A Autarquia justifica a assinatura do acordo com São Filipe dada, sobretudo, “a ligação de Serpa Pinto, explorador africanista e cinfanense, a Cabo Verde”. No arquipélago africano, existem dois monumentos erigidos em honra de Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto, em S. Filipe e na capital do País, Praia.

As Jornadas Europeias do Desenvolvimento (JED), da responsabilidade da Comissão Europeia, “reúnem todos os anos 3000 participantes, oriundos de todos os continentes, que representam mais de 1200 organizações do sector do desenvolvimento”, segundo a organização. “Uma oportunidade única para estabelecer diálogos, encontros e parcerias inovadores”.

A Comissão Europeia pretende aproveitar a realização das JED, cujo tema é “O Poder Local e o Desenvolvimento”, “para dinamizar parcerias de Geminação para o Desenvolvimento com os países do Sul”. “Se cada autarquia, com os seus meios, mesmo limitados, decidisse lançar-se numa geminação com uma cidade, um concelho, um distrito, uma província ou uma região do Sul, o mundo transformar-se-ia e a pobreza diminuiria rapidamente”.

O programa das JED está disponível na Internet, em www.eudevdays.eu.

No Dossier de Candidatura para o Desenvolvimento com S. Filipe – Cabo Verde, entretanto aprovado pela Comissão Europeia, a Câmara Municipal de Cinfães sublinha que os programas de geminação, “com base na associação e no trabalho conjunto de questões” comuns aos municípios, são “um instrumento importante na procura de soluções e na formação de solidariedades estratégicas, cooperação e troca de informação relevante”. “No mundo global é a interacção e não a localização que se revelam importantes”.

A Câmara Municipal de Cinfães tem como objectivos, entre outros, “contribuir para a redução da pobreza num país africano de língua portuguesa”; “contribuir para fomentar a confiança mútua, a amizade e compreensão a um nível pessoal e cívico, de celebrar e reforçar os fortes laços históricos e culturais que as unem e de reconhecer um interesse mútuo no empreendimento de programas de cooperação cultural, social, educativa, turística, económica”.

A Autarquia cinfanense também pretende promover “iniciativas de intercâmbio e de animação entre jovens estudantes de escolas de ambos os territórios, no campo da formação e da formação contínua, das iniciativas culturais e do desporto”; e incentivar as “relações bilaterais entre entidades congéneres dos dois municípios (escolas, associações de bombeiros, empresas, IPSS)”.

O Município de Cinfães estará representado nas JED, em Estrasburgo, pelo Presidente da Câmara Municipal, Prof. Pereira Pinto, e pela Vereadora da Autarquia responsável pelos pelouros dos Assuntos Sociais e da Educação, Enf.ª Fátima Sousa.

GAP

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva