Tradicionalmente, o «Halloween» é uma comemoração da véspera do Dia de Todos os Santos, evocando também a proximidade ao Dia dos Fiéis Defuntos (2 de Novembro) e o fim do tempo mais ameno. Fruto de influências religiosas e pagãs, hoje é festejado ou comemorado associado às bruxas, às abóboras com formas ou com «doces ou travessuras».
Procurando sintetizar as várias formas de comemoração, a Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, tal como em anos anteriores, promoveu actividades dedicadas ao «Halloween», que decorreram nas instalações e pelo espaço da edilidade paivense passaram dezenas de crianças do Jardim Infantil do Centro Social e Paroquial de Sobrado.
Durante a tarde, no espaço da Biblioteca Municipal, decorreu um Atelier de Halloween onde as crianças presentes puderam realizar pinturas faciais e actividades de expressão plástica alusiva à temática, uma acção que contou com a colaboração do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, CAT - “Crescer a Cores”, Centro de Actividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia e CPCJ, entidades que contribuíram para o sucesso da exposição que esteve patente nestes dias.
De manhã, o presidente da edilidade Gonçalo Rocha, recebeu no átrio da Câmara Municipal, diversas crianças que frequentam o Jardim Infantil do Centro Social e Paroquial de Sobrado, que vieram vestidas a rigor entoar cânticos de «Halloween» e propôr “ doçuras ou travessuras “, sendo contempladas com as habituais guloseimas da época.
Carlos Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário