16ª DAS 65 QUE VÃO ESTAR EM REDE
Castelo de Paiva abre-se ao Mundo com nova Loja de Turismo no Largo do Conde
No âmbito dos festejos que, em Castelo de Paiva,
marcaram as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, a Câmara
Municipal presidida por Gonçalo Rocha, promoveu na tarde
do Feriado Nacional, a cerimónia de inauguração da Loja do Turismo,
localizada no rés do chão do edifício do Centro de
Interpretação da Cultura Local, no Largo do Conde, numa sessão solene que
contou com a presença o presidente da Entidade Regional Turismo do Porto e
Norte de Portugal, Melchior Moreira e também doEng.º Álvaro
Carvalho, da CCDRN.
Trata-se de uma Loja Interactiva de Turismo, a 16ª das
65 que vão no futuro estar em rede no território nacional, que têm como
função a promoção e divulgação de pontos turísticos do Porto e Norte de
Portugal, através de um conjunto de valências tecnológicas e interactivas, que
potencia agora um melhor atendimento, num avultado investimento, na
ordem dos 187 mil euros, suportado através de uma candidatura
assumida em parceria com aquela entidade de turismo, passando a integrar a rede
de lojas doTurismo Porto e Norte de Portugal, traduzindo – se num espaço
bem preparado e equipado para fazer a promoção turística adequada a receber
mais turistas no concelho, apresentado -se como loja de negócios, ficando a
economia local com a possibilidade de ter os seus produtos disponibilizados na
rede de vendas da entidade de turismo.
Na sua intervenção, Melchior Moreira louvou
a acção da CM de Castelo de Paiva e do seu presidente, Gonçalo
Rocha, porque num curto espaço de tempo, foi cumprida a promessa e a nova Loja
Interactiva é uma realidade, potenciando desenvolvimento económico e
social para o concelho, congratulando-se também, com este desfecho feliz, que
permite contemplar Castelo de Paiva como destino em rede e ligado ao Mundo,
através de uma comunicação rápida, eficiente e atractiva.
Vincando
bem a estratégia de afirmação crescente da região norte no mercado turístico, o
presidente daEntidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal não
deixou de evidenciar a sua satisfação, pelo sinal de maturidade politica da
autarquia paivense, ao associar cultura ao turismo, ajudando com este
investimento, a colocar o Porto e Norte de Portugal no pódio dos destinos
nacionais, com Castelo de Paiva a ganhar agora, uma outra visibilidade perante
o Mundo, podendo o turismo ser um bom complemento para a dinâmica económica que
se deseja para o concelho e para a região.
Evidenciando a forte componente tecnológica deste projecto, o Eng.º
Álvaro Carvalho referiu –se à importância e interesse do investimento,
transmitindo informação numa estratégia de rede, valorizando e dinamizando o
concelho na vertente turística, e realçando a importância prática deste
interface turístico, cuja concretização contou com a comparticipação do FEDER.
Será, sobretudo, uma espécie de “ welcome center ”
da região, onde haverá local de venda de produtos regionais, com uma grande
componente ligada à gastronomia, doçaria tradicional e aos renomados vinhos
verdes, e vai dar resposta a uma área que é hoje muito importante em termos de
oferta hoteleira neste concelho e nesta região do Vale do Paiva,
referiu a propósito o presidente Gonçalo Rocha, evidenciando que o
município tem muitas outras potencialidades turísticas que importa promover e
dar a conhecer,acreditando que a nova loja, que funcionará 24 horas por
dia, vai ser muito procurada, sendo um espaço de atractividade, muito
bem situado e que vai cativar os visitantes que passam por Castelo de
Paiva.
Para o edil paivense, o novo espaço não pretende ser apenas
um posto de turismo. Possui um conjunto de valências tecnológicas que fazem
deste espaço um sitio de lazer / diversão, educativo, formativo e informativo e
onde se pode encontrar vídeos promocionais de um determinado local ou
produto estratégico do município, do Porto e do Norte de Portugal,
mapas interactivos com os pontos de interesse, roteiros interactivos temáticos,
desfrutar de visitas virtuais e descarregar aplicações para smartphones, com as
diversas informações da região.
A nova estrutura liga o município paivense aos outros
concelhos que já aderiram a este projecto e, via Internet, apresenta aos
turistas e potenciais visitantes, os atributos do concelho, nomeadamente os
quatro ícones definidos pela edilidade, nomeadamente, o Rio Paiva /Ilha do
Castelo, o monumento do “Marmoiral da Boavista”, o Vinho
Verde e as Casas de Xisto. Assim, à distancia de
um toque ficam disponíveis, também, informações sobre os restaurantes locais,
as colectividades, os eventos culturais e as actividades desportivas e de lazer, que
a programação municipal vai contemplando ao longo do ano.
Na inauguração, Gonçalo Rocha rotulou de
fundamental este investimento, considerado que se assume como “uma montra”
através da qual o município apresenta ao país, a Europa e ao Mundo a sua
“marca”: as belezas naturais, o afamado vinho verde e os produtos endógenos da
região, sendo que esta proposta turística potencia, estar ao nível do que
melhor se faz neste domínio .
Neste equipamento municipal, que foi agora inaugurado e
aberto aos visitantes, instalado no rés-do-chão do edifício da antiga
cadeia, cuja parte superior já alberga o Centro de Interpretação da
Cultura Local, também poderão ser adquiridos diversos produtos e
serviços, livros de autores locais, artesanato, produtos regionais, cartões
turísticos, e merchandising, valências que a CM de Castelo de Paiva quer
dinamizar ainda mais, procurando que este novo espaço seja um sucesso e possa
potenciar uma oferta turística de excelência .
Carlos Oliveira / Assessor de Imprensa
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