I Congresso Internacional da Rota do Românico
Realizou-se ontem, dia 16, uma conferência de imprensa de apresentação do programa do I Congresso Internacional da Rota do Românico, que decorrerá nos dias 28, 29 e 30 de setembro, no Auditório Municipal de Lousada.
A apresentar o evento estiveram o Presidente da VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa, Alberto Santos, o Presidente da AMBT – Associação de Municípios do Baixo Tâmega, Armindo Abreu, a Diretora da Rota do Românico, Rosário Correia Machado, e o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira.
O Património e o seu papel no desenvolvimento do território serão a tónica do I Congresso Internacional da Rota do Românico que, segundo Rosário Correia Machado, surgiu da vontade de “começar a refletir e a produzir conhecimento”. O programa apresentado traduz, como a mesma afirmou, esse intento, pela transversalidade de temáticas abordadas, como a arte românica, a conservação e salvaguarda do património, as artes tradicionais, o património intangível, o turismo cultural, o desenvolvimento regional, entre outras.
A Diretora da Rota do Românico destacou, ainda, a qualidade das intervenções a apresentar neste Congresso, que tem já confirmada a presença de um conjunto de reputados oradores nacionais e de países como Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Luxemburgo e Itália.
A riqueza do património românico da região foi o mote da intervenção do Presidente da AMBT – Associação de Municípios do Baixo Tâmega, Armindo Abreu, que enobreceu o papel agregador desta herança histórica para o território do Tâmega e Sousa, capaz de esbater as fronteiras traçadas pelas municipalidades, afirmando-a como “fator de coesão” numa altura em que atravessamos “tempos com fatores de dissolução graves”.
Uma missão que, nas suas palavras, será também transversal ao I Congresso Internacional, entendendo-o como “um momento muito forte da nossa afirmação regional, através da investigação, através da cultura, através do reforço da nossa identidade e, a partir daí, do reforço da nossa coesão”.
Uma visão partilhada e reiterada pelo Presidente da VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa, Alberto Santos, que deseja “que este Congresso sirva para afirmar a região, sirva para afirmar a Rota do Românico, aumentando assim o prestígio e a notoriedade da região e do produto turístico que nós temos, que é a Rota do Românico”.
Alberto Santos sublinhou, ainda, que o I Congresso Internacional será fundamental para dar “destaque ao trabalho desenvolvido e que está consolidado em vários reconhecimentos de prestígio”, numa referência aos vários prémios nacionais e internacionais já conquistados pelo projeto.
O Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, abordou a importância de eventos como o Congresso Internacional nas dinâmicas do turismo, afirmando o importante papel que este desempenhará no desenvolvimento do território e na melhoria da imagem deste destino turístico. Acrescentou, ainda, que este Congresso “contribuirá fortemente para afirmação do produto estratégico touring cultural e paisagístico e dos patrimónios”, tendo mesmo considerado a Rota do Românico como “um bom embaixador do Porto e Norte em termos nacionais e internacionais”.
A conferência de imprensa contou também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, da Câmara Municipal de Lousada, Jorge Magalhães, da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, e de vereadores e representantes das Câmaras Municipais de Celorico de Basto e Cinfães.
Cláudia Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário