quarta-feira, 13 de abril de 2011

Iniciativa cultural de projecção internacional
ACADEMIA DE MUSICA DE CASTELO DE PAIVA PROMOVE
“DEMONSTRAÇÃO ”  IBERO –AMERICANA DE CLARINETE

Dando continuidade ao processo de implementação e desenvolvimento de um projecto educativo que ultrapassa já as duas décadas de duração, no qual desenvolve actividade cultural e artística a um nivel local, mas tambem a nível nacional e internacional, a Academia de Musica de Castelo de Paiva realiza, a partir de amanha, a “ Academia Ibero-Americana do Clarinete “.

Trata-se de uma iniciativa de projecção internacional, aberta a todos os clarinetistas que desejem melhorar as suas capacidades musicais num ambiente priviligiado, sendo que a Academia Ibero – Americana do Clarinete oferece um vasto leque de experiencias, como Repertório de Orquestra, Mecanismo e Ténicas de Aquecimento, Recital, Concerto, Técnicas Contemporâneas, Musica de Câmera e Ensemble de Clarinetes.
Aos participantes será dada a possibilidade de marcar presença em diversos concertos, assim como a oportunidade de assistir gratuitamente a varios recitais integrados neste evento, que vai trazer musicos de reconhecido prestigio, oriundos de Espanha, Venuzuela e Portugal.
O programa arranca amanha, ás 14h30, com uma recepção aos professores e alunos vindos do estrangeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Castelo de Paiva, com uma saudação de boas – vindas por parte do presidente Gonçalo Rocha, estando marcada para as 21h30, uma actuação de Victor Pereira, em Clarinete Solo, seguindo-se uma exibição da Orquestra Ligeira da Academia de Musica de Castelo de Paiva, dirigida por Hugo Lopes, com a participação do solista  Hernan Dario Gutierrez.
Na noite de Sexta – Feira, ás 21h30, o palco do Auditório Municipal de Castelo de Paiva, recebe o Trio Schumann, composto por António Saiote, Victor Pereira e Elsa Silva, seguindo-se depois uma actuação de Clarinete e Piano, com Rita Petiz, Diogo Ferreira e Elsa Silva.
No Sábado, a noite será grande com a presença da Orquestra de Clarinetes da Escola Internacional Principe das Astúrias, que tem a direcção do professor António Saiote e a participação dos solistas, Asterio Leiva, Juan Ferrer, Valdemar Rodriguez e Victor Mendonza.
A iniciativa termina na noite de Domingo, dia 17, com o Quarteto Sphor a subir ao placo do Auditório, com Isaias da Cunha, António Saiote, Diogo Ferreira e Filipe Tordo, terminando com a actuação da Orquestra de Clarinetes Ibero – Americana.
Recorde-se que esta iniciativa da AMCP nasce das sinergias geradas entre alunos e professores do espaço cultutal ibero-americano e herda alguma tradição que vem da colaboração já existente entre personalidades que repartem os seus conhecimentos e a sua arte no espaço Ibero – Americano, através da Orquestra Ibero-Americana e Escola Internacional do Principe das Astúrias.
Esta organização da Academia de Musica, tem o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e da empresa Crampon Buffet A Paris, e os patrocinios do Ministério da Educação e DREN – Direcção Regional de Educação do Norte.

GIRP/Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva