sexta-feira, 3 de abril de 2009

Noticias sobre o concelho de Cinfães

Queimadas e fogueiras proibidas

Dado o nível muito elevado do índice de risco temporal de incêndio florestal, está proibida a realização de fogueiras e de queimadas, no concelho de Cinfães, até à próxima segunda-feira, dia 6 de Abril (inclusive).

O Gabinete Técnico Florestal (GTF) da Autarquia esclarece que “a realização de queimadas (renovação de pastagens) só é permitida após licenciamento na Câmara Municipal de Cinfães e desde que efectuada na presença de um técnico credenciado em fogo controlado ou de equipa de bombeiros”. A queima de sobrantes de exploração (fogueiras) não carece de licenciamento para poder realizar-se, embora se deva ter em atenção o índice de risco de incêndio, actualizado diariamente (consultar o GTF, os bombeiros da área de intervenção ou o sítio electrónico http://www.meteo.pt/).
Actualmente, “fora do Período Crítico (ainda por definir), as queimadas e as fogueiras apenas são permitidas desde que o índice de risco temporal de incêndio seja inferior ao nível muito elevado”.

Esclarece-se ainda que, durante o Período Crítico, não será permitido, em todos os espaços rurais, “realizar queimadas e fogueiras para recreio ou lazer e para a confecção de alimentos, bem como utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos”; e “queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração”.

Contactos úteis

Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Cinfães: 255 560 560;

Bombeiros Voluntários de Cinfães: 255 561 567;

Bombeiros Voluntários de Nespereira: 256 955 445




Escola Secundária vai à Assembleia da República


Dois alunos da Escola Secundária de Cinfães vão participar na sessão nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, na Assembleia da República. Luís Carlos Vieira Mouta e André Filipe Cardoso Ribeiro foram eleitos na sessão distrital do programa, a 23 de Março, em Viseu, e vão representar a Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico Prof. Dr. Flávio F. Pinto Resende.

“Alimentação e Saúde” é o tema do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, cuja sessão nacional decorrerá nos dias 20 e 21 de Abril. Do distrito de Viseu, estarão presentes seis escolas e 12 alunos com três propostas aprovadas na sessão distrital:

- Promover, de uma forma exaustiva, hábitos de vida saudável através da redução do consumo de açúcar e de gorduras evitando, assim, o aparecimento de doenças crónicas. Este objectivo deverá ser alcançado através de duas medidas: afectação de um nutricionista a todas as escolas, de forma a serem elaboradas ementas saudáveis e variadas e a possibilitar a realização de rastreios e/ou consultas a todos os elementos da Comunidade Escolar; realização de campanhas nos Mass Media, sobretudo a Televisão;

- Consciencializar, através de acções de sensibilização, direccionadas a alunos e Encarregados de Educação, para os malefícios dos alimentos genética e quimicamente alterados e suas consequências na saúde;

- Distribuir a comida que não chega a ser servida nas cantinas escolares, com a colaboração de instituições credíveis de solidariedade social, pelas pessoas carenciadas.

Na sessão nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, agendada para os dias 25 e 26 de Maio, será debatida uma recomendação que resultou de uma medida apresentada por alunos da Escola Secundária de Cinfães na sessão distrital: a “criação de uma lei em que as escolas obrigatoriamente têm que patrocinar acções de voluntariado aos alunos. Contudo, os alunos não seriam obrigados a participar no voluntariado, mas a acção ficaria registada no currículo”.

Na sessão distrital realizada em Lamego, a 24 de Março, foram aprovadas, ainda, mais quatro recomendações a apresentar na Assembleia da República, no âmbito da temática “Participação Cívica dos Jovens”:

- A educação para a cidadania na perspectiva do desenvolvimento de saberes, de saberes fazer técnicos, sociais e relacionais para a intervenção e para a parceria de género deve ser assegurada pela escola, enquanto condição para o pleno exercício da cidadania num contexto democrático;

- Promoção de condições de vida associativa, cívica e política, para ultrapassar uma verdadeira crise de participação na vida institucional e associativa, nomeadamente nas estruturas tradicionais e sublinhando o papel capital da participação das e dos jovens na construção da sociedade civil, enquanto recurso para a permanente renovação da sociedade democrática e, aproveitando os valores do voluntariado e recaindo sobre um serviço cívico, a escola deverá constituir um acesso intra e extra estrutura que, posteriormente, conduzirá os jovens numa vida activa mais assente nos valores éticos;

- Dentro das disciplinas já existentes, defendemos que é necessário um maior fomento de uma educação para a cidadania. Propomos, portanto a reformulação das Áreas Disciplinares existentes, promovendo a educação e desenvolvimento da argumentação a par da cidadania obtendo, assim, alunos intelectuais e sociais;

- Divulgação de programas de voluntariado com vista a uma maior motivação dos jovens para a participação cívica.

Sobre o Parlamento dos Jovens

Parlamento dos Jovens (Feira quinzenal com novas datas
No mês de Abril, a feira quinzenal da vila de Cinfães será transferida de 10 para 9 e de 26 para 27, porque o dia 10 é feriado nacional e o dia 26 é domingo e o dia anterior é feriado nacional.
25 de Abril na Casa da Cultura
“O 25 de Abril através da imprensa” é a exposição a inaugurar na próxima terça-feira, dia 7, na Casa da Cultura de Cinfães, a partir das 14h30. A mostra poderá ser visitada até 30 de Abril.
Novo número d'A Tendedeira
Está em distribuição o número 9 da revista A Tendedeira, de Abril de 2009, edição da Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais é uma iniciativa “da Assembleia da República (AR), desenvolvida ao longo do ano lectivo com as Escolas de todo o país [dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário] que desejarem participar, culminando com duas sessões nacionais que se realizam anualmente”.

Até à data, realizaram-se sessões escolares, nos respectivos estabelecimentos de ensino, e sessões distritais com os alunos eleitos em cada uma das escolas participantes. Irão participar no debate nacional os alunos eleitos nas sessões de cada distrito.

“Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afectam o seu presente e o futuro individual e colectivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político”; e “dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses”, são alguns dos objectivos do Parlamento dos Jovens.



Malhão de Cinfães na voz de Teresa Salgueiro

Teresa Salgueiro canta o Malhão de Cinfães no novo ábum apresentado recentemente. Segundo a editora Farol, o trabalho da antiga vocalista dos Madredeus, intitulado Matriz, “assenta na música antiga, popular e tradicional de norte a sul de Portugal, percorrendo todo o país, com um subcapítulo dedicado apenas ao fado” e também abarca a “música portuguesa contemporânea, recriando autores como Carlos Paredes, Fausto, Fernando Lopes Graça”.

Joaquim Pereira Pinto, maestro e compositor cinfanense, esclarece que a autoria do Malhão de Cinfães, celebrizado por Amália Rodrigues na década de 1960, “é atribuída, por tradição”, a Augusto do Amaral, fundador do Grupo Folclórico de Cantas e Cramóis de Pias (Cinfães). Augusto do Amaral terá escrito e musicado o Malhão nos finais da década de 1940.



Feira quinzenal com novas datas


No mês de Abril, a feira quinzenal da vila de Cinfães será transferida de 10 para 9 e de 26 para 27, porque o dia 10 é feriado nacional e o dia 26 é domingo e o dia anterior é feriado nacional.


25 de Abril na Casa da Cultura


“O 25 de Abril através da imprensa” é a exposição a inaugurar na próxima terça-feira, dia 7, na Casa da Cultura de Cinfães, a partir das 14h30. A mostra poderá ser visitada até 30 de Abril.


Novo número d'A Tendedeira


Está em distribuição o número 9 da revista A Tendedeira, de Abril de 2009, edição da Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais (ver capa em anexo).

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva