Os representantes das escolas do município no programa Parlamento dos Jovens apresentaram propostas sobre Alimentação e Saúde e Participação Cívica dos Jovens no decorrer da reunião da Assembleia Municipal de Cinfães, a 20 de Fevereiro. Intervieram estudantes das Escolas Básica (EB) dos 2º e 3º Ciclos de Souselo, Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico Prof. Dr. Flávio F. Pinto Resende e Profissional de Cinfães.
Sobre Alimentação e Saúde, temática em discussão no Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, os estudantes da EB 2,3 de Souselo defenderam a introdução de “pratos e alimentos alternativos e saudáveis, como saladas, grelhados, frutas e sumos naturais”, no refeitório e no bar da escola; e propuseram a realização de “acções de sensibilização relacionadas com o tema, como sessões de esclarecimento com profissionais de saúde, medição do índice de massa corporal e do perímetro abdominal e utilização dos meios de comunicação da escola (rádio e jornal) para alterar comportamentos alimentares”.
As propostas dos estudantes da Secundária/3 de Cinfães centraram-se na necessidade de promoção da “alimentação saudável na escola” e de “actividades desportivas gratuitas nas escolas, nos espaços municipais e nas colectividades”.
Juventude e participação
Sobre a Participação Cívica dos Jovens, em discussão no Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, foram sugeridos, pela Secundária de Cinfães, o “reconhecimento do voluntariado através de um cartão onde ficariam registadas as actividades realizadas no âmbito do voluntariado, por meio de créditos. Tais créditos poderiam ser contabilizados e facilitariam o acesso ao ensino superior, em determinados cursos, e facilitariam a progressão na carreira”; a “atribuição de benefícios fiscais a empresas que tenham voluntários nos seus quadros, dando possibilidade a essas empresas de dispensarem os seus trabalhadores para efectuarem trabalho voluntário”; e a “criação de observatórios/instituições sociais nas freguesias, com objectivo de efectuar o levantamento de casos de desintegração social/exclusão que permitam a integração dos mais desprotegidos e abandonados”.
Os estudantes da Escola Profissional de Cinfães propuseram “atribuir verbas a instituições/associações constituídas, maioritariamente, por jovens com o objectivo de preservar o ambiente”; “criar incentivos à prática não poluente de desportos náuticos”; e “criar clubes de amigos do ambiente nas escolas”.
Sobre o Parlamento dos Jovens
Parlamento dos Jovens (www.parlamento.pt/webjovem2009) é uma iniciativa “da Assembleia da República (AR), desenvolvida ao longo do ano lectivo com as Escolas de todo o país que desejarem participar, culminando com duas sessões nacionais que se realizam anualmente”, destinadas a alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. “Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afectam o seu presente e o futuro individual e colectivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político”; e “dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses”, são alguns dos objectivos do Parlamento dos Jovens.
As sessões nacionais, a realizar na AR, estão agendadas para 20 e 21 de Abril (Ensino Básico) e para 25 e 26 de Maio (Ensino Secundário). Os participantes serão eleitos no decorrer de sessões distritais que, em Viseu, se vão realizar no mês de Março, nos dias 23 (em Viseu, para o Ensino Básico, com a participação de Almeida Henriques, deputado da AR) e 24 (em Lamego, para o Ensino Secundário, com a presença de Hélder Amaral, deputado da AR).
Para a fase distrital, as escolas do município de Cinfães elegeram dois deputados cada (quatro, no total, no caso da Escola Secundária/3: dois deputados do Ensino Básico e dois do Ensino Secundário), em sessões escolares realizadas em Janeiro.
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