Encontro/convívio dos Alunos da 4.ª Classe 1961/62 com o seu prof. José M. Torrão, E.B.1 do Picão, Pedorido, Castelo de Paiva
Quarenta e nove anos depois, os alunos da 4.ª Classe de 1961/62 resolveram organizar um Encontro/Convívio, a realizar no próximo dia 10 de Setembro, para reviver gratas e memoráveis recordações e manifestar a sua gratidão ao seu ilustre professor pelos conhecimentos, valores e princípios que lhes ensinou e pela amizade que lhes dispensou.
Trata-se de uma iniciativa inédita na região, e quem sabe no país, que reputamos de vital importância pedagógica para as novas gerações, numa altura em que valores fundamentais que deveriam presidir às normas de conduta de qualquer cidadão, andam arredados da sociedade em que vivemos.
A comissão organizadora tem tido um trabalho árduo e persistente para “descobrir” os colegas espalhados por vários pontos do planeta e todos têm demonstrado, com alguma emoção, o seu entusiasmo e ansiedade por esse dia "D" em que vão ter oportunidade de reencontrar o “seu” professor José Manuel Torrão, os colegas e amigos e reviver memórias agradáveis dos seus tempos de "meninos", no local onde se conheceram, estudaram, conviveram e deram os primeiros passos para a vida.
Embora a iniciativa tenha pertencido à primeira turma, que o professor teve (1961/62) em Pedorido, conforme vontade manifestada pelo próprio, a participação foi alargada a alunos de outras turmas posteriores do Ensino Primário, a alunos da escola da Empresa Carbonífera do Douro e aos muitos amigos que ele fez e deixou na região, fruto do seu fino trato e afável convivência tanto em contexto escolar e social, como no domínio desportivo onde desempenhou o cargo de dirigente do Pejão Atlético Clube, bastando aos interessados fazer a sua prévia inscrição.
Parabéns a todos aqueles que tiveram a brilhante ideia e corporizam a organização de um evento a todos títulos louvável e, acima de tudo, um verdadeiro exemplo a seguir nos tempos que correm.
"Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão". Jean de La Bruyère
Manuel Sousa
A Comissão Organizadora
______________________________
7 comentários:
É de louvar estas iniciativas de reconhecimento e agradecimento por quem muito fez pela nossa formação cultural, moral e cívica.
Mas, quero também lembrar que em Pedorido existem mais professores que deram muito do seu saber e ensinamentos ao baixo concelho dignos de serem também homenageados.
Subscrevo por inteiro tudo o que foi dito no comentário anterior. Contudo devo informar que, O evento em causa teve origem no desejo manifestado pelo prof. Torrão,de reunir os seus ex-alunos, aquando da apresentação de um dos livros da sua filha Cristina Torrão. Portanto, este exemplo pode ser seguido por outras turmas, que entenderem que os seus professores são merecedores de idêntica iniciativa. Não partiu de qualquer entidade institucional, nem tem outros objectivos que não seja reviver memoráveis recordações e reencontrar amigos de infância,podendo participar todos ex-alunos e amigos.
Subscrevo por inteiro aquilo que o 1961 disse. Esta iniciativa teve origem numa ideia do próprio professor a que os seus ex-alunos aderiram com o todo o gosto e prazer. Portanto, se outras turmas entenderem que os seus professores são merecedores de iniciativa idêntica sigam o exemplo. Isto, não tem nada de institucional, o que é preciso é ter vontade e meter mãos à obra.
Agradeço o esclarecimento dado e a forma clara e simpática como foi exposto.
Será sempre um enorme prazer rever e conviver com o Prof.Torrão.
Marcou muito positivamente todos os alunos e pessoas que,tal como eu, com ele lidaram.
Lá estaremos.
Caro José Manuel Vieira,
Antes de mais, o nosso muito obrigado pelas tuas amáveis palavras. Embora se vá procurar divulgar, o melhor possível, o Encontro/convívio com o Prof. Torrão, de modo a que todos os potenciais interessados possam participar, podias colaborar na divulgação junto dos teus colegas de turma.Abraço
É uma honra para mim ter pertencido à primeira turma do professor Torrão, 1961/1962.
Este encontro é a prova de que os valores da gratidão e do reconhecimento estão vivos e recomendam-se.
Enviar um comentário