Uma tradição que se renova todos os anos
CM de Castelo de Paiva vai promover XV Encontro de Cantares das Janeiras
· Iniciativa acontece em frente aos Paços do Concelho
A exemplo de anos anteriores, o XV ENCONTRO DE CANTARES DE JANEIRAS, uma iniciativa promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, está agendada para a noite do dia 12 de Janeiro, a partir das 21 horas, no espaço do Largo do Conde, em frente aos Paços do Concelho.
Desta vez as Janeiras vão sair á rua e as colectividades, instituições e grupos que manifestaram vontade de participar no evento estão já a preparar a presença em mais uma jornada cultural, retomando uma tradição que, nesta região, continua a renovar-se a cada ano e ganha cada vez mais entusiastas.
Confirmadas estão as participações do Grupo Coral da Paróquia de Sobrado, Rancho Folclórico de S. Martinho, Academia de Música de Castelo de Paiva, Banda Marcial de Bairros, Rancho Folclórico da Nª Srª das Amoras, Grupo "Amigos da Sexta" de Bairros, Grupo Amigos do Douro, Rancho Folclórico de Bairros, Grupo de Concertinas da Casa do Povo da Raiva, Grupo de Concertinas da Escola do Rancho Folclórico de Bairros, Banda Musical de Fornos, Grupo Coral de Bairros, Grupo de Danças e Cantares do Paraíso, Grupo Amigos da Portela, Coro Infanto - Juvenil Esperança – Bairros, Grupo " Bairros a terra dos meus encantos", Tuna da Universidade Sénior e Rancho Folclórico de Castelo de Paiva.
Entretanto, a autarquia de Castelo de Paiva já deu a conhecer que, este ano, pretende continuar a inovar nesta iniciativa cultural, apelando por isso, ao rigor nos dois temas a apresentar por cada participante, que devem ser alusivos à época, e que os intervenientes nos grupos possam vir trajados, dentro do possível, como nos tempos de outrora.
Recorde-se que, neste evento municipal, que todos os anos motiva entusiasmo e grande alegria, pretende-se juntar os grupos e associações que, no território concelhio, mantêm ainda viva esta secular tradição de Cantar os Reis ou Janeiras, na perspectiva de que todos estejam imbuídos no espírito festivo que se atravessa, procurando retratar a tradição de outros tempos.
Se houver instabilidade climatérica, a organização do evento será transferida para o espaço do Auditório Municipal, que tem acolhido sempre as anteriores edições desta bonita e participada iniciativa cultural, que a edilidade paivense se orgulha de promover.
GIRP /Carlos Oliveira
1 comentário:
Ainda dizem que a nosso Presidente da C.M. nada faz. Nestes dois últimos anos conseguiu aumentar o numero de concelhos com menos qualidade de vida. A nossa Câmara Municipal parece uma comissão de festas. Sobre o crescimento ou o emprego, para eles nada disso interessa, porque o que o nosso povo gosta é de festas.
Enviar um comentário