sexta-feira, 3 de abril de 2009
Freguesia de Real apresenta feira de produtos rurais
Noticias sobre o concelho de Cinfães
Actualmente, “fora do Período Crítico (ainda por definir), as queimadas e as fogueiras apenas são permitidas desde que o índice de risco temporal de incêndio seja inferior ao nível muito elevado”.
No mês de Abril, a feira quinzenal da vila de Cinfães será transferida de 10 para 9 e de 26 para 27, porque o dia 10 é feriado nacional e o dia 26 é domingo e o dia anterior é feriado nacional.
25 de Abril na Casa da Cultura
“O 25 de Abril através da imprensa” é a exposição a inaugurar na próxima terça-feira, dia 7, na Casa da Cultura de Cinfães, a partir das 14h30. A mostra poderá ser visitada até 30 de Abril.
Novo número d'A Tendedeira
Está em distribuição o número 9 da revista A Tendedeira, de Abril de 2009, edição da Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais é uma iniciativa “da Assembleia da República (AR), desenvolvida ao longo do ano lectivo com as Escolas de todo o país [dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário] que desejarem participar, culminando com duas sessões nacionais que se realizam anualmente”.
Fátima Almeida volta a recandidatar-se á Presidência do Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva
Gonçalo Rocha apresenta o 1.º Cartaz e o Site da sua candidatura à Câmara Municipal
Este Sábado, Gonçalo Rocha apresenta o 1.º Cartaz e o Site da sua Candidatura à Câmara Municipal
Este Sábado, pelas 10h da manhã, na freguesia de Real, junto ao cruzamento da Malhadoura, Gonçalo Rocha apresenta, numa pequena cerimónia, o 1.º cartaz e, em simultâneo, o Site da sua Candidatura à Presidência da Câmara Municipal. Para Fátima Strecht, porta voz da Candidatura, "esta cerimónia, que será muito simples, mas recheada de algumas surpresas, realiza-se na freguesia onde o nosso candidato teve a sua infância e a sua juventude e marcará o arranque da nossa caminhada para a vitória nas próximas eleições Autárquicas". Ainda para a porta voz da candidatura "esta cerimónia pública, em que toda a população poderá participar, marcará um ciclo novo de mudança para Castelo de Paiva".
P`lo Gabinete de Imprensa do PS Castelo de Paiva
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Saxofonista Espanhol (António Filipe Belijar) vai estar em Castelo de Paiva
A Associação Portuguesa do Saxofone, sediada em Castelo de Paiva, vai realizar nos próximos dias 6,7e 8 de Abril, no Auditório Municipal de Castelo de Paiva um "MASTERCLASS" que conta com a presença do conceituado saxofonista espanhol ANTONIO FELIPE BELIJAR e também com o português DUARTE BASÍLIO, professor do Conservatório - Escola de Artes da Madeira. Este é o segundo grande evento da Associação num curto espaço de tempo , após em Dezembro de 2008 ter realizado também em Castelo de Paiva o " I Encontro Nacional de Saxofonistas", que contou com a presença de cerca de 70 participantes oriundos de várias regiões de Portugal, realiza agora este Masterclass, do qual têm grandes expectativas. Belijard, orientará os participantes apartir do 5º grau de conservatório até ao nível superior,enquanto que, Duarte Basílio irá trabalhar com alunos até ao 4º grau de conservatório ou 14 anos de idade. A Associação proporciona ainda, a todos que quiserem assistir concertos durante os três dias. Assim: * Dia 6 de Abril, pelas 21h - Recital de Antonio F. BELIJAR; * Dia 7 de Abril, pelas 18h - Concerto Pedagógico com alunos da Universidade Sénior de Castelo de Paiva; * Dia 8 de Abril, pelas 21h - Concerto pelo "Ensemble APSAX" , Belijard e Duarte Basílio.
Informação Institucional
EQUIPAMENTO CATIVA UTILIZADORES
quarta-feira, 1 de abril de 2009
terça-feira, 31 de março de 2009
Actividade desportiva juntou crianças no Corta-Mato e no Encontro Municipal de Jogos tradicionais
O referido programa envolve, semanalmente, cerca de 5000 alunos durante as actividades de enriquecimento curricular e aos sábados possibilita a participação em encontros/competições, que decorrem nas escolas sede dos respectivos agrupamentos, ou em instalações desportivas municipais.
Neste ano lectivo, para além dos jogos tradicionais serão contempladas as modalidades de natação, andebol, minibásquete, futebol e atletismo.
A exemplo dos anos anteriores, pretende-se que este seja mais “um ano em movimento”, contribuindo decisivamente para a formação integral das crianças do concelho de Paredes e para a promoção da prática de actividade física regular e diversificada pelas mesmas.
Na semana passada decorreram duas das actividades com maior envolvimento de participantes: o Corta-Mato e o Encontro Municipal de Jogos tradicionais.
No dia 26 de Março, teve lugar o II Corta – Mato Municipal da Pequenada, no Parque da Cidade de Paredes.
Esta edição contou com a presença de 1000 crianças, em representação de 51 escolas do 1º ciclo, que integram os agrupamentos verticais de Lordelo, Rebordosa, Cristelo, Sobreira, Baltar e Paredes.
O Presidente da Câmara, Celso Ferreira, esteve presente na iniciativa, procedendo à partida das diferentes provas.
Nas palavras que proferiu, apelou a que continuem a praticar exercício físico com regularidade, acarinhando e incentivando os pequenos atletas.
Do programa fizeram parte oito provas, sendo agrupados os alunos por diferentes anos lectivos e sexo. Os participantes manifestaram um excelente desempenho desportivo e não se pouparam a esforços, quer durante as suas provas, quer no apoio aos restantes colegas.
Câmara promove concurso para a criação do Hino de Castelo de Paiva
1 - A Câmara Municipal de Castelo de Paiva institui a criação do Hino de Castelo de Paiva.
2 - A criação do Hino de Castelo de Paiva tem por objectivos:a) Enaltecer, glorificar e promover as características do concelho;b) Salientar o seu património natural e histórico;c) Promover as virtualidades das suas gente;d) Incentivar a criação artística;e) Apelar para um bairrismo sadio e para um orgulho construtivo da comunidade local.
3 - A Câmara Municipal submete à população a possibilidade de redacção do texto e composiçãomusical.
4 - As propostas deverão dar entrada até às 17h30 do dia 15 de Maio de 2009, na CâmaraMunicipal, por fax: 255699282 ou para o e-mail geral@cm-castelo-paiva.pt, indicando nome,morada e contacto do autor.
5 - São aceites trabalhos em co-autoria, desde que expressamente identificados.
6 - Cada participante poderá enviar até três propostas do hino.
7 - A participação é gratuita.
8 - Os textos deverão ser remetidos e estar teclados, dactilografados ou digitalizados.
9 - Será designado pela Câmara Municipal um júri, constituído pelos seguintes elementos, um decada Banda de Música do Concelho, um da Academia de Música e um da Câmara Municipal.
10 - O júri terá como atribuição avaliar a qualidade das participações e da sua decisão nãohaverá recurso.
11 - O autor do trabalho seleccionado cederá à Câmara Municipal, e por tempo indeterminado, apropriedade intelectual, com todos os direitos para utilização do texto e música, sem quaisquercontrapartidas financeiras, patrimoniais ou outras.
Conjunto quer divulgar mais o seu trabalho
Liga de Futebol “Terras do Paiva”.
As queixas têm sido por demais e mesmo apresentadas nos órgãos do INATEL que ao longo dos anos tem vindo a ignorar os protestos dos clubes ali inscritos.
Assim poderemos ter mais equipas a nascerem e a renascerem para o futebol e certamente que com esta diversidade de jogos por todo o concelho sai a ganhar.
Com isto sai a ganhar o Concelho de Castelo de Paiva, pois com a criação de novas associações haverá um maior dinamismo desportivo e cultural.
O associativismo é o grande pólo de desenvolvimento de uma terra e mesmo de uma região. Podem mesmo algumas freguesias, resgatar a sua identidade desportiva, recreativa e mesmo cultural, como são os casos do G.D.Pedorido e do Oliveirense F.C arredados das competições.
Todos vão ganhar com a criação desta liga .
Existe já uma equipa a trabalhar neste processo e não há dúvida que a criação desta Liga vem revolucionar o desporto no concelho paivense.
Este exemplo pode ser comparado ao que foi criado em Espinho e que veio a dar grandes resulatados.
Que vantagens tirou Espinho com este campeonato?
O S.C de Espinho, busca protocolos com as associações do concelho Vareiro no sentido da captação de jogadores que ao longo dos anos têm vindo a reforçar o clube da Cidade. Mais, já são vários os olheiros dos campeonatos nacionais a observar este campeonato popular de futebol, procurando aqui reforçar os seus planteis, como é o caso do Milheiroense que conta nas suas fileiras com vários jogadores oriundos deste campeonato . Existem outros clubes a fazer prospecção de jogadores como é o0 caso do V.Guimarães (Liga Sagres)
Castelo de Paiva não pode parar e todos temos a responsabilidade de criar na nossa terra razoes para um futuro melhor. Vamos assim dar aos nossos jovens uma possibilidade para que estes pratiquem desporto e assim encarrilem por trilhos mais dignos desta sociedade em que vivemos. Assim poderemos sorrir ao vermos a nossa gente feliz por esta brilhante ideia. Um bem-haja à Câmara Municipal de Castelo de Paiva por apoiar esta iniciativa, cabendo agora aos clubes a responsabilidade de aderirem a este projecto impar de desenvolvimento desportivo. Só com um Concelho dinâmico e a pensar no futuro dos nossos filhos encontraremos aqui razões para acreditar que vale a pena viver e orgulharmo-nos desta terra que “AMAMOS”.Vamos exigir que nos respeitem dando prova de que somos capazes….
Por António Pinto
FOLGOSO, “O GRANDE” ACABRUNHA VILA VERDE
Cedo a formação de Folgoso abriu o caminho para um autêntico festival de golos, decorriam 10 minutos de jogo por Tiago Padeiro chegando o Vila Verde ao empate 5 minutos depois. A raça e determinação dos comandados de Artur Pinto eram uma postura assumida e difícil de combater. Assim o Folgoso foi construindo o caminho que o levaria a uma vitória à muito desejada, para fugir aos lugares menos dignos de Campeões.
Tempo de intervalo, Folgoso 3- 1 com o resultado final, 4-3.
Uma jornada de certa forma positiva para os clubes de Paiva onde apenas o Vila Verde perdeu. A Raiva ao empatar em casa frente um adversário directo, desce dois lugares, ocupando agora o antepenúltimo lugar na tabela classificativa. Já Paraíso cumpriu com a sua obrigação ao vencer o Perrinho no seu reduto com uma vitória tão justa como difícil, que valoriza ainda mais esta grande vitória.
Real continua sem ganhar.
O Real tinha nesta jornada uma grande oportunidade para regressar as vitórias, recebia um adversário ao seu alcance e teve tudo para poder vencer a formação da Vila da Feira.
Em tempo regulamentar o Real vencia por 2 – 1 o Mozelos e já mesmo em período de compensação Luís falha uma grande penalidade que poderia ditar a justeza no placar da Mó, a dois minutos do tempo final Agostinho Silva assinala uma grande penalidade para os Feirense que desta forma chegam ao empate
Um arbitro Paivense…
Ao contrario daquilo que acontece com árbitros do conselho da Feira. Agostinho Silva que habitualmente apita no INATEL, sendo mesmo observador da A.F.Associação de Futebol de Aveiro teve em Real uma atitude digna e justa respeitando os atletas em campo de ambas as equipas, dando a estes o protagonismo do espectáculo e assim deixou que os artistas o focem e procurou dignificar a sua classe de ex arbitro de futebol Nacional.
O mesmo deveria acontecer na Feira e não só, os árbitros deixarem alguns interesses menos dignos e assumirem um papel de seriedade e de personalidade desportiva. Mas não tenho dúvidas de que cada vez mais a seriedade desportiva abandonada nos campeonatos associativos nos quais estes senhores já prestaram serviço, esta a ser transportado para o INATEL dando a entender um certo facilitismo por parte de quem rege este órgão
Seriedade e respeito…
Os árbitros aqui me parecem assumir um papel de juízes e carrascos no que concerne à justiça para com as equipas do Concelho de Castelo de Paiva.
Porque não faz este órgão do INATEL uma reciclagem no conselho de arbitragem?
Um dia teremos árbitros vindos de lares de 3ª idade a apitar jogos do INATEL, ou será mesmo que já não temos?
Resultados da 10ª jornada
Real – Mozelos 2 – 2
Folgoso – Vila Verde 4 – 3
Raiva – JUAT 0 – 0
Arrifana – Vale 1 – 1
Paraíso – Perrinho 2 – 1
Real da Praça – Milheiros 1- 1
Próxima Jornada 11ª
Milheiros – Real
Perrinho – Real da Praça
Vale – Paraíso
JUAT – Arrifana
Vila Verde – Raiva
Mozelos – Folgoso
Pontuação
Vale 2
Arrifana 7
Real da Praça 14
Milheiros 15
Mozelos 16
Paraíso 16
Folgoso 18
JUAT 19
Raiva 19
Vila Verde 20
Real 22
Perrinho 26
António Pinto
segunda-feira, 30 de março de 2009
IMPRENSA ESPANHOLA FALA NA TAÇA DAS NAÇÕES EM CASTELO DE PAIVA
Colombiano Henao venceu GP de Portugal Rota do Románico Taça das Nações
Dinamarquês caiu mas manteve a camisola amarela
O camisola amarela Rasmus Guldhammer reforçou a liderança no 3º Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa ao vencerno passado Sábado, em Paços de Ferreira, a segunda etapa desta competição internacional Sub 23, cuja jornada teve início no concelho de Castelo de Paiva. Eufórico no momento de cortar a linha de meta, junto ao Parque de Exposições de Paços de Ferreira, apesar das escoriações e dores provocadas por uma queda nos últimos quilómetros, Guldhammer fez questão de abraçar e de elogiar os companheiros de selecção. “Foi mais um óptimo dia, a minha equipa esteve muito bem, muito forte, e ajudou-me bastante, especialmente depois da queda. Agarraram em mim e levaram-me até à meta”. Com mais uma etapa ganha na prova portuguesa da Taça das Nações Sub 23, Rasmus Guldhammer dilatou para 25 segundos a vantagem sobre os rivais mais directos, o espanhol Pedro Merino e o luxemburguês Ben Gastauer. Sobre a diferença que lhe confere grande favoritismo para o último dia de prova, o camisola amarela é cauteloso. “Não é assim tanto tempo e sei pela experiência de anos anteriores que 25 segundos podem ser perdidos num instante. Mas acredito na minha equipa e creio que podemos ser bem sucedidos”. Os 113,6 quilómetros da segunda etapa do Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa tiveram início em Castelo de Paiva, desde o Largo da Feira, onde o presidente da Câmara Municipal, Paulo Teixeira, deu o sinal de partida e teve oportunidade de enaltecer esta iniciativa de dimensão internacional.Com um poderoso sprint nos últimos metros com inclinação considerável, o dinamarquês Guldhammer impôs-se no despique com o espanhol Pedro Merino e o sul-africano Jaco Venter (UCI). O melhor português, Marco Cunha, terminou em 7º lugar, com o mesmo tempo do pelotão, apenas a quatro segundos do vencedor, subindo ao 10º lugar da geral. O francês Vichot assumiu a liderança da montanha e a selecção B de Portugal manteve o 5º lugar por equipas, classificação em que a Dinamarca perdeu a liderança para a formação da UCI. Etapa Castelo de Paiva – Paços de Ferreira
GIRP/Carlos Oliveira
Circuito Nacional de Montanha 2009
domingo, 29 de março de 2009
Portugal soma quarto jogo consecutivo sem ganhar
Madail "frustrado", mas crente no apuramento - A selecção portuguesa de futebol somou hoje o quarto encontro consecutivo sem ganhar no Grupo 1 europeu de apuramento para o Mundial de 2010, ao empatar a zero na recepção à Suécia, no Porto.
Depois de vencer por 4-0 em Malta, no longínquo dia 06 de Setembro de 2008, Portugal não mais venceu: perdeu 3-2 na recepção à Dinamarca e somou três "nulos" consecutivos, dois com os suecos e, pelo meio, um em casa com a Albânia.
Portugal, que continua sem ganhar em casa aos suecos (três empates e quatro derrotas) soma escassos seis pontos, em cinco jogos, contra 10 da Dinamarca, que hoje ganhou por 3-0 em Malta, no seu quarto jogo no grupo, e outros tantos da Hungria, vencedora por 1-0 na Albânia, no quinto embate.
O conjunto de Carlos Queiroz ascendeu, ainda assim, ao terceiro posto, em igualdade com Albânia (seis encontros disputados) e Suécia (quatro).
A formação das "quinas", que está cada vez mais longe da África do Sul, embora permaneça na corrida, volta a jogar a 06 de Junho, dia em que se desloca à Albânia.
"Frustração foi o que senti no final do jogo. Mais uma vez, Portugal produziu uma excelente exibição e, por circunstâncias que não consigo compreender, não conseguiu marcar. Não estarei a dizer nada de anormal se disser que dominámos por completo a Suécia, mas não conseguimos marcar um golo", lamentou.
Madail considera que "qualquer português tem de ficar abatido" pelo que se está a passar com a equipa das "quinas", mas deixou uma mensagem de esperança: "enquanto houver matemática, acredito".
"Para mim hoje foi uma grande desilusão porque acho que jogámos o suficiente para podermos ter vencido este jogo, independentemente de um incidente ou outro no jogo que não quero comentar", acrescentou, lamentando o facto da equipa continuar divorciada da "sorte".
O presidente da FPF considera que o resultado foi "injusto" para Portugal, elogiando a "desenvoltura" com que os pupilos de Carlos Queiroz jogaram.
RBA/SSS.