sexta-feira, 11 de janeiro de 2013


SIMDOURO avança com projecto de saneamento
CAMARA DE CASTELO DE PAIVA CONGRATULA-SE PELA CONSTRUÇÃO DA ETAR DE FORNOS


A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, presidida por Gonçalo Rocha, congratulou-se hoje pelo anúncio da SIMDOURO em avançar de imediato com o projecto de Saneamento de Castelo de Paiva e Cinfães, que passa pela construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Fornos, no território paivense.

No inicio do mês, a SIMDOURO, empresa do grupo Águas de Portugal, adjudicou a empreitada de “ Execução da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Fornos “, ao consórcio EFACEC – Engenharia e Sistemas SA / Socopul – Sociedade de Construções e Brás SA.

Trata se de um investimento de mais de 2 milhões de euros, e para a qual se prevê o prazo de execução de um ano, permitindo tratar os esgotos de cerca de 5500 habitantes do município de Castelo de Paiva, localizados nas freguesias de Sobrado, Fornos, Bairros e S. Martinho, para além de 2600 da freguesia de Souselo, situada no território vizinho de Cinfães.
Esta obra é a primeira de um Plano de Investimentos global a realizar até 2015, no valor de 4,5 milhões de euros, que está a ser desenvolvido desde 2008 pela SIMDOURO, em estreita colaboração com as edilidades de Castelo de Paiva e Cinfães, e que visa resolver, de forma definitiva e eficaz, os sérios problemas de esgotos  com que estes concelhos se deparam no momento actual.
Sabe-se agora, que a ETAR de Fornos, a primeira infra-estrutura de tratamentos de afluentes a ser construída em Castelo de Paiva, vai ser dotada da mais recente tecnologia e dimensionada para tratar os afluentes de aproximadamente 8000 mil habitantes destes dois municípios vizinhos, sendo que, em simultâneo, serão instalados 1,1 km de interceptores e uma estação elevatória que permitirá recolher os afluentes da “ rede em baixa “ já existente.
Conforme refere o edil paivense Gonçalo Rocha, que se mostrou agradado com o avanço desta obra, há muito reclamada pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva, com esta primeira fase de investimentos, que decorrerá nos próximos doze meses, grande parte dos habitantes de Castelo de Paiva e também os residentes na zona ocidental de Cinfães, vão ter  definitivamente  resolvidos os seus problemas de saneamento, através de soluções tecnologicamente avançadas e sustentadas que vão garantir a preservação do meio ambiente e proporcionar á população e gerações futuras uma melhoria significativa da sua qualidade de vida.

GIRP/COliveira

2 comentários:

Anónimo disse...

primeira obra de valor em castelo de paiva!!finalmente!!!
sem duvida uma ETAR em castelo de paiva tras melhoria de vida á populaçao!

Kalimero disse...

E o esgoto a céu aberto vindo da freguesia da Raiva para o rio Arda Pedorido ????????

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva