Quintino Rodrigues foi homenageado pela Câmara Municipal
Castelo de Paiva recebeu no Domingo “Troféu Cidade da Póvoa” em ciclismo
· Humberto Santos foi o grande vencedor da etapa
O ciclista Humberto Santos, da equipa Viveiros Victor Lourenço – Sintra C.C , com um tempo de 2h44m39 s, venceu ontem isolado a etapa Póvoa de Varzim – Castelo de Paiva, que este ano integrou o Troféu “ Cidade da Póvoa de Varzim “, uma prova aberta de ciclismo, que terminou ao final da manhã no centro da urbe paivense, onde no átrio da Câmara Municipal foi prestada um singela homenagem ao conhecido corredor Quintino Rodrigues, que tem fortes raízes familiares no concelho.
A corrida, organizada pela empresa “ Bikeservice “, contou com mais de 200 participantes e teve uma extensão de 90 quilómetros, ligando a cidade do Póvoa de Varzim até Castelo de Paiva, sendo este ano a terceira prova pontuável para o Troféu Cidade da Póvoa de Varzim, e considerada prova aberta, tendo em conta que este tipo de prova agrupa os participantes nos habituais escalões “masters”, com prémios para os três primeiros de cada escalão, quer no sector masculino quer no feminino.
O grupo de corredores participantes saiu compacto até Estrada D. Miguel / Marginal ao Douro, e a partir desta localidade foi em espaço aberto até ao centro da vila de Castelo de Paiva, onde o corredor Humberto Santos cortou a meta isolado, deixando o colega de equipa Luís Machado a mais de 50 segundos.
Ester Alves, do CDC Navais, destacou-se no sector feminino e triunfou com a marca 2.48.10, enquanto António Damas foi o melhor posicionado do grupo “ Pedais de Paiva “, de Castelo de Paiva.
Com um percurso de dificuldade média, a prova desenrolou-se desde a Praça de Touros na Póvoa de Varzim, passando por Vila do Conde, Maia, Ermesinde – Santa Rita, Alto de Valongo, Marginal 108, Entre os Rios e terminou ao final da manhã em frente à Câmara Municipal de Castelo de Paiva, onde o público saudou efusivamente os participantes e elogiou esta iniciativa realizada no território paivense e apoiada pela autarquia.
Gonçalo Rocha saudou os participantes, mostrou-se agradado por esta iniciativa ter contemplado o concelho de Castelo de Paiva, reiterando o interesse de o município continuar a receber eventos desta envergadura, ao mesmo tempo que deixou palavras de agradecimento à organização e elogiosas a corredor Quintino Rodrigues, que no âmbito desta corrida, mereceu uma singela homenagem da Câmara Municipal de Castelo de Paiva
Recorde-se que o conhecido ciclista Quintino Rodrigues, nascido em 1971, na freguesia de Mafamude, concelho de Vila Nova de Gaia, iniciou a sua carreira em 1992, tendo-se retirado em 2004, representando o Feirense, Sicasal/Acral, Kelme/Artiach, Boavista, S. L. Benfica, CCC-Polsat e ASC-Vila do Conde.
Foi um excelente trepador, ganhou muitas etapas, circuitos e outras provas, nomeadamente a Volta dos Sete (Marinha Grande), Volta a Vila Real, Circuito de Nafarros, Circuito de Alenquer, Rampa da Arrábida e o Porto-Lisboa em 1999. Ganhou também a Volta a Portugal do Futuro em 1995, sendo que na Volta a Portugal ganhou duas etapas, tendo-se classificado na geral no 2º lugar (duas vezes), no 9º (uma vez) e no 10º (duas vezes). Ganhou o Premio da Juventude nos dois primeiros anos em que participou (1992 e 1993). Correu várias provas a nível international, nomeadamente o Campeonato do Mundo, a Volta a Itália, a Volta a Espanha e a Volta à Polónia.
No final da etapa, em Castelo de Paiva, foi servido um almoço aos participantes, no espaço da EB 2.3 local, uma oferta da equipa local “ Os Pedais de Paiva “ que esteve em força nesta terceira etapa do Troféu Cidade da Póvoa.
GIRP/COliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário