Festejos são o “incentivo ” para a Feira do Vinho Verde
Castelo de Paiva prepara-se para viver as grandes festas do S. João 2010 Quinta-do-Bill e Augusto Canário são as atracções deste ano
As grandiosas Festas de S. João 2010 de Castelo de Paiva arrancam na próxima semana com um programa bem atractivo para o espaço do Largo do Conde, bem no “ coração “ da urbe paivense, naquele que será o início de cinco dias de grande animação e folguedo.
Esta iniciativa festiva, da responsabilidade da autarquia paivense, é um evento que arrasta milhares de visitantes ao concelho, sendo que as Festas de S. João, este ano com os QUINTA DO BILL como “ cabeça de cartaz “, são o verdadeiro “ incentivo “ para o grande momento que é a Feira do Vinho Verde, uma aposta ganha da Câmara Municipal e cuja 13ª edição tem lugar no primeiro fim de semana de Julho.
Por terras de Paiva, a tradição ainda se vai mantendo e os paivenses preparam-se, uma vez mais, em maré de Santos Populares, para comemorar com grande alegria e animação, as Festas de S. João, tempo de foliões á solta, de loucura e folguedo, num ambiente único que, nesta terra, até dá direito a Feriado Municipal.
Registando uma forte adesão por parte da população, as festas São Joaninas costumam atrair milhares de visitantes, em busca da diversão, da animação tradicional, do premiado vinho verde e da famosa gastronomia regional.
Manifestação popular que se realiza desde 1969, o S. João de Castelo de Paiva é considerado o de maior tradição na região e para o confirmar não vão faltar os habituais atractivos, evidenciados num programa ambicioso que vai privilegiar os próximos dias, desde 23 a 27 de Junho.
A música popular, as bandas de música, os grupos musicais e as marchas populares são participações que estão asseguradas num evento festivo que não podia passar sem as tradicionais barracas de “ comes e bebes “, os divertimentos mecânicos, os bailaricos, a animação de rua e a típica festa da sardinha assada e vinho verde, que a autarquia distribui gratuitamente á população, no final da tarde do dia 24 de Junho.
As festas, promovidas pela Câmara Municipal, em colaboração com a Comissão Central, arrancam já Quarta -Feira, dia 23, com muita animação na véspera do Feriado Municipal, sendo que, logo pela manhã, está agendado o desfile das Marchas Populares Infantis no Largo do Conde, integrando mais de 1200 crianças, oriundas das escolas, jardins de infância e IPSS’s do concelho.
À noite, as Marchas Populares voltam a ser o ponto alto dos festejos de S. João em terras de Paiva, levando a população ao rubro com as representações de Gração, Frutuária, Fonte e Vale da Rua, as quatro marchas que vão evoluir na zona do largo do Conde, a sala de visitas da urbe paivense.
Como sempre, a música, as letras, os arcos e o colorido dos trajes são aspectos que não são deixados ao acaso e continuam envoltos em secretismo até ao momento do grandioso desfile pelas engalanadas ruas da vila, um momento único destas festas que consagram o S. João no município paivense, o grande cartaz desta manifestação popular que as gentes de Castelo de Paiva acarinham à quase quatro décadas.
Pela noite dentro, depois das marchas, e porque o momento potencia a folia e a diversão, está agendado o concerto com o famoso grupo QUINTA DO BILL, seguindo-se a actuação do Grupo Musical “ TOP 5 “ até ás tantas da madrugada, não sem antes ser realizado um vistosos espectáculo de Fogo Piro – Musical.
No dia 24, Feriado Municipal, destaca-se o sempre apreciado Concerto Musical, realizado durante a tarde, e protagonizado pela Banda de Música dos Mineiros do Pejão, que vai culminar a sua actuação com uma exibição em frente ao edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se ás 17 horas, um excelente espectáculo de musica tradicional portuguesa com o inconfundível AUGISTO CANÁRIO e a sua banda, realizando-se depois a habitual Festa da Sardinha Assada, distribuída gratuitamente a toda a população e visitantes.
A noite de Sexta-Feira, dia 25, terá animação musical a cargo dos Conjuntos Os Bairristas e Maré Alta, enquanto no sábado, dia 26, será a vez da actuação dos grupos musicais “Du Arda” e “Nova Som”.
Já no Domingo, o programa de S. João contempla uma actuação do Agrupamento Musical Notas Soltas e a presença de Tunas Académicas.
Em época de Mundial 2010 e de Santos Populares, quem manda em Castelo de Paiva é o S. João, num ritual festivo que continua a ser do povo e para o povo. A edilidade paivense apostou forte nestas festas, daí convidar e sugerir uma semana de animação constante, aproveitando a oportunidade para dar a conhecer as suas festas, a sua beleza e potencialidades turísticas, agora integradas na Rota do Românico, e a poucos dias da grande loucura que é a Feira do Vinho Verde, um certame de grandeza nacional, que a população muito acarinha e que é o orgulho do município.
Carlos Oliveira /GIRP
6 comentários:
Estava inspirado o caro amigo carlos oliveira=)?????
Sera que tambem recebeu 3000€ como cada marcha de s.joão?
Estou a brincar caro amigo sei que é um bom profissional so foi para dar mais uma vez a boca dos escandalo das marchas=)
Já lá iam mais de 12 anos desde o último S. João de jeito em CPV, finalmente apareceu alguem para dignificar as festas do concelho. 3000€ para marchas é exagero, mas será verdade? Já ouvi o Presidente da CMCP dizer que o orçamento deste ano é mais baixo que o do ano passado... já repararam na iluminação de rua? há muito que não se via nada assim... está porreira...
O que eu acho verdadeiramente incrivel é que aqueles que agora tanto criticam os gastos deste S.João não foram capazes de, no passado, virem para aqui alertar as despezas desmedidas e sem qualquer suporte que eram feitas... Enfim devem ser sintomas de azia, é duro verificar que se pode fazer muito melhor gastando muito menos...
Abraço
NM CPV
ora bem ele escreve o que lhe mandam ou dizem mas concordo que esta um bom texto do S.joão e da feira do vinho verde tambem costuma produzir assim
o homem tambem merecia os 3 mil euritos afinal o carlos oliveira ja faz parte da mobilia e e um gajo porreiro
Que belo Sao Joao 2010 vamos ter...
O IC 35 foi à vida
o SAP ja fechou
a Ilpe Ibérica fechou
a GLOVAR também fecho
mais 220 paivenses no desemprego
e agora anunciam o fecho da Escola EB 2/3 do Couto Mineiro....
Que mais nos irá acontecer ???.
Tenho esperança que o meu amigo e vice presidente da Camara António dos Santos Rodrigues faça algo. é pena é nao o deixarem falar.
Estão a liquidar o Couto Mineiro.
O que o Cavaco fez com as Minas do Pejao em 1994, Governo Socialista esta a ser igual em 2010. A história repete-se.
Está em segredo de Estado mas a semana passada o Presidente Gonçalo Rocha reuniu com outros Pres Camara na DREN com o Secretário de Estado e foi-lhe transmitido a intenção do Governo de fechar a Escola EB 2/3 do Couto Mineiro.
Em 2010/2011 as Escolas da Povoa e do Picão nao vao abrir...os alunos vao para Oliveira do Arda.
António Pinto de Andrade - Pedorido
tens razao a CM anuncia a bancarrota e pelo que se esta a ver nunca se gastou tanto dinheiro em festas e festinhas e propaganda por todo o lado
afinal sao mintirosos a Cm esta a abarrotar de dinheiro
A bancarrota foi so para distrair os piavenses...pois obra não vao fazer...vivam as FESTASPedro Sousa - Feitoria - Bairros
Enviar um comentário