terça-feira, 11 de maio de 2010

Oito viadutos para levar IC35 a Arouca

Via suspensa pelo Estado em consulta pública até hoje


Para ligar Castelo de Paiva a Arouca será preciso erguer oito viadutos. O troço do IC35 entre os dois concelhos terá 17 quilómetros. Já o lanço final desse eixo rodoviário entre Sever do Vouga e a A25 prolongar-se-á por 10 quilómetros e contará com dois viadutos.

Termina hoje o período de consulta pública dos estudos de impacte ambiental dos dois troços do IC35. Em toda a sua extensão, esta via nacional ligará Penafiel (a partir da A4) à A25, junto a Sever do Vouga. No entanto, o Governo suspendeu, no início deste ano, a concretização desta empreitada por tempo indeterminado. Para já, afinam-se os estudos prévios e caberá à Agência Portuguesa do Ambiente emitir a declaração de impacte ambiental de parte do traçado do IC35.
Em análise estão dois lanços do futuro IC35. A ligação entre Castelo de Paiva e Mansores, no concelho de Arouca, partirá em viaduto da variante às EN108 e 224 na margem esquerda do Douro. Aí nascerá o nó de Castelo de Paiva Norte. A via nacional seguirá rumo à localidade de S. Martinho de Sardoura, onde passará em túnel. De volta à superfície, o resumo não técnico do estudo prévio aponta para a a construção de outro viaduto com 980 metros de extensão e 78 metros de altura para vencer o rio Sardoura. O IC35 contornará o monte de S. Gens e a localidade de Nojões.
Antes de chegar a Pejão, o trajecto contempla mais dois viadutos e o nó de Castelo de Paiva Sul com a variante à EN222. A povoação de Pejão será ultrapassada por um túnel com 630 metros de extensão. Segue-se o nó que servirá essa localidade. E continua à superfície até Mansores. O quarto nó surgirá em Arouca, interceptando a EN223 (que ligará à Feira), ainda em fase de projecto.
Erguer novo nó na A25
Já o lanço entre Sever do Vouga e a A25 tem quatro trajectos alternativos. O traçado com menor impacto tem origem no limite Norte da Zona Industrial de Padrões, contornando as povoações de Mamua e Reguengo para chegar à envolvente urbana de Sever do Vouga, onde será rasgado o primeiro nó. Destaca-se a necessidade de erguer dois viadutos para transpor o rio Vouga (com 1040 metros de comprimento e 135 de altura) e a ribeira da Alombada. O percurso do IC35 termina num nó a construir na A25, em Macinhata do Vouga, Águeda.
A execução dos dois troços implicará a demolição de sete habitações e deixará vários edifícios a poucos metros de distância do eixo rodoviário. A proximidade poderá resultar na degradação da qualidade de vida dos residentes devido ao ruído do tráfego.
No entanto, de acordo com o resumo não técnico, o IC35 será uma alternativa condigna às estradas nacionais 224 e 328.

in http://jn.sapo.pt
Norberto Mota

4 comentários:

José Manuel Vieira disse...

Aposto que quando cismarem construir a nova ponte sobre o Tejo a obra não vai ser tão complicada !
Para o Norte tudo se complica.

Anónimo disse...

Boa Ze Manel....
Para a Variante para a Lomba é só preciso um viaduto em Lavagueiras...
Ai mas quê tanto dinheiro...dinheiro só pra gastar...

Anónimo disse...

Precisamos de políticos fortes em Castelo de Paiva, para obrigar o Ministro a cumprir o que veio prometer em plena campanha eleitoral.

Assim, não dá. Estamos fartos.

nunca aceite a mentira disse...

Vou aproveitar este tema para responder ao Sr. Jorge Rocha.
Estou completamente de acordo quando menciona que os bloggers se deviam identificar, mas talvez o façam para não correrem o risco de serem associados a uma ou outra situação e, ser achincalhados por outros que, até parecem identificados, mas o nome não corresponde ao verdadeiro, espero que não seja o caso do Sr. Jorge Rocha, ficaria muito desiludido depois dos textos que escreveu e que eu sigo atentamente.
Não é por nós, que somos amigos da verdade, mas olhe que já vi muita mentira aqui escrita, sei que a culpa não é do Zé Santos, mas só será possível identificarmo-nos quando utilizarmos este espaço para o bem e não para achincalharmos os outros ou para nos auto-promovermos.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva