Via suspensa pelo Estado em consulta pública até hoje
Para ligar Castelo de Paiva a Arouca será preciso erguer oito viadutos. O troço do IC35 entre os dois concelhos terá 17 quilómetros. Já o lanço final desse eixo rodoviário entre Sever do Vouga e a A25 prolongar-se-á por 10 quilómetros e contará com dois viadutos.
Termina hoje o período de consulta pública dos estudos de impacte ambiental dos dois troços do IC35. Em toda a sua extensão, esta via nacional ligará Penafiel (a partir da A4) à A25, junto a Sever do Vouga. No entanto, o Governo suspendeu, no início deste ano, a concretização desta empreitada por tempo indeterminado. Para já, afinam-se os estudos prévios e caberá à Agência Portuguesa do Ambiente emitir a declaração de impacte ambiental de parte do traçado do IC35.
Em análise estão dois lanços do futuro IC35. A ligação entre Castelo de Paiva e Mansores, no concelho de Arouca, partirá em viaduto da variante às EN108 e 224 na margem esquerda do Douro. Aí nascerá o nó de Castelo de Paiva Norte. A via nacional seguirá rumo à localidade de S. Martinho de Sardoura, onde passará em túnel. De volta à superfície, o resumo não técnico do estudo prévio aponta para a a construção de outro viaduto com 980 metros de extensão e 78 metros de altura para vencer o rio Sardoura. O IC35 contornará o monte de S. Gens e a localidade de Nojões.
Antes de chegar a Pejão, o trajecto contempla mais dois viadutos e o nó de Castelo de Paiva Sul com a variante à EN222. A povoação de Pejão será ultrapassada por um túnel com 630 metros de extensão. Segue-se o nó que servirá essa localidade. E continua à superfície até Mansores. O quarto nó surgirá em Arouca, interceptando a EN223 (que ligará à Feira), ainda em fase de projecto.
Erguer novo nó na A25
Já o lanço entre Sever do Vouga e a A25 tem quatro trajectos alternativos. O traçado com menor impacto tem origem no limite Norte da Zona Industrial de Padrões, contornando as povoações de Mamua e Reguengo para chegar à envolvente urbana de Sever do Vouga, onde será rasgado o primeiro nó. Destaca-se a necessidade de erguer dois viadutos para transpor o rio Vouga (com 1040 metros de comprimento e 135 de altura) e a ribeira da Alombada. O percurso do IC35 termina num nó a construir na A25, em Macinhata do Vouga, Águeda.
A execução dos dois troços implicará a demolição de sete habitações e deixará vários edifícios a poucos metros de distância do eixo rodoviário. A proximidade poderá resultar na degradação da qualidade de vida dos residentes devido ao ruído do tráfego.
No entanto, de acordo com o resumo não técnico, o IC35 será uma alternativa condigna às estradas nacionais 224 e 328.
in http://jn.sapo.pt
Norberto Mota
Em análise estão dois lanços do futuro IC35. A ligação entre Castelo de Paiva e Mansores, no concelho de Arouca, partirá em viaduto da variante às EN108 e 224 na margem esquerda do Douro. Aí nascerá o nó de Castelo de Paiva Norte. A via nacional seguirá rumo à localidade de S. Martinho de Sardoura, onde passará em túnel. De volta à superfície, o resumo não técnico do estudo prévio aponta para a a construção de outro viaduto com 980 metros de extensão e 78 metros de altura para vencer o rio Sardoura. O IC35 contornará o monte de S. Gens e a localidade de Nojões.
Antes de chegar a Pejão, o trajecto contempla mais dois viadutos e o nó de Castelo de Paiva Sul com a variante à EN222. A povoação de Pejão será ultrapassada por um túnel com 630 metros de extensão. Segue-se o nó que servirá essa localidade. E continua à superfície até Mansores. O quarto nó surgirá em Arouca, interceptando a EN223 (que ligará à Feira), ainda em fase de projecto.
Erguer novo nó na A25
Já o lanço entre Sever do Vouga e a A25 tem quatro trajectos alternativos. O traçado com menor impacto tem origem no limite Norte da Zona Industrial de Padrões, contornando as povoações de Mamua e Reguengo para chegar à envolvente urbana de Sever do Vouga, onde será rasgado o primeiro nó. Destaca-se a necessidade de erguer dois viadutos para transpor o rio Vouga (com 1040 metros de comprimento e 135 de altura) e a ribeira da Alombada. O percurso do IC35 termina num nó a construir na A25, em Macinhata do Vouga, Águeda.
A execução dos dois troços implicará a demolição de sete habitações e deixará vários edifícios a poucos metros de distância do eixo rodoviário. A proximidade poderá resultar na degradação da qualidade de vida dos residentes devido ao ruído do tráfego.
No entanto, de acordo com o resumo não técnico, o IC35 será uma alternativa condigna às estradas nacionais 224 e 328.
in http://jn.sapo.pt
4 comentários:
Aposto que quando cismarem construir a nova ponte sobre o Tejo a obra não vai ser tão complicada !
Para o Norte tudo se complica.
Boa Ze Manel....
Para a Variante para a Lomba é só preciso um viaduto em Lavagueiras...
Ai mas quê tanto dinheiro...dinheiro só pra gastar...
Precisamos de políticos fortes em Castelo de Paiva, para obrigar o Ministro a cumprir o que veio prometer em plena campanha eleitoral.
Assim, não dá. Estamos fartos.
Vou aproveitar este tema para responder ao Sr. Jorge Rocha.
Estou completamente de acordo quando menciona que os bloggers se deviam identificar, mas talvez o façam para não correrem o risco de serem associados a uma ou outra situação e, ser achincalhados por outros que, até parecem identificados, mas o nome não corresponde ao verdadeiro, espero que não seja o caso do Sr. Jorge Rocha, ficaria muito desiludido depois dos textos que escreveu e que eu sigo atentamente.
Não é por nós, que somos amigos da verdade, mas olhe que já vi muita mentira aqui escrita, sei que a culpa não é do Zé Santos, mas só será possível identificarmo-nos quando utilizarmos este espaço para o bem e não para achincalharmos os outros ou para nos auto-promovermos.
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